Os cortes de carne mais rijos não são apenas mais baratos do que os seus homólogos mais magros – quando cozinhados corretamente, proporcionam ainda mais sabor. Mas não conseguirá obter esse sabor sem adicionar alguns passos importantes à sua preparação. Desde uma cozedura longa e lenta até ao poder de uma salmoura, aqui estão seis formas de amaciar a carne.
1. Bata bem a carne.
Bater amolece e amacia a carne, tornando-a mais fácil de cortar e comer. Uma das formas mais fáceis – e limpas – de o fazer é colocar a carne entre dois pedaços de película aderente ou papel de cera e bater antes de a cozinhar. Um martelo de cozinha pesado é normalmente a ferramenta de eleição, mas existem muitos outros objetos, como rolos de massa, panelas e frigideiras, que podem fazer o trabalho.
2. Use sal.
Temperamos a carne com sal para mais do que apenas dar sabor – com cortes mais duros, o sal ajuda a quebrar as proteínas para uma textura mais tenra. Em vez de temperar a carne imediatamente antes de a cozinhar, aplique-lhe uma camada generosa de sal cerca de uma hora antes de estar pronto para começar. Em seguida, passe a carne por água fria, seque-a com batidinhas e comece a cozinhar.
3. Utilize uma marinada ácida.
Para cortes de bife duros e mais finos, considere uma marinada ácida para obter resultados mais tenros (e mais sabor à superfície!). Para que uma marinada faça a sua magia, tem de conter ingredientes ácidos como vinagre, sumo de citrinos, vinho, iogurte, leitelho ou mesmo soda para quebrar as fibras musculares magras da superfície da carne. Este método é melhor reservado para cortes de carne mais finos, uma vez que apenas o sal tem a capacidade de penetrar totalmente na carne. Para evitar que a carne fique demasiado mole, não deixe marinar durante mais de duas horas.
4. Use kiwi, papaia ou ananás
Isto pode parecer um pouco estranho, mas funciona. O kiwi (juntamente com a papaia, o ananás e as pêras asiáticas) contém enzimas que têm um efeito amaciador na carne dura. O kiwi, em particular, é uma boa escolha, uma vez que tem o sabor mais neutro. Uma pequena quantidade é suficiente, por isso, planeie até duas colheres de sopa por chávena de marinada e não deixe marinar durante muito tempo ou acabará por ficar com a carne mole. Tal como qualquer outra marinada, esta funciona melhor com cortes mais finos.
5. Faça pequenos cortes.
Ao fazer cortes superficiais contra o grão numa direção e depois outro conjunto de cortes na direção oposta, algumas das fibras musculares longas são cortadas, deixando a carne mais tenra. Mas mantenha as suas expectativas sob controlo, porque cortar um bife duro não vai certamente transformá-lo em filet mignon.
6. Cozinhe-a lentamente.
Cortes duros de carne com muito tecido conjuntivo são algumas das melhores escolhas para uma cozedura lenta. Cozinhando em lume brando e lento durante muitas horas, o colagénio nestes cortes duros acaba por se partir, deixando-o com pedaços de carne tenra e suculenta.
As nossas receitas preferidas de carne
- Bifes de frango com mostarda
- Caldeirada de cabrito
- Favas com entrecosto à alentejana
- Perna de borrego assada com batatas