Bacalhau à bruxa de Valpaços

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

Se há culinária onde o bacalhau impera, é na culinária portuguesa! Temos imensas receitas com este ingrediente, o que nos permite ir variando nas nossas refeições e na forma como as apresentamos. Na receita de hoje, o bacalhau é conjugado com sabores simples, mas que combinam muito bem. Hoje, deixamos-lhe a nossa versão do Bacalhau à Bruxa de Valpaços.

Apesar do bacalhau ser uma tradição da culinária do nosso país e de ser muitas vezes servido na forma convencional, existem preparações que vão além do comum e que deixam esse peixe ainda mais saboroso. Que tal surpreender seus convidados com um prato que, além de ter um nome curioso, prima por sabores que vão embasbacar os seus convidados?

Quer aprender a fazer um bacalhau à bruxa de Valpaços e surpreender toda a sua família? Neste artigo, vai conhecer um pouco mais sobre esta iguaria incrível e como prepará-la de forma simples, rápida e fácil.

Afinal, quem é essa tal bruxa de Valpaços? Ela existiu realmente?

É provável que, neste ponto, se esteja a perguntar “quem é essa tal bruxa de Valpaços”. Sabemos que a sub-região de Valpaços é mais conhecida em todo o país pelos seus vinhos e azeites. Porém, será que nessa localidade realmente existia uma bruxa, como o nome deste bacalhau á bruxa de Valpaços faz crer?

Tudo indica que, na realidade, esta “bruxa” era tão somente uma cozinheira bastante reconhecida pelos dotes culinários, e que tinha o seu dom considerado quase como uma feitiçaria, tamanha era sua habilidade na cozinha.

Outra pergunta que deve estar a fazer a si mesmo é: “será que essa tal bruxa cozinhava tão bem, a ponto de deixar um prato com seu nome como legado”? A resposta é sim. Como o seu prato de bacalhau alcançou extrema fama na região, nasceu, pela popularização, o prato que se tornaria conhecido como bacalhau à bruxa de Valpaços.

Muito curioso, não? Vamos, agora, conhecer um pouco mais sobre o ingrediente fundamental desta receita: o bacalhau.

O consumo de bacalhau faz bem

O bacalhau é um peixe magro, rico em ómega 3 e em vitaminas A, D, E, B6 e B12. Este alimento tem baixo valor calórico e é uma fonte de magnésio, fósforo, cálcio e sódio. Este peixe, além de extremamente versátil, é considerado uma grande riqueza oriunda dos mares. Incluir esse alimento no cardápio é uma escolha certeira para quem busca diminuir o colesterol mau e fortalecer o sistema imunológico.

Ao mesmo tempo, para quem busca uma dieta rica em proteínas e se quer afastar de alimentos calóricos, o bacalhau é uma ótima escolha. Ele ajuda a deixar os músculos saudáveis e é um grande aliado de quem faz exercícios focados em fortalecimento muscular. Além disso, ajudar a reduzir o stress e a depressão.

Por conter em sua composição vitamina B12 e selénio, o bacalhau é um aliado também para a prevenção do cancro de cólon, benefício que pode ser obtido com o consumo regular dele. Este peixe incrível ainda deixa a pele menos oleosa, prevenindo o surgimento de acne e um dos seus principais benefícios é o combate às doenças cardiovasculares.

Sopas deliciosas que pode servir com o bacalhau à bruxa de Valpaços

Que tal servir este prato sensacional com sopas que vão realçar ainda mais o sabor do bacalhau? Uma ótima opção é a sopa de alho francês, feita com esse alimento de sabor tão agradável. Outra excelente alternativa é a sopa de nabiças, que adiciona novos sabores ao bacalhau.

Não perca mais tempo e venha connosco aprender a preparar o bacalhau à bruxa de Valpaços e deixar os seus convidados completamente extasiados. Prepare-se para muitos elogios! Siga o modo de preparo abaixo e faça o sublime bacalhau à bruxa de Valpaços! Depois, volte e conte-nos como ficou, deixando um comentário. Bom apetite!

Bacalhau à bruxa de Valpaços

Uma receita de bacalhau rica em sabor.
Preparação 10 minutes
Cozedura 30 minutes
Total 40 minutes
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 kg de bacalhau
  • 6 cebolas
  • 2 alhos
  • 1 dl de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 50 g de toucinho
  • 600 g de batata
  • 3 colheres de sopa de vinagre
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 ramo de salsa
  • Qb de sal e pimenta

Preparação
 

  • Retire a pele e as espinhas ao bacalhau. Corte também a cebola em rodelas, os alhos em tiras, e pique o toucinho. Corte as batatas em rodelas.
  • Numa panela, coloque uma camada de cebolas, seguido de uma camada de bacalhau, e de uma camada de batata, toucinho e alho. Polvilhe com uma colher de farinha, e tempere com um pouco de sal e pimenta.
  • Repita as camadas até esgotar os ingredientes (deverão ser três camadas).
  • Regue bem com o azeite, tape a panela e leve ao lume durante 30 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho.
  • Pique a salsa e espalhe-a por cima do prato antes de o servir.

Dicas

  • Não corte as batatas em rodelas muito grossas, já que isso atrasaria a confeção do prato.
  • Junte um bom fio de azeite ao fundo da panela antes de começar a colocar as cebolas, para evitar que estas se queimem.
  • Procure não mexer muito na panela enquanto os ingredientes cozinham, para não desfazer as camadas.
  • Se quiser, pode juntar duas folhas de louro à panela, para dar ainda mais sabor ao bacalhau.
  • Vá controlando a cozedura das batatas e do bacalhau, já que, dependendo do fogão, pode demorar mais ou menos tempo a cozinhar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas