A gastronomia portuguesa é conhecida pela sua variedade, com cada região a ter os seus pratos típicos, sejam eles de carne ou de peixe, e tendo um foco muito grande no máximo aproveitamento dos ingredientes. E, claro, não podiam faltar as sobremesas, que tão bem sabem no final de uma refeição, e que se têm tornado conhecidas um pouco por todo o mundo.
Assim, neste artigo, deixamos-lhe alguns dos melhores pratos típicos da gastronomia portuguesa, que têm feito as delícias de inúmeras gerações, que são muito fáceis de preparar e que ficam bem servidos em qualquer ocasião. Se algum dos pratos lhe chamar a atenção, clique na receita para que o possa recriar em sua casa. Bom apetite!
1. Ovas de choco à algarvia
Tradicionalmente servidas como entradas, as ovas de choco à algarvia são um daqueles pratos que fica pronto em poucos minutos e que caem bem em todo o tipo de ocasiões, podendo também ser servidas como petisco quando lhe apetece algo saboroso e prático de recriar.
Apenas vai precisar de poucos ingredientes para fazer este prato, que pode ser apreciado em muito pouco tempo.
2. Picado à madeirense
Esta receita é muito encontrada na ilha da Madeira, sendo servida em praticamente todos os restaurantes do arquipélago. Este é um daqueles pratos fáceis de fazer, que fica pronto em poucos minutos e que tem o condão de agradar a miúdos e graúdos, pelo seu sabor único.
Apenas vai necessitar de alguns ingredientes e de deixar que o calor do fogão faça a sua magia e liberte todos os sabores.
3. Chocos grelhados
Os chocos grelhados são uma daquelas receitas que não podia ser mais rápida e simples, mas que estão cheias de sabor e cor, sendo muito atrativa para todo o tipo de paladares e gostos. São a forma perfeita de trazer um pouco de sabor a mar à sua próxima refeição.
Acompanhados de umas batatas cozidas ou à murro, não há como enganar no que se trata a fazer este delicioso prato.
4. Açorda de camarão
As açordas são um prato incontornável da gastronomia alentejana, existindo as mais diversas versões e sabores. Para um toque a mar, esta maravilhosa açorda de camarão é o prato perfeito, sendo uma daquelas receitas rápidas e muito simples de recriar.
Usará apenas alguns ingredientes, mas os resultados valem muito a pena. Além disso, conseguirá aproveitar sobras de pão da melhor forma!
5. Ensopado de cabrito à alentejana
Ainda na culinária alentejana, não podíamos deixar de ressaltar os ensopados, cheios de sabor e com um paladar irresistível. Um excelente exemplo é este ensopado de cabrito à alentejana, que fica pronto em pouco tempo e que é um daqueles pratos a repetir muitas mais vezes.
Apenas terá de deixar que a carne cozinhe bem no molho, de forma a que tudo ganhe o máximo de sabor, e apreciar os resultados.
6. Chispalhada tradicional
Não há como fugir da chispalhada quando falamos da culinária portuguesa, até porque este é um bom exemplo de como a gastronomia portuguesa aproveita tudo o que pode e lhes dá uma nova e saborosa vida, sem ser necessário muito trabalho para o conseguir.
Feita com grão ou feijão, esta receita não podia ser mais simples de seguir em sua casa, e tem resultados de excelência.
7. Borrego no forno à alentejana
O borrego é uma carne muito apreciada na gastronomia portuguesa, existindo diferentes receitas um pouco por todo o país. Neste caso, mostramos-lhe como pode fazer um borrego no forno à alentejana, um prato muito saboroso e que fica bem em qualquer altura.
O facto de se marinar a carne de um dia para o outro vai ajudar a trazer ainda mais sabor a esta receita típica e irresistível.
8. Queijadas de Sintra
Entrando agora no mundo dos doces, deixamos-lhe a receita das queijadas de Sintra, que têm ganho conquistadores um pouco por todo o lado e que são muito fáceis e rápidas de recriar em sua casa, sem que sejam preciso passar muito tempo na cozinha para o conseguir.
A sua massa estaladiça e o recheio saboroso vão encantar todos os que provarem os resultados do seu esforço e tempo.
9. Azevias de grão
É verdade que se costuma associar muito este doce à época de Natal, mas também é verdade que as azevias de grão ficam muito bem em qualquer altura do ano e em todo o tipo de ocasiões, já que são simples de fazer, agradam a todos e têm um sabor doce que é de comer e chorar por mais.
Com apenas alguns ingredientes, conseguirá replicar e servir esta receita em sua casa, com muito pouco trabalho da sua parte.
10. Toucinho do céu
Terminamos esta viagem pela gastronomia portuguesa com uma sobremesa incontornável, o toucinho do céu. O seu nome tão peculiar e o seu sabor têm conquistado fãs entre as diferentes gerações, sendo um daqueles doces que fica bem em qualquer altura e ocasião e que agrada a todos os que o provam.
Precisará de apenas alguns ingredientes e pouco tempo para conseguir uma sobremesa de comer e chorar por mais.