Arroz doce com leite condensado

Mais populares

O arroz doce é uma daquelas sobremesas que, apesar de ser tradicional, ainda conquista novos apreciadores a cada geração. Além disso, é muito fácil de preparar, e pode ser feita com os mais diversos ingredientes, já que agora existem diversas receitas deste doce. Hoje, explicamos-lhe como fazer arroz doce com leite condensado.

Que tal servir uma sobremesa típica do nosso país, preparada à base de arroz carolino, que vai encantar quem a prova e render-lhe muitos elogios? Não se preocupe, porque lhe vamos mostrar como preparar o tradicional arroz doce com leite condensado e tornar as suas ocasiões em família inesquecíveis. Quer aprender a fazer esta sobremesa esplêndida e encantar a todos? Então, leia este artigo até o final, pois vamos-lhe ensinar a fazer arroz doce com leite condensado, uma receita que vai deixar quem o prova muito impressionado.

Quais são os ingredientes deste arroz doce com leite condensado?

Para o preparo, vamos utilizar ingredientes práticos, fáceis de encontrar nos supermercados e que, adicionalmente, possuem propriedades medicinais muito benéficas à saúde. Irá usar nesta receita: arroz carolino, manteiga, limão, canela, leite morno, gemas, açúcar, leite condensado, sal e limão. Parece muito simples? E realmente é. Basta que siga a forma de preparo que lhe explicamos mais abaixo, e o seu arroz doce com leite condensado vai ser um gigantesco sucesso!

Não recomendamos que faça substituições na receita, porque os ingredientes que lhe sugerimos têm todos um papel de relevo em termos de textura, sabor e dos resultados finais da receita. O único ponto que poderá trocar sem problemas de maior (exceto no ponto da textura) é mesmo o tipo de arroz que vai utilizar para fazer esta sobremesa.

O arroz carolino

Nesta receita de arroz doce com leite condensado iremos utilizar o arroz do tipo carolino. Bastante consumido no nosso país, esse tipo de arroz é o ideal para absorver o sabor dos condimentos que compõem as receitas em geral. Oriundo da culinária japonesa, ele apresenta grãos longos e de largura superior a 2 centímetros. Além de ser um dos tipos de arroz mais consumido aqui em terras lusitanas, ele é perfeito para esta receita com leite condensado. Isto porque durante o seu cozimento, ele absorve totalmente a água e os temperos, o que acentua o seu sabor. Depois de cozido, o grão acomoda-se e fica envolto nos elementos cremosos da receita. É claro que, se preferir, pode utilizar outro tipo de arroz na sua receita.

A canela e os seus benefícios para a saúde

Ingrediente fundamental da nossa receita, a canela é rica em antioxidantes e possui propriedades medicinais anti-inflamatórias. Entre os benefícios que ela oferece, estão: a prevenção do cancro, a diminuição dos níveis de açúcar no sangue e a redução do risco de doenças cardíacas. Iremos usar paus de canela nesta receita, para dar mais sabor ao seu arroz e, consequentemente, à sobremesa. Mas também pode adicionar um pouco mais de canela no final, polvilhando um pouco de canela em pó por cima do seu arroz doce com leite condensado.

Bebidas perfeitas para acompanhar o arroz doce com leite condensado

Ao servir esta sobremesa extraordinária, não se esqueça das bebidas que vão tornar a experiência dos seus convidados e família ainda mais inesquecível. Eles vão certamente adorar harmonizar o arroz doce com leite condensado com duas opções de bebidas simplesmente sensacionais: o café com especiarias e o licor de mel. Estas duas receitas são bastante simples e têm um sabor aromático e doce que combina muito bem com os sabores desta receita, pelo que são uma combinação simplesmente imperdível.

Portanto, deite mãos à obra e prepare este arroz doce com leite condensado incrível. Bom apetite!

Arroz doce com leite condensado

Uma receita de arroz doce simples e cheia de sabor.
Preparação 5 mins
Cozedura 40 mins
Total 45 mins
Refeição Doces
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 250 g de arroz carolino
  • 50 g de manteiga
  • 1 casca de limão
  • 2 paus de canela
  • 2,5 dl de leite morno
  • 4 gemas
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 250 g de açúcar
  • Qb de sal

Preparação
 

  • Coza o arroz em água com sal e com a manteiga. Depois, deixe-o arrefecer com a casa do limão e os paus de canela.
  • Adicione aos poucos o leite ao arroz, até conseguir obter uma mistura cremosa.
  • Junte o açúcar e bata mais um pouco.
  • À parte, bata as gemas e junte-lhes um pouco do arroz. Misture bem e despeje esta mistura no restante arroz.
  • Leve tudo a lume alguns minutos, mexendo sempre.
  • Desligue o fogão e coloque o arroz num tabuleiro de ir ao forno. Deixe arrefecer, e depois pré-aqueça o forno a 200ºC.
  • Coloque o leite condensado por cima do arroz doce, sem mexer, e leve ao forno uns minutos, até gratinar. Deixe arrefecer ligeiramente antes de servir.

Dicas

  • Dê algum sabor extra ao seu leite aquecendo-o juntamente com alguns paus de canela e a casca de um limão.
  • O melhor arroz para esta sobremesa é o carolino, mas pode sempre usar outros tipos em sua substituição.
  • Vá acompanhando o arroz doce enquanto este está no forno, para evitar que a sobremesa se queime.
  • Espalhe um pouco de canela em pó por cima da sobremesa antes de a servir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes