Arroz de camarão com queijo

Mais populares

Os pratos de marisco são uma constante na nossa gastronomia, até porque somos um país de mar, com muitos dos ingredientes que temos disponíveis a virem dele. Portanto, não faltam receitas que usam marisco e peixe, das mais tradicionais, àquelas que dão um toque diferente aos sabores que já conhecemos. Um desses casos é o deste arroz de camarão com queijo.

Este é um daqueles pratos que se faz rapidamente e que agrada a todos os que o provam, já que usa maioritariamente ingredientes tradicionais neste tipo de prato. O toque diferente é dado pelo queijo, que ajuda a tornar a receita mais rica e com um sabor ligeiramente salgado, que combina muito bem com os restantes sabores.

O arroz

Esta é a parte mais importante de todo o prato, porque, se algo correr mal no nosso arroz, os resultados não serão tão bons como seria de esperar. Portanto, leve o seu tempo e leia bem as instruções, para garantir que coloca os ingredientes na altura certa. Podemos ter a tendência de colocar tudo na panela ao mesmo tempo que o arroz, mexer e cobrir com água, deixando cozinhar. Mas a verdade é que cada ingrediente tem o seu tempo de cozedura para que tenha um sabor e textura ótimos. Assim, as ervilhas são as últimas coisas a ser colocadas no arroz, porque precisam de pouco tempo para cozinhar. Se as colocar no início, elas também estarão cozinhadas, mas já terão passado do ponto, o que vai alterar o seu sabor e textura.

Quanto ao grão de arroz em si, poderá usar qualquer tipo que tenha por casa, para sua maior conveniência. No entanto, recomendamos que use um grão longo, porque combina melhor com os restantes ingredientes e porque tende a ser mais fofo e menos pegajoso, produzindo assim um resultado mais “seco”. Quanto ao caldo de cozedura do arroz, na receita recomendamos-lhe que use um cubo de caldo de legumes diluído, mas pode também usar apenas água (embora o sabor não vá ser igual).

O camarão

O camarão dá o toque de sabor final ao arroz, podendo ser cozinhado juntamente com os restantes ingredientes na panela (poderá juntar um pouco mais de caldo, se necessário). Em alternativa, pode fritar os camarões num pouco de azeite, numa frigideira à parte, e depois juntá-los ao arroz quando o for servir. Recomendamos que retire as cascas do camarão, para que a experiência de comer este prato não seja tão complicada. Poderá aproveitar as cascas do camarão para fazer um caldo de marisco caseiro ou até para fazer um delicioso creme de marisco caseiro.

O queijo

Qualquer tipo de queijo vai ajudar a dar um toque mais cremoso a este prato, mas o melhor será escolher queijos um pouco mais duros e com um sabor um pouco mais acentuado, porque esse toque adicional vai ajudar a harmonizar todos os ingredientes e a fazê-los brilhar de outras formas. Poderá usar queijo pecorino ou grana padano, embora, claro, a escolha dependa de si, dos seus gostos e do que tem disponível.

O toque final

Apesar de não estar incluído na receita, gostamos sempre de dar um toque final nos nossos pratos usando ervas aromáticas picadas, que lhes dão mais cor e sabor. Neste caso, recomendamos a tradicional salsa, que fica bem com quase tudo. Em alternativa, pode usar também cebolinho ou até mesmo coentros, caso goste dessa erva aromática.

Fazer um arroz de camarão com queijo não tem nada de complicado na sua preparação e é uma daquelas receitas que vai querer repetir vezes sem conta, devido ao seu sabor único. Portanto, siga as nossas indicações e delicie-se com os resultados. Bom apetite!

Arroz de camarão com queijo

Uma refeição do mar com um toque diferente
Preparação 10 mins
Cozedura 20 mins
Total 30 mins
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 200 g de cogumelos limpos e partidos em fatias
  • 4 tomates pelados, sem sementes e em cubos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 200 g de arroz
  • 600 g de caldo de legumes
  • 100 g de ervilhas congeladas
  • 8 camarões cozidos e sem casca
  • 150 g de queijo em tiras finas
  • Q.b. de sal e pimenta

Preparação
 

  • Coloque o azeite numa panela, e refogue nele a cebola e o alho.
  • Junte o arroz e mexa bem. Cubra com o caldo diluído e deixe levantar fervura.
  • Adicione os cogumelos e os tomates, mexa e tape o recipiente, deixando cozinhar em lume médio por cerca de 20 minutos.
  • Quando faltarem 10 minutos para o fim do tempo, junte as ervilhas e o camarão ao arroz. Tempere com sal e pimenta a seu gosto.
  • Distribua o arroz de camarão pelos pratos de servir e cubra com as fatias de queijo.

Dicas

  • Se preferir, pode fritar os camarões à parte e colocá-los por cima do arroz antes de o servir.
  • Pode adicionar outros legumes à sua escolha ao arroz, como cenoura e alho-francês.
  • Decore o prato com algumas ervas aromáticas a seu gosto, para lhe dar mais cor e sabor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes