O arroz é muito popular no nosso país, sendo a base dos mais variados pratos. Servido simples ou acompanhado de outros ingredientes, o que é certo é que não há como enganar com o arroz, assim como não há como enganar com a receita que hoje lhe deixamos, de um saboroso arroz de robalo.
Este é um daqueles pratos que fica pronto em pouco tempo e que tem tudo para ser um sucesso em sua casa. Para além da facilidade de preparo, o seu sabor conquista todos os que o provam, sendo perfeito tanto para jantares semanais como para quando tem convidados em casa. A receita de arroz de robalo acaba também por render muito, o que ajuda a torná-la numa opção mais económica, mas que não poupa no sabor.
Como é que sei que um robalo é fresco?
É a base do nosso arroz de robalo, por isso deve ser bem fresco. O peixe estraga-se mais rapidamente do que a maioria das outras proteínas. O peixe inteiro é a opção mais fresca – não foi processado de forma alguma, por isso é provável que tenha saído do barco e entrado diretamente no mercado. Se estiver a comprar um peixe inteiro, procure aqueles que têm olhos brilhantes, pele lisa, cheia e intacta, e se conseguir aproximar-se o suficiente, cheira a peixe fresco.
À medida que um peixe se estraga, os olhos ficam baços, a pele e a carne amolecem e marcam facilmente. Os filetes são mais difíceis de distinguir se são frescos, mas se conseguir ver o lado da carne, verifique se não há lacunas a formarem-se nas linhas diagonais que o demarcam – é um sinal de que se está a deteriorar. Inteiro ou filete, se o peixe começar a cheirar mal, é uma indicação de que está a ficar estragado.
Devo comprar um peixe inteiro ou filetes de peixe?
Qualquer opção é boa para o arroz de robalo, pelo que depende das suas preferências. É geralmente mais barato comprar um peixe inteiro não preparado do que os filetes preparados, mas faça-o apenas se estiver confiante em como o consegue limpar e usar todo, ou se quiser aperfeiçoar as suas capacidades de preparação de peixe. Se quiser cozinhar o peixe inteiro mas não quiser ter o trabalho de prepará-lo, pode sempre pedir ao peixeiro que faça um pouco da preparação por si.
Se estiver a comprar filetes, verifique se estão desossados antes de cozinhar. Passe um dedo pelo meio do lado carnudo para sentir os ossos curtos ligeiramente espinhosos que se levantam através da carne. Se estiverem lá, pegue nalgumas pinças e puxe-os para fora.
Antes de preparar o robalo
Há muitas opções para cozinhar peixe como o robalo – algumas requerem um pouco mais de prática e preparação para se acertarem e outras são praticamente impossíveis de se fazerem mal. Este arroz de robalo entra nesta última categoria.
Qualquer que seja o método que escolher, enxugue sempre o seu peixe e tempere-o ligeiramente antes de cozinhar. Se estiver a cozinhar um peixe inteiro, faça cortes levemente na pele para o ajudar a cozinhar uniformemente.
Como é que sei quando o robalo está cozinhado?
O truque para saber quando o peixe está cozinhado é simples. Tudo o que precisa de fazer é pressioná-lo suavemente com uma faca.
O peixe está cozinhado quando começa a escamar facilmente, perdeu a sua textura gelatinosa e se tornou opaco. Se houver apenas um toque de translucidez, o peixe está quase cozinhado, por isso estará apenas a um minuto ou mais de estar pronto- não se sinta tentado a cozer por muito mais tempo, pois continuará a cozinhar quando o retirar do calor. É por isso que esta receita de arroz de robalo lhe pede que retire este ingrediente e não o cozinhe ao mesmo tempo que o arroz, para evitar que o robalo fique borrachoso.
Faça ainda hoje o seu arroz de robalo e delicie-se com o seu sabor. Servido simples ou acompanhado, será um sucesso. Bom apetite!

Arroz de robalo
Ingredientes
- 1 robalo médio limpo e em pedaços
- 1 cebola picada
- 2 tomates maduros sem pele e sementes, cortados em cubos
- 1/2 pimento vermelho em tiras
- 1 dente de alho picado
- 1/2 copo de vinho branco
- 1 medida de arroz
- Q.b. de sal, pimenta, azeite e água a ferver
Preparação
- Tempere o robalo com um pouco de sal. Reserve.
- Coloque um pouco de azeite numa panela. Refogue nele a cebola, o alho, o tomate e o pimento, deixando cozinhar por cinco minutos.
- Triture a mistura que tem na panela e volte a colocá-la lá.
- Coloque o robalo na panela com a mistura, junte-lhe o vinho branco e tempere com um pouco de pimenta.
- Deixe que o peixe cozinhe por cinco minutos, e depois retire-o e reserve.
- Junte a medida de arroz no caldo do peixe, assim como três medidas de água a ferver.
- Retifique os temperos e deixe que o arroz cozinhe. No final, volte a juntar o peixe à panela antes de servir.
Dicas
- Pode usar outros ingredientes para complementar o prato, como outros legumes ou outros peixes.
- Junte um pouco de salsa picada ao caldo de peixe para lhe dar ainda mais sabor.