O arroz de tamboril é um daqueles pratos que, apesar de simples, é rico em sabor e parece que nos transporta no tempo, tal é a popularidade que esta receita tem nas nossas casas. Cada família tem a sua forma de fazer a receita, sempre com resultados deliciosos, mas se procura algo bem próximo do original, nós ajudamos. Siga a nossa receita de arroz de tamboril à pescador e verá que não vai querer nenhuma outra versão.
Esta é uma receita espetacular, de sabores tipicamente portugueses, preparada à base de um peixe extremamente saboroso, e que vai impressionar os seus convidados e família. O arroz de tamboril à pescador é aquele prato tradicional perfeito para todos os momentos. Todas as famílias portuguesas têm a sua própria maneira de preparar este arroz, variando conforme a tradição vivenciada por cada uma delas.
Caso tenha ficado com vontade de experimentar os sabores deste nosso arroz de tamboril à pescador, comece a reunir os ingredientes que são necessários e deite mãos à obra. Temos a certeza de que vai repetir esta receita muitas mais vezes, por tanto gostar dos resultados que obteve. Bom apetite!
Arroz de tamboril à pescador
Ingredientes
- 700 g de tamboril
- 350 g de arroz
- 50 ml de azeite
- 3 dentes de alho
- 2 cebolas médias
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 4 tomates maduros
- 1 folha de louro
- QB de sal, pimenta e coentros
Preparação
- Coza o tamboril numa panela com água abundante, temperada com um pouco de sal.
- Quando o peixe estiver pronto, retire-o do lume, deixe-o arrefecer, e depois tire-lhe a pele e as espinhas. Reserve também a água da cozedura do peixe.
- Cubra o fundo de outra panela com o azeite, e junte-lhe a cebola e dentes de alho picados. Deixe refogar uns minutos.
- Acrescente o tomate cortado em cubos e pelado e a folha de louro, e deixe cozinhar até o tomate começar a desfazer, tendo o cuidado de mexer de vez em quando.
- Acrescente os pedaços de pimento, mexa, e junte depois o arroz e os pedaços de tamboril. Tempere com sal e pimenta a seu gosto e mexa.
- Junte a água da cozedura do peixe (o dobro do volume de arroz) e deixe cozinhar durante 10 a 12 minutos.
- Assim que o arroz estiver pronto, desligue o fogão. Tempere com coentros a seu gosto, e depois tape a panela e deixe o arroz descansar por 5 minutos antes de o servir.
Notas
- A receita fica também bem com outro tipo de peixe, especialmente peixes brancos como a pescada, ou com uma mistura de peixes.
- Acrescente um pouco de cenoura cortada em pedaços pequenos para dar ainda mais cor e riqueza nutricional ao prato.
- Pode trocar os tomates maduros por polpa de tomate, de compra ou caseira, o que lhe poupa algum tempo de preparação.
- Junte frutos do mar ou camarão ao seu arroz para um resultado ainda mais rico. Nesse caso, adicione-os ao mesmo tempo que o arroz.
- Os coentros devem ser preferencialmente frescos, mas, se não os tiver, pode muito bem usar coentros secos.