6 dicas para ter um bolo mais bonito

Para as pessoas que se iniciam no mundo da pastelaria, os bolos podem ser um pouco intimidantes. Entre a confeção, a montagem e a cobertura, trata-se de um grande projeto. Além disso, todos nós queremos um bolo bonito! É preciso um pouco de tempo extra, mas com apenas alguns passos simples, pode acabar com um bolo deslumbrante que é tão bonito como delicioso.

Aqui estão seis dicas importantes para fazer um bolo mais bonito em casa.

  1. Pesar a massa para obter camadas perfeitamente uniformes.
    Para se certificar de que as camadas do seu bolo estão completamente uniformes, pese a massa em cada forma. Para o fazer, pese a sua taça de mistura antes de fazer o bolo, anote o peso e depois prepare a massa. Pese a tigela com a massa, subtraia o peso da tigela e divida essa quantidade pelo número de camadas que deseja assar e adicione exatamente essa quantidade em cada forma. Se não tiver uma balança de cozinha digital, também pode utilizar um copo de medição para dividir uniformemente a massa em cada forma.
  2. Arrefecer os bolos depois de cozidos.
    O arrefecimento das camadas de bolo pode parecer óbvio, mas é um dos passos mais importantes. Antes de retirar os bolos das formas, deixe-os arrefecer durante pelo menos 30 minutos. Depois, retire-os das formas e deixe-os arrefecer numa grelha até ficarem completamente frios. Isto demora cerca de mais 30 minutos. Isto ajuda os bolos a ficarem firmes, para que não se desfaçam quando os cortar, e garante que a cobertura que aplicar não derreta.
  3. Corte as camadas e monte-as de cabeça para baixo.
    Para evitar que o seu bolo saia torto, certifique-se de que apara cada camada antes de a montar. Usar uma faca serrilhada para aparar os topos abobadados funciona melhor, e montar o bolo com o lado cortado para baixo torna-o mais nivelado e mais fácil de cobrir. Os topos cortados são suscetíveis de se rasgarem ao serem cobertos com a cobertura. A camada que saiu mais plana deve ser utilizada como camada superior para ajudar a criar uma superfície plana e nivelada.
  4. Faça uma cobertura de migalhas no seu bolo.
    A cobertura de migalhas é uma camada fina de glacé que se coloca antes da camada final. O objetivo é prender todas as migalhas do bolo na camada de cobertura para que nenhuma delas acabe na camada final de cobertura. Para o fazer, basta construir o bolo e utilizar uma camada muito fina de cobertura para cobrir o exterior. Não use demasiado, pois vai querer guardar a maior parte da cobertura para a camada final. Uma camada fina é tudo o que precisa para reter as migalhas.
  5. Refrigere o bolo mais uma vez.
    Este último arrefecimento é para firmar a camada de migalhas para que não se misture com a camada final de cobertura. Transfira o bolo com a cobertura de migalhas para o frigorífico e deixe-o arrefecer durante pelo menos 30 minutos e até durante a noite. Desta forma, pode adicionar a camada final de cobertura sem se preocupar que as migalhas se misturem com ela.
  6. Aplique a cobertura de cima para baixo.
    Agora que o bolo está com a cobertura de migalhas e frio, está na altura da parte divertida. Este é o passo em que aplica a restante cobertura e a torna bonita. Pode utilizar uma pequena espátula para aplicar a última camada de cobertura, para obtermos os swooshes perfeitos. Adicionar toda a cobertura ao topo do bolo e, em seguida, trabalhar lentamente para os lados funciona melhor. O truque é trabalhar rapidamente com movimentos rápidos e longos. Pode voltar atrás e mexer na camada final de cobertura, mas, muitas vezes, quanto menos mexer nela, melhor fica.

Pronto para começar a cozinhar? Aqui estão algumas das nossas receitas de bolo favoritas.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.