Como o arroz pode muitas vezes deixar os pratos mais pesados, por vezes é bom substituí-lo por um vegetal, nutritivo e mais leve de digerir. Além disso, é uma ótima maneira de consumir mais porções de vegetais no seu dia. Assim, este arroz de couve-flor é a nossa proposta para si, sendo uma receita fácil, rápida e cheia de sabor.
O arroz de couve-flor é uma alternativa de baixo teor de hidratos ao arroz, com menos 77% de calorias e menos 89% de hidratos de carbono. Quando bem feito, ficará espantado como é delicioso servido com tudo e mais qualquer coisa que normalmente se serve com arroz, desde a carne ao peixe, passando pelos vegetais. Portanto, esta é uma daquelas receitas que, depois de provar, vai querer repetir muitas mais vezes.
Origens do arroz de couve-flor
Não afirmamos ter inventado o arroz de couve-flor, mas adoramo-lo! Mas então, quem é que merece o crédito?
Acredita-se que a couve-flor “couscous” foi inventada em 1998 na Califórnia, por um chef chamado Ben Ford. Tanto quanto podemos dizer, é a mesma receita que lhe deixamos hoje, apenas com um nome diferente. O termo “arroz de couve-flor” só se tornou uma sensação da Internet por volta de 2012. Mas desde então, este substituto do arroz rico em nutrientes tem vindo a crescer em popularidade.
Ingredientes-chave e trocas fáceis
Há apenas alguns ingredientes simples nesta receita:
- Couve-flor: Obviamente, é preciso couve-flor para fazer este arroz. Usamos uma cabeça inteira de couve-flor para a receita. Se quiser fazer menos, pode comprar alguns floretes de couve-flor pré-cortados e usá-los em vez de uma couve-flor inteira.
- Azeite: O azeite impede que se queime, e dá também ao arroz um sabor delicioso. As alternativas perfeitas ao azeite são o ghee, manteiga, óleo de abacate ou óleo de coco.
- Cebola e alho: para dar mais sabor ao prato, servindo como base para os temperos que quiser.
- Sal: Use o sal que quiser até ter um sabor perfeito para si. Esta é uma receita muito básica que é fácil de personalizar. Se quiser que tenha um sabor mais ousado, adicione algumas especiarias ou mesmo alguns flocos de pimenta vermelha.
Dicas para fazer este prato
Siga estas dicas para se certificar de que este arroz de couve-flor se torna sempre estaladiço e saboroso:
- A maneira mais fácil de fazer este arroz é com um processador de alimentos. Isto também o impede de fazer uma grande confusão – ao ralar a couve-flor, notará que ela fica em todo o lado.
- Se usar um ralador em vez de um processador de alimentos, esteja preparado para ficar com uma confusão na bancada. Coloque alguns panos de cozinha sobre a bancada para facilitar a limpeza.
- Apenas salteie o arroz de couve-flor até que este esteja ligeiramente tenro. Se o cozer em demasia, será demasiado mole e não terá a mesma textura de arroz.
Ideias de sabor
Há muitas e excelentes maneiras de aromatizar o arroz de couve-flor. Basicamente qualquer forma de temperar arroz regular, pode ser usada para dar sabor a esta receita. Aqui estão algumas ideias para experimentar:
- Coentro e lima: Adicione sumo de lima fresco e coentro picado ao arroz de couve-flor depois de cozinhado.
- Mexicano: Adicione, tomate, cominho, e pimenta em pó ou jalapenos frescos ao arroz de couve-flor para fazer uma versão de baixo teor de carbono do clássico arroz mexicano ou espanhol.
- Limão e parmesão: Se adora arroz com queijo, adicione manteiga, alho picado, queijo parmesão fresco, e sumo de limão ao seu arroz. Em seguida, polvilhe-o com ervas frescas como salsa ou manjericão.
- Asiático: Tempere o arroz cozido com molho de soja. Adicione cenouras, ervilhas, e ovos mexidos.
Quanto tempo dura o arroz de couve-flor?
Arroz de couve-flor não cozinhado
Se fizer arroz de couve-flor e o deixar no frigorífico durante alguns dias, este desenvolve um cheiro forte e desagradável a enxofre. Por isso, é melhor usá-la imediatamente ou congelá-lo.
Arroz de couve-flor cozido
Cozinhar arroz de couve-flor impede que desenvolva um cheiro estranho com a mesma rapidez. O prato cozido mantém-se durante aproximadamente 4 dias num recipiente selado no frigorífico.
Pode congelar este acompanhamento?
Sim! Recomendamos a congelação do arroz de couve-flor após retirar a sua humidade e antes da cozedura. Congele num recipiente selado por até 1 mês. Não precisa de o descongelar para o usar.
Faça ainda hoje este arroz de couve-flor e delicie-se com os resultados. Bom apetite!

Arroz de couve-flor
Ingredientes
- 1 couve-flor média
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- Q.b. de sal e azeite
Preparação
- Lave bem a couve-flor e seque-a. Depois, parta-a em pedaços pequenos e triture-a no liquidificador, até que fique com o aspeto de arroz.
- Numa frigideira, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho.
- Junte a couve-flor e tempere com sal a seu gosto. Deixe cozinhar uns minutos, até sentir que a couve-flor está pronta.
Dicas
- Pode juntar outros ingredientes ao seu arroz de couve-flor, assim como outros temperos, para dar mais vida ao seu prato.
- Acompanha bem todo o tipo de pratos, pelo que não terá problemas em incorporar esta receita na sua mesa.