Aletria com doce de abóbora

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

A aletria é uma sobremesa tradicional no nosso país, presença frequente nas mesas de Natal um pouco por todas as regiões de Portugal. Mas com o tempo, foram surgindo novas versões deste doce, que combinam o sabor e ingredientes de que tanto gostamos com novas adições muito interessantes. Deixamos-lhe aqui a receita de aletria com doce de abóbora, para que possa provar esta versão.

Que tal servir uma sobremesa típica do nosso país, preparada à base de aletria e abóbora, que vai encantar seus convidados e render-lhe muitos elogios? Vamos-lhe mostrar como preparar aletria com doce de abóbora e tornar as suas ocasiões em família inesquecíveis!

Esta receita pode ser preparada para ocasiões variadas, mas ela é um sucesso nas festas de final de ano. No Natal, ela é imbatível e combina perfeitamente com o clima familiar dessa data comemorativa. Quer aprender a fazer essa sobremesa esplêndida e encantar a todos? Então, leia este artigo até o final, pois vamos-lhe ensinar a fazer aletria com doce de abóbora, uma receita que vai deixar os seus familiares e amigos com um sorriso no rosto – e a querer repetir!

Quais são os ingredientes desta sobremesa?

Para o preparo, vamos utilizar ingredientes práticos, fáceis de encontrar nos supermercados e que, adicionalmente, possuem propriedades medicinais muito benéficas à saúde. Veja só o que leva esta receita: aletria, abóbora, ovos, leite, cascas de limão, açúcar, noz picada e canela. Parece simples, não? E realmente é.

Basta seguir passo a passo a forma de preparo que explicamos a seguir, e a sua aletria com doce de abóbora vai ser um enorme sucesso!

A aletria: massa fina e delicada

De acordo com os historiadores, a aletria foi trazida para a Península Ibérica pelos mouros, no século VIII, ocasião em que foi incorporada na culinária portuguesa. Trata-se de uma massa de fios muito finos, utilizada principalmente em receitas típicas do Natal. É também conhecida como “cabelo de anjo” noutros países de língua portuguesa, como o Brasil.

A aletria também está presente na culinária de muitos outros países, especialmente os árabes, onde são bastante populares e representam uma tradição presente a várias gerações.

A abóbora: benefícios para a saúde

A abóbora é cultivada em todo o mundo e é utilizada de diferentes formas na culinária, com várias formas de preparo. Por ser rica em fibras, vitaminas e minerais, auxilia na prevenção de doenças do coração. Alguns dos benefícios para o sistema cardiovascular são reduzir o colesterol, manter a pressão arterial equilibrada e, consequentemente, diminuir as hipóteses de um derrame. Além de todos os seus benefícios nutricionais, a abóbora é um alimento ideal para uma dieta voltada para a perda de peso, por ter poucas calorias. Para se ter uma ideia, um copo de abóbora tem apenas 80 calorias.

A canela

Presente nesta receita de duas formas (em pó e em pau), a canela é rica em antioxidantes e possui propriedades medicinais anti-inflamatórias. Entre os benefícios que ela oferece, estão: a prevenção do cancro, a diminuição dos níveis de açúcar no sangue e a redução do risco de doenças cardíacas.

Dica extra: bebidas perfeitas para acompanhar a aletria com doce de abóbora

Ao servir esta sobremesa extraordinária, não se esqueça das bebidas que vão tornar a experiência dos seus convidados ainda mais inesquecível. Eles vão adorar harmonizar a aletria com doce de abóbora com duas opções de bebidas simplesmente sensacionais: o licor de framboesa caseiro e o café com especiarias.

Esta aletria com doce de abóbora vai ser um sucesso na sua ceia de Natal ou mesmo noutra ocasião. Pronto para receber muitos elogios Então, de que está à espera para pôr em prática esta receita maravilhosa? Veja abaixo o modo de preparo, veja como é simples a receita e deite mãos à obra. Bom apetite!

Aletria com doce de abóbora

Uma deliciosa sobremesa, muito rápida e fácil.
Cozedura 20 minutes
Total 20 minutes
Refeição Doces
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 100 g de aletria
  • 1 l de leite meio-gordo
  • 2 cascas de limão
  • 1 pau de canela
  • 120 g de açúcar
  • 3 gemas de ovo
  • 200 g de doce de abóbora
  • 30 g miolo de noz picada
  • Qb Canela em pó

Preparação
 

  • Leve o leite a lume, juntamente com as cascas dos citrinos e o pau de canela.
  • Quando o leite começar a ferver, junte-lhe a aletria e deixe cozinhar por 3 minutos.
  • Junte o açúcar à panela e deixe ferver mais um pouco.
  • Retire a aletria do lume e junte-lhe as gemas de ovo, previamente batidas com um garfo.
  • Acrescente o doce de abóbora, e volte a levar a panela ao lume mais uns minutos, até obter a consistência que deseja.
  • Deite a aletria para um prato de servir e deixe-a arrefecer.
  • Decore com o miolo de noz e a canela em pó antes de servir.

Dicas

  • Procure não mexer muito a aletria, já que isso poderá partir os fios desta massa.
  • Esta receita pode também ser feita com outros tipos de doce que não o de abóbora. Experimente diferentes tipos de doce para perceber de qual gosta mais.
  • O prato de servir a aletria deve ser um pouco baixo, para que a sobremesa arrefeça mais rapidamente e não fique muito alta.
  • Pode trocar o miolo de noz por amêndoa ou avelãs picadas, consoante o seu gosto
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas