Almôndegas no forno com queijo

Mais populares

Existem receitas que ficam muito bem com todo o tipo de acompanhamentos, seja eles quais forem. São pratos com sabores que agradam a todos e muito versáteis, sendo muitas vezes os preferidos de toda a família. Um desses casos é o destas almôndegas no forno com queijo, fáceis de fazer e deliciosas.

Podem ser servidas, com arroz, batatas, massas ou até saladas. Para além disso, não são difíceis de fazer, ficando prontas em pouco tempo, sempre com resultados de comer e chorar por mais. Portanto, não há desculpas para que não experimente em sua casa estas almôndegas no forno com queijo. Talvez até se torne um dos pratos preferidos da sua família, e repita esta receita muitas mais vezes!

Dicas para fazer umas almôndegas perfeitas

Se nunca fez almôndegas de raiz antes, como é pedido nestas almôndegas no forno com queijo, não se assuste – são apenas basicamente carne moída temperada formada em pedaços do tamanho de uma dentada. Mesmo com uma boa receita, existem algumas dicas e técnicas a ter em mente para que acabe com almôndegas bem condimentadas, suculentas e tenras:

  • Escolha as carnes certas. Apesar de se poder fazer almôndegas com qualquer carne picada, as carnes mais gordas como carne de vaca, borrego e porco irão produzir almôndegas mais tenras. Se utilizar carnes mais magras como frango ou peru, tenha cuidado para não as cozinhar em demasia ou elas podem tornar-se duras. Para um grande sabor, use uma mistura de diferentes tipos de carnes picadas. É precisamente isso que vamos fazer nestas almôndegas no forno com queijo.
  • Mantenha as coisas frias. Quer evitar que a gordura derreta e se quebre antes de cozinhar as almôndegas, por isso mantenha a sua carne e ingredientes tão frios quanto possível. Faça a mistura numa tigela refrigerada, e se estiver a adicionar ingredientes pré-cozinhados como cebolas, deixe-os arrefecer completamente antes de os adicionar.
  • Acrescente humidade. Uma vez que a proteína na carne a faz encolher quando cozinhada e pode resultar em almôndegas duras, pretende algum seguro contra isso. Ovos e aglutinantes como migalhas de pão misturadas com leite ajudam a manter as almôndegas tenras e húmidas, por isso não prescinda de nenhum desses ingredientes.
  • Experimente a mistura. Depois da sua mistura de almôndegas estar pronta, deve sempre prová-la para temperar tudo antes de formar as almôndegas. Não, isto não significa comer carne crua! Tudo o que tem de fazer é formar uma pequena massa de teste e cozinhá-la com um pouco de óleo numa frigideira. Depois de provar o resultado, ajuste o tempero se precisar – precisa de mais sal, especiarias, ervas aromáticas? Alterar isso agora significa que as suas almôndegas cozidas saberão exatamente como quer que elas saibam. Diga adeus às almôndegas sem sabor!
  • Seja gentil ao formar as almôndegas. Se as almôndegas forem formadas demasiado apertadas e compactas, tornar-se-ão resistentes e borrachosas. Coloque um pouco de azeite nas mãos para que a mistura não se agarre a elas e forme as almôndegas de forma suave e rápida. Melhor ainda, use uma pequena colher de gelado para fazer almôndegas de tamanho uniforme.

Posso preparar as almôndegas no forno com queijo com antecedência?

Não recomendamos que faça estas almôndegas no forno com queijo com antecedência, pelo menos não por completo. Pode preparar as suas almôndegas e guardá-las no frigorífico (por no máximo um dia) ou até congela-las, seguindo depois o resto da receita (fritar no azeite e levar ao forno) quando estiver pronto a consumi-las.

Também pode optar por fritar as almôndegas e criar o molho e guardar tudo no frigorífico, levando depois a gratinar quando as quiser comer. As almôndegas e o molho aquecerão no forno, pelo que não precisa de os aquecer na frigideira.

Faça ainda hoje estas almôndegas no forno com queijo e prepare-se para um prato maravilhoso. Bom apetite!

Almôndegas no forno com queijo

Uma receita que acompanha bem com tudo
Preparação 15 mins
Cozedura 10 mins
Total 25 mins
Refeição Carnes
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 300 g de carne de aves picada
  • 100 g de carne de vaca picada
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de pão ralado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 200 g de tomate pelado picado
  • 1 dl de vinho branco
  • 100 g de queijo ralado
  • 0,5 dl de natas
  • Q.b. de sal e pimenta

Preparação
 

  • Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Entretanto, numa taça larga, misture as carnes.
  • Junte-lhes os ovos, o pão ralado, sal a seu gosto e misture tudo muito bem. Molde as almôndegas.
  • Aqueça o azeite numa frigideira e frite as almôndegas até ganharem cor. Depois, junte o tomate, o vinho e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar por dez minutos.
  • Coloque tudo num tabuleiro de ir ao forno e deite o queijo por cima. Cubra com as natas e leve ao forno por 10 minutos. Sirva de imediato o seu prato.

Dicas

  • Pode não usar as natas no final, optando por usar apenas o queijo e deixá-lo gratinar no forno uns minutos.
  • Pode usar ervas aromáticas a seu gosto para dar mais sabor a este preparado. Pode incorporá-las nas almôndegas em si, no molho de tomate, ou polvilhar o prato com elas antes de o servir.
Artigo anteriorPato com ananás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes