Arroz de favas fácil

Mais populares

O arroz é um daqueles acompanhamentos comuns nas nossas casas, podendo ser servido simples ou com outros ingredientes para lhe dar mais sabor e complementar o prato. Hoje, deixamos-lhe a nossa versão de um arroz de favas fácil, que se tem revelado um excelente acompanhamento para os mais diversos pratos.

Além disso, é um prato rico em nutrientes e que é muitíssimo saciante, muito graças à presença das favas. Portanto, se está à procura de uma refeição que seja rápida, fácil, cheia de sabor e que o deixe saciado, então o arroz de favas é o prato ideal para a sua próxima refeição (ou mesmo para aquelas ocasiões em que tem visitas inesperadas).

O arroz e o chouriço

Para esta receita, não precisa de usar nenhum tipo de grão em específico, pelo que pode muito bem utilizar o arroz que tiver por casa. No caso do chouriço, relembramos-lhe que o uso deste é totalmente opcional, até porque ele vai trazer mais calorias ao prato. No entanto, é verdade que também lhe traz mais sabor e que combina na perfeição com as favas, pelo que pode ser uma boa opção utilizá-lo. No caso de não ter chouriço mas queira dar um sabor extra ao prato, pode usar bacon em sua substituição.

O molho

Para cozinhar os diferentes ingredientes, precisaremos de fazer um molho, que não só vai dar mais cor ao prato, como vai dar passar muito do seu sabor aos restantes ingredientes principais deste arroz de favas. Portanto, faça o refogado seguindo as nossas indicações e tempere bem a água com o sal. Em alternativa à água, e se quiser trazer ainda mais sabor ao resultado final, pode sempre utilizar a mesma quantidade de caldo de legumes, seja ele caseiro ou de compra. Nesse caso, não deverá precisar de salgar, uma vez que o caldo já tem sal adicionado. Mesmo assim, prove e decida por si mesmo se o sabor está bom ou não para o seu gosto.

Deixe o arroz e as favas cozinharem até o arroz estar pronto a ser consumido (algo que demorará cerca de 15 minutos, embora o tempo varie segundo o tipo de arroz que usou). Caso seja necessário, vá adicionando mais água ou mais caldo quando for preciso. No caso de usar a água, retifique o sal de cada vez que a adicionar, para garantir que os sabores ficam sempre no ponto certo.

As favas

Para esta receita de arroz de favas, tanto pode utilizar as favas frescas como congeladas. O importante é que estas estejam descascadas e sem camisa, para que possam cozinhar ao mesmo tempo que o arroz na panela. Como as favas podem ser demasiado pesadas para algumas pessoas, pode optar por usar um pouco menos deste ingrediente na sua receita.

O que combina com o arroz de favas?

Este prato combina na perfeição com os mais diversos sabores, sendo o acompanhamento perfeito para a grande maioria das refeições que fizer em sua casa. Mas, se está à procura de inspiração, não se preocupe, porque temos algumas sugestões para si. Caso prefira usar carne na refeição, recomendamos-lhe o nosso frango grelhado com tomate e pimento, as bifanas com cogumelos e cerveja ou o bife à café com cogumelos. Se prefere conjugar com pratos de peixe, experimente o peixe frito rápido e saboroso ou os filetes de pescada com camarão.

Se ficou com água na boca e vontade de experimentar esta receita de arroz de favas fácil, siga as nossas indicações e prepare-se para um prato cheio de sabor. Temos a certeza de que vai repetir esta receita muitas vezes em sua casa. Bom apetite!

Arroz de favas fácil

O acompanhamento perfeito para qualquer prato
Preparação 5 mins
Cozedura 15 mins
Total 20 mins
Refeição Acompanhamentos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 chávena de arroz
  • 1 chávena de favas descascadas e sem camisa
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 folha de louro
  • 1/2 chouriço em rodelas
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 4 chávenas de água
  • Qb de sal, azeite e salsa fresca picada

Preparação
 

  • Coloque um pouco de azeite numa panela e leve a lume com a cebola, cozinhando até que esta fique macia.
  • Junte o alho, o louro, o chouriço e a polpa de tomate e misture bem.
  • Acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Depois, junte as favas e a água, mexa e tempere com sal a seu gosto.
  • Deixe o arroz cozer completamente. Desligue o fogão e polvilhe salsa picada por cima do arroz. Sirva de imediato.

Dicas

  • Se não gosta ou não tem chouriço, pode usar bacon em sua substituição.
  • Pode substituir a água por caldo de legumes.
  • Se necessário, junte mais água à panela, até o arroz estar cozinhado.
Artigo anteriorArroz árabe fácil
Próximo artigoQuinoa com legumes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes