As receitas de arroz são uma parte essencial da nossa culinária, podendo-se encontrar opções que agradam a todo o tipo de paladares. É por isso que o arroz está muito presente nas mesas de festa. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer um arroz de Páscoa cheio de sabor, rápido e que combina com tudo.
É claro que esta receita não sabe bem só na Páscoa, caindo bem seja em que altura do ano for. E quem sabe, talvez até se torne numa das suas receitas preferidas. Afinal, para fazer o arroz de Páscoa, só tem que seguir as indicações e terminar tudo no forno, e os resultados falam por si.
Arroz de Páscoa: erros comuns ao cozinhar o arroz
Cozinhar arroz devia ser automático, não algo que se tenha de descobrir de cada vez que o queremos fazer. Para ajudar a racionalizar o processo, compilámos uma lista de erros comuns de cozedura de arroz que podem impedir o objetivo de fazer arroz perfeito de cada vez. Estas dicas servem tanto para o arroz simples, como para receitas como o arroz de Páscoa. Apresentaremos cada erro pela ordem do processo de cozedura e não pela importância de cada um.
Utilização de líquido de cozedura sem sabor
A água sem sal é o maior culpado aqui. O ideal é cozinhar o arroz em algum tipo de caldo ou líquido, como o vinho indicado nesta receita de arroz de Páscoa. mas se este não estiver disponível ou se não for o seu género, no mínimo, não se esqueça de salgar a sua água.
Seguir uma receita ao pormenor
Isto inclui seguir as instruções de cozedura da embalagem! O arroz perfeitamente cozido é produzido fervendo uma certa quantidade de arroz numa certa quantidade de água durante um certo período de tempo. Assumindo um volume constante de arroz não cozido (digamos, uma chávena), a quantidade necessária de água e o tempo de cozedura são afetados pelas propriedades da panela, principalmente a tampa e o quão bem vedada está.
Uma selagem apertada resulta em pouca evaporação, porque pouco vapor pode escapar. Isto significa que é necessária menos água para cada chávena de arroz não cozido. Uma selagem apertada pode resultar de uma tampa pesada (como uma panela de ferro fundido), ou de uma junta de borracha.
A razão pela qual as panelas de arroz funcionam tão bem é que o fabricante sabe exatamente quão quente a água vai ficar e qual a quantidade de evaporação a ter em conta (porque sabe exatamente o quão apertada a tampa vai selar). É assim que ele pode dizer exatamente quanta água utilizar para uma dada quantidade de arroz.
Mas, claro, não há receita de arroz no mundo que possa ter em conta todos os tipos concebíveis de panelas, o que inclui esta de arroz de Páscoa. Assim, cada receita, incluindo as instruções de cozedura no pacote de arroz, é, na melhor das hipóteses, uma estimativa.
Retirar a tampa
Abrir a tampa para verificar se o arroz está pronto ou ver quanta água sobra na panela é bem intencionado mas contraproducente. Também pode estar tentado a retirar a tampa para agitar o arroz enquanto este cozinha, o que é totalmente desastroso e conduzirá a arroz com amido e pastoso.
Mexer arroz enquanto cozinha deve ter o seu próprio lugar nesta lista como um dos principais erros. No entanto, se se lembrar de nunca retirar a tampa durante a cozedura, não há maneira de o mexer acidentalmente.
Faça a receita de arroz de Páscoa ainda hoje e combine-a com pratos como o cordeiro assado no forno à moda do Minho (ou a sua receita preferida) para resultados ainda mais incríveis. Bom apetite!

Arroz de Páscoa
Ingredientes
- 600 g de medalhões de borrego
- 3 dentes de alho picados
- 1 dl de vinho branco
- 50 g de uvas passas
- 100 g de cebola picada
- 50 g de bacon em cubos
- 300 g de arroz
- 7 dl de água
- 50 g de amêndoas torradas
- Q.b. de sal, pimenta, colorau e azeite
Preparação
- Pré-aqueça o seu forno a 200ºC.
- Num recipiente, coloque o borrego e tempere-o com os alhos picados, sal, pimenta e colorau a seu gosto, e com o vinho.
- Junte as uvas passas e deixe tomar gosto por uns minutos.
- Entretanto, coloque um pouco de azeite numa panela.
- Refogue a cebola e o bacon no azeite, por uns minutos.
- Coloque a carne (reserve a marinada) na panela e deixe ganhar cor.
- Coloque a marinada na panela e deixe suar em lume brando, durante cerca de 15 minutos.
- Acrescente o arroz e deixe absorver um pouco os sucos. Depois, regue com a água a ferver.
- Quando a água voltar a ferver, junte as amêndoas e mexa.
- Transfira tudo para uma assadeira e leve ao forno quente. por 15 minutos.
Dicas
- Pode alterar os ingredientes segundo a sua preferência, acrescentando diferentes tipos de legumes ou carnes.
- Use um pouco de salsa picada para dar mais vida ao prato antes de o servir.
- Pode também usar um pouco de canela para dar ainda mais cor e sabor a esta receita.