O Natal é uma época de convívio e partilha, e, nosso país, está muito associado a reunir a família em volta de uma mesa recheada de receitas, das mais inovadoras às mais tradicionais. Assim, não é de admirar que existam muitas receitas que estão associadas a esta quadra festiva, e que são uma presença frequente na mesa dos portugueses.
Hoje, mostramos-lhe algumas receitas de Natal que são indispensáveis numa mesa farta, e que, ao mesmo tempo, são muito fáceis de fazer. São também um excelente ponto de partida quando não sabe bem o que fazer, ou se está à procura de inovar nas receitas, até porque todas elas podem ser facilmente adaptadas aos seus gostos e necessidades.
1. Formigos de Natal
Esta receita típica do Minho já tem fãs um pouco por todo o país, existindo hoje em dia inúmeras versões deste doce clássico de Natal. No entanto, a receita que lhe apresentamos é uma versão mais tradicional, que usa o sabor do vinho do Porto e da canela para um sabor ainda mais apelativo.
Com apenas alguns ingredientes e um tempo de preparo rápido, esta é uma daquelas receitas que nunca falha em encantar quem a prova.
2. Canja de galinha de Natal
As canjas são uma excelente entrada nas ocasiões mais festivas, porque o seu sabor leve combina com refeições mais pesadas, e porque agradam a todo o tipo de paladares. Assim, uma canja de galinha pode ser a forma perfeita de começar a sua ceia de Natal, este ano.
Pode sempre personalizar a sua canja usando outros ingredientes do seu gosto, como legumes ou ervas aromáticas.
3. Cabrito de Natal no forno
Algumas zonas do país usam muito a carne no Natal, através de pratos como este de cabrito de Natal no forno. Assim, se procura incorporar este ingrediente na sua mesa festiva, esta receita é uma boa escolha, por ter um sabor delicioso e muito cativante para todos os presentes.
Apesar de ter de temperar no dia anterior a carne, no dia da festa apenas terá que deixar que o calor faça a sua magia.
4. Mexidos de Natal
Os mexidos de Natal são típicos de zonas como o Minho, mas, tal como outras receitas, são hoje usadas em mesas natalícias de todo o país, pelo seu sabor apelativo, que combina o vinho, açúcar e canela, e pela sua facilidade e rapidez de preparo, podendo a sobremesa ser feita com antecedência.
Coloque-lhe os frutos secos que mais prefere para uma versão diferente e que seja ainda mais do seu agrado e preferência.
5. Torta de Natal
As tortas ficam perfeitas em qualquer ocasião, seja ela mais festiva, como o Natal, seja durante todo o ano, como lanche ou como final de uma refeição semanal. Esta torta, em particular, fica particularmente saborosa e atrai todos os tipos de paladar.
Assim, apostar nesta torta de Natal pode revelar-se uma escolha muito acertada e ideal para a sua mesa de festa.
6. Peru de Natal no forno
O peru faz parte de muitas celebrações, já que é uma carne versátil e que combina bem com todo o tipo de sabores e ocasiões. Além disso, é uma ave que agrada a todas as pessoas e que é muito fácil de preparar no forno de sua casa, bastando deixar que o calor faça o trabalho todo.
Assim, este peru de Natal no forno é a receita perfeita se quer algo delicioso na sua mesa, mas não quer passar muito tempo na cozinha.
7. Polvo de Natal tradicional
O polvo é uma parte fundamental das festividades em muitas zonas do nosso país, que dão mais preferência ao peixe e marisco durante a altura do Natal. Com esta receita de polvo de Natal tradicional, não tem como enganar – o sucesso está sempre garantido.
Compre polvo suficiente para todos os convidados e prepare-o desta forma para garantir muito sabor à sua mesa.
8. Bacalhau de Natal
São as receitas mais simples e rápidas que têm o condão de nos reunir, e este bacalhau de Natal não é uma exceção. Aqui, o sabor do bacalhau é rei, destacando-se dos demais ingredientes e saciando o nosso paladar da melhor forma, lembrando-nos outras festas anteriores.
Assim, escolha ingredientes de alta qualidade para fazer o seu bacalhau brilhar na sua mesa de Natal e continuar a tradição.
9. Rabanadas tradicionais
As rabanadas são uma presença comum nas mesas de Natal, existindo diversas variações desta receita ao longo de todo o país e usando os mais diversos métodos de preparação, como o forno. No entanto, deixamos-lhe esta receita de rabanadas tradicionais, que ficam sempre bem.
O seu sabor combina a canela e o açúcar, com o pão a servir de base para uma sobremesa que não nos sai da memória todo o ano.
10. Bolinhos de bacalhau rápidos
Os bolinhos de bacalhau são uma entrada clássica do Natal, pelo seu sabor apelativo e pela sua facilidade de preparo. Assim, esta receita não podia faltar nesta lista, até porque o Natal quase nem parece completo sem ela, de tão enraizada que está na nossa mente a sua presença.
Assim, procure usar um bacalhau de qualidade, para que o seu sabor, combinado com a salsa, brilhe ainda mais nesta entrada.