O arroz de pato é um daqueles pratos clássicos que nunca sai de moda, muito graças ao seu sabor tão apelativo e que nos faz querer repetir vezes sem conta. Assim, deixamos-lhe a nossa receita de arroz de pato tradicional, bem simples de seguir e que vai fazer as delícias de quem o provar.
E, apesar de este ser um prato mais usado quando temos convidados ou para os almoços de domingo, não se preocupe, porque a receita não é difícil de seguir e não são necessárias grandes preparações culinárias para ter resultados excelentes. Portanto, é perfeita para ter uma refeição mais farta, sem que para isso precise de muitas complicações. Temos a certeza de que vai repetir este arroz de pato tradicional muitas mais vezes na sua casa!
O pato
É o ingrediente principal deste prato e vai ser ele a dar grande parte do sabor à receita. Para começar, irá cozer o seu pato juntamente com outros ingredientes, criando assim um caldo que depois pode ser usado para o arroz. Vá acompanhando o processo da cozedura, porque, dependendo do tamanho do pato, este pode precisar de mais ou menos tempo a cozer. Uma vez que o seu pato esteja pronto, desfie-o e reserve a carne, assim como o caldo. O caldo da cozedura do pato será uma parte bastante importante desta receita de arroz de pato tradicional, já que vai ajudar a que o arroz ganhe mais sabor.
É claro que, se preferir, pode comprar pato cozido e desfiado em supermercados, o que lhe vai poupar bastante tempo de preparação. No entanto, nesse caso, não terá o caldo de pato, pelo que o arroz poderá não ter tanto sabor. Pode tentar contornar um pouco essa questão usando um pouco de vinho branco em substituição de parte da água que vai usar no arroz, para dar mais profundidade ao prato.
Os acompanhamentos
No seu arroz de pato tradicional, vai utilizar chouriço e presunto para um toque salgado que combina muito bem com o prato. Estes ingredientes irão ser cozidos juntamente com o pato, dando assim mais sabor ao caldo, e depois serão integrados novamente na receita antes de levar tudo ao forno. No entanto, existem outros ingredientes a usar no caldo e que podem perfeitamente ser reincorporados no arroz, como é o caso da cenoura, que pode partir em cubinhos e colocar no arroz. Também pode adicionar outros ingredientes ao arroz, como ervilhas ou alho-francês.
O tempo de forno
O seu arroz de pato tradicional apenas precisa de ir ao forno para dourar e criar a tão agradável “casquinha”. É por isso que lhe damos a indicação de que deve estar por 10 minutos no forno pré-aquecido a 180ºC. No entanto, este tempo pode variar segundo o seu eletrodoméstico, pelo que recomendamos que vá estando atento à cor do arroz, para garantir que o prato não fica demasiado tempo no forno.
O que acompanha bem este prato?
Como se trata de uma refeição bastante completa, pode servir o seu arroz sozinho. Mas, se procura equilibrá-lo com algo fresco, as saladas são a sua melhor opção. Por isso, a acompanhar o arroz de pato tradicional, sugerimos que faça uma salada americana, uma salada de pepino e tomate ou até mesmo uma panzanella italiana. São saladas bastante simples, mas que dão bastante frescura e sabor à sua refeição.
Assim, se não sabia bem o que fazer no seu próximo almoço de domingo, pode sempre recriar este arroz de pato tradicional. Temos a certeza de que todos vão adorar, e que vai repetir esta receita muitas mais vezes, nas mais variadas ocasiões. Bom apetite!

Arroz de pato tradicional
Ingredientes
- 500 g de pato em pedaços
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 folha de louro
- 1 cenoura
- 1 chouriço de carne
- 200 g de presunto
- 1/2 cálice de vinho do Porto
- Qb de pimenta
Para o arroz
- 2 chávenas de arroz
- 1 cebola
- 4 chávenas de caldo de pato
- Qb de sal
Preparação
- Numa panela, junte o pato, o chouriço, o presunto, a cebola picada, a cenoura em pedaços, o louro e o alho picado. Cubra com o vinho do Porto.
- Regue com água e tempere com pimenta a seu gosto. Depois, leve tudo a lume médio por 45 minutos.
- Retire o pato e desfie-o, bem como o chouriço e o presunto. Reserve-o, assim como o caldo.
- Noutra panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola picada. Junte o arroz e cubra com o caldo do pato. Tempere com sal e deixe cozinhar dez minutos.
- Ligue o forno a 180ºC. Entretanto, corte o chouriço em rodelas e o presunto em pedaços.
- Numa assadeira, faça uma camada de arroz, seguida do pato e do presunto, de mais arroz e cobrindo com o chouriço. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos, até dourar.
Dicas
- Pode incorporar a cenoura cozida no arroz, cortando-a em pedaços pequenos.
- Pode colocar um ramo de ervas aromáticas na água de cozedura do pato, para dar um sabor diferente ao caldo.
- Pique um molho de salsa e polvilhe por cima do arroz de pato antes de o servir.