Amêijoas com molho de tomate

Mais populares

Os frutos do mar são uma opção de petiscos muito popular no nosso país, até porque são muito abundantes ao longo da nossa costa. Na receita de hoje, mostramos-lhe como conjugar o sabor a mar com o da terra, através desta deliciosa e simples receita de amêijoas com molho de tomate.

Afinal, não é por acaso que esta receita combina sabores muito populares da nossa gastronomia, juntando o melhor do mar e da terra num só prato. Além disso, as amêijoas com molho de tomate são muito rápidas e fáceis de cozinhar, mesmo para principiantes no mundo da culinária. Portanto, não tem desculpas para não experimentar este prato em sua casa!

As amêijoas

São muito consumidas no nosso país, sendo utilizadas nos mais variados pratos. Alguns bons exemplos são as amêijoas com chouriço rápidas e deliciosas e a feijoada de marisco. Pode comprar as suas amêijoas frescas ou congeladas, sendo que, para ambos os casos, o método de preparação é idêntico. Antes de utilizar as suas amêijoas, deverá colocá-las em água, durante uma a duas horas. Isto permite descongelar as amêijoas congeladas ou retirar a areia das amêijoas frescas. Caso note que as amêijoas ainda têm areia ao fim de uma hora, troque a água e volte a repetir o processo até elas estarem limpas.

Uma vez passado esse tempo, deverá cozinhar esse ingrediente de acordo com as indicações que lhe deixamos mais abaixo, na receita. As amêijoas irão demorar cerca de 10 minutos a abrir. Caso algumas delas não abram durante o processo de as cozinhar, descarte-as, porque poderão não estar boas para consumo.

O molho

Este é um molho de tomate tradicional, que usa cebola, alho, azeite, pimento, vinho e claro, tomate. A combinação destes ingredientes vai dar realçar o sabor das suas amêijoas e criar uma prato mais interessante, tanto em termos visuais como em termos de sabor. É claro que pode optar por não usar um dos ingredientes (exceção feita ao tomate). Por exemplo, o pimento pode muito bem ser descartado da preparação destas amêijoas com molho de tomate. Apesar disso, recomendamos que procure seguir a nossa receita ao máximo, para garantir um sabor mais próximo do que pretendíamos.

O tomate que vamos usar quer-se maduro, e deve ser previamente pelado e ter as sementes retiradas. Depois, corte-o em pedaços pequenos, para que cozinhe mais facilmente e se desfaça ligeiramente, o que vai formar o molho que dá nome ao prato. Para além de usar os ingredientes que lhe indicamos na receita, pode sempre acrescentar outros, como a cenoura em pedacinhos ou um pouco de alho francês. Dessa forma, terá umas amêijoas com molho de tomate ainda mais ricas.

Quanto ao sal e pimenta, junte pouca quantidade a início. Depois, vá provando e retificando os temperos conforme for necessário. No final, antes de servir, prove o molho e veja se precisa de acrescentar mais sal e pimenta. Procure não os usar em excesso, até porque o que se pretende é um equilíbrio dos diferentes sabores, e não que um sabor predomine em relação aos restantes.

As ervas aromáticas

Para dar mais vida às suas amêijoas com molho de tomate, recomendamos o uso de salsa picada, que combina na perfeição com os sabores presentes no seu prato. No entanto, pode sempre utilizar outras ervas da sua preferência, como o cebolinho, manjericão ou orégãos. Também pode utilizar mais do que uma erva aromática para realçar os sabores desta receita.

Fazer umas amêijoas com molho de tomate não é anda de complicado e garante-lhe u a refeição com um paladar excelente. Portanto, siga as nossas indicações e delicie-se. Bom apetite!

Amêijoas com molho de tomate

O melhor do mar e da terra num único prato
Preparação 5 mins
Cozedura 25 mins
Total 30 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 2 kg de amêijoas lavadas e sem areia
  • 3 dentes de alho
  • 3 cebolas
  • 1 pimento verde
  • 600 g de tomate
  • 1 dl de vinho branco
  • Q.b. de sal, pimenta, salsa fresca e azeite

Preparação
 

  • Cubra o fundo de um tacho com azeite e leve a lume. Refogue a cebola e o alho por uns minutos.
  • Acrescente o pimento em juliana e o tomate picado, sem peles e semente. Tempere com sal e pimenta a seu gosto e deixe ferver.
  • Adicione as amêijoas escorridas e o vinho branco. Deixe cozinhar até as amêijoas abrirem.
  • Polvilhe com salsa fresca picada e sirva de imediato.

Dicas

  • Pode acrescentar cenoura picada ou um pouco de alho-francês ao seu molho de tomate.
  • Se preferir, pode usar manjericão ou orégãos para dar mais sabor ao prato no final, em vez da salsa.
  • Para lavar as amêijoas, deixe-as de molho em água fria com sal durante 1 hora. Se ao fim desse tempo ainda tiverem areia, mude a água e volte a demolhá-las mais 1 hora. Se necessário, repita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes