É bastante comum que, com o cansaço do dia-a-dia, não sejamos capazes de pensar em acompanhamentos diferentes para as nossas refeições, fazendo as mesmas receitas que já conhecemos vezes sem conta. Mas, se hoje lhe apetece variar um pouco, deixamos-lhe algumas sugestões.
Desde opções totalmente feitas à base de vegetais aos ingredientes de uso mais comum, como o arroz, mas com um toque diferente, verá que não terá dificuldades em encontrar um acompanhamento que combine na perfeição com o prato principal que está a pensar fazer. E, quem sabe, talvez encontre nesta lista a sua nova receita preferida!
1. Abóbora hokkaido no forno
Se está à procura de uma receita que seja muito fácil de fazer e que complemente os seus pratos da melhor forma, então esta é uma boa opção. Apenas vai precisar de uma abóbora hokkaido (embora também possa fazer a receita com outras variedades) e de alguns temperos para lhe dar sabor.
Depois, vai ser o forno a fazer todo o trabalho de preparação deste magnífico acompanhamento que, apesar de ser um pouco menos convencional na nossa culinária, fará certamente muitos fãs.
2. Arroz de couve-flor
Não é novidade para quase ninguém, existindo até à venda em alguns supermercados. Mesmo assim, não são muitas as famílias portuguesas que tiram partido da versatilidade e sabor do arroz de couve-flor. Não falamos mesmo de um arroz com este ingrediente, mas sim de um arroz feito deste ingrediente, que nada mais é que couve-flor ralada.
Trata-se de um acompanhamento muito fácil de fazer, que fica pronto em poucos minutos e que é muito versátil em termos de sabor, bastando mudar os temperos que usa para conseguir obter um perfil de sabor completamente diferente.
3. Arroz de coentros, lima e alho
Se está à procura de uma receita com um sabor diferente e um pouco mais exótico, então esta nossa sugestão é para si. Ao arroz, iremos adicionar todo o tipo de sabores que nos podem parecer algo exóticos, mas que combinam na perfeição e ajudam a tornar um prato simples em algo muito especial.
A combinação dos coentros, da lima e do alho é equilibrada e permite obter sabores que conquistam quem prova a receita. Além disso, é uma daquelas receitas que não é muito difícil de fazer, o que é sempre bom.
4. Espargos com ovos
Imagine isto: tem vontade de comer algo de substancial e que o deixe satisfeito, mas não tem vontade de passar muito tempo na cozinha, a preparar ingredientes e a cozinhá-los. Não se preocupe porque, nesses dias, existem receitas como esta, de espargos com ovo, que são uma excelente refeição, e que ficam prontas em minutos.
Podendo ser usada como acompanhamento ou até como prato principal, se acompanhada por uma salada, esta receita é simples, mas com um sabor que cativa a todos os que a provam e que nos fica na memória.
5. Quinoa com legumes
É verdade que a quinoa tem entrado cada vez mais na nossa alimentação, por ser um ingrediente tão versátil. Mas também é verdade que, por vezes, não sabemos bem como a incorporar na nossa alimentação, de uma forma que seja pouco trabalhosa, mas cheia de sabor e cor.
É precisamente aí que entra em cena esta receita de quinoa com legumes, que pode personalizar a seu gosto e que lhe garantirá um acompanhamento equilibrado e que combina muito bem com todo o tipo de pratos.
6. Puré de cenoura delicioso
Quando pensamos em purés como acompanhamento, temos tendência a pensar no puré de batata, que é mais tradicional da nossa cozinha. No entanto, poderá fazer puré com outros ingredientes, como é o caso deste puré de cenoura, que lhe permitirá ter um acompanhamento em poucos minutos.
O seu sabor é muito cativante e com um toque ligeiramente doce, dado pela cenoura. Além disso, não podemos negar que a sua cor nos chama a atenção e é muito apelativa. Perfeito para adultos e crianças!
7. Abóbora assada com grão-de-bico e feta
A abóbora é uma presença forte na nossa culinária, embora costume aparecer num conjunto algo estrito de receitas para o dia-a-dia. Mas esta receita vai-lhe permitir incorporar este maravilhoso ingrediente nas suas refeições de uma forma simples, mas muito saborosa e colorida.
A combinação entre a abóbora, o grão-de-bico e o queijo feta vai trazer mais variedade ao seu prato e ajudá-lo a conseguir, assim, uma refeição ainda mais nutritiva. O seu preparo é bastante fácil, o que a torna num acompanhamento perfeito.
8. Esparguete ao limão
Quando pensamos em esparguete, costumamos em pensar na sua combinação com molho de tomate e legumes, ou então apenas com um pouco de manteiga ou azeite. Mas já pensou em usar sumo de limão no seu esparguete, para lhe dar um toque ácido que combina muito bem com tudo?
A receita de esparguete ao limão acompanha muito bem todo o tipo de pratos principais e vai-lhe permitir criar combinações de sabores incríveis, das mais simples às mais complexas, segundo o seu gosto e vontade.
9. Batatas à sueca
O que torna estas batatas diferentes é a forma como são cortadas, com o formato em acordeão que as tornou populares em todo o mundo. A receita que lhe deixamos é das batatas simples, com o sabor das ervas aromáticas a reinar, mas pode também optar por recheá-las a seu gosto.
Pode usar queijo, chouriço ou outros ingredientes da sua preferência para tornar as batatas à sueca ainda mais suas. A preparação, em todo o caso, é bastante simples e não requer grandes trabalhos culinários.
10. Batata-doce no forno
As batatas-doces têm sido uma presença cada vez mais frequente nas nossas casas, mas é comum não sabermos bem o que fazer com este ingrediente. Se procura uma refeição muito simples, cheia de sabor e que não lhe dê muito trabalho, então a batata-doce no forno pode ser a escolha perfeita.
Apenas terá de fazer uma preparação mínima da batata-doce e deixar que o forno faça a sua magia. Em pouco tempo, terá em mãos um acompanhamento versátil, que combina bem com tudo e que conquista quem o prova.