Bacalhau de Natal

Mais populares

Se há clássico no nosso país por alturas do Natal, é os pratos de bacalhau, especialmente o bacalhau cozido, que combina muito bem com os diferentes legumes que se costumam fazer como acompanhamento. Além disso, é um daqueles pratos que não demora muito a fazer, mas que tem um sabor muito apelativo e que agrada a todos os membros da família.

Isso é perfeito para uma ocasião como o Natal, em que passamos muito tempo na cozinha a preparar as diversas entradas e doces, assim como os acompanhamentos para o prato principal. Se conseguirmos usar receitas que requeiram o mínimo da nossa atenção para saírem bem, as hipóteses de termos uma ceia completa sem termos muito trabalho aumentam exponencialmente. E uma dessas receitas é precisamente a do bacalhau de Natal.

A estrela do prato

O bacalhau é, claro, a estrela deste prato. É importante que garanta que o bacalhau se encontra no ponto de sal, porque, como este ingrediente vai ser apenas cozido, qualquer variação neste ponto poderá arruinar o seu prato. Quando fazemos outras receitas, como o bacalhau com natas, o ponto de sal pode variar um pouco e estar um pouco menos que perfeito, mas, como usamos outros ingredientes para o cobrir, isso não será tão notado. Neste caso, no entanto, o bacalhau terá de brilhar por si mesmo.

Portanto, dessalgue o bacalhau de Natal com alguns dias de antecedência, para garantir que acerta no ponto de sal. Fazendo esta tarefa com tempo, não terá de ter tantas preocupações conforme se aproxima o dia de preparar os seus pratos de festa, deixando-lhe o dia anterior à consoada livre para ir preparando algumas sobremesas ou entradas.

O facto de se colocar o bacalhau em leite por cerca de duas horas antes da preparação ajuda a tornar o bacalhau mais macio e saboroso. É claro que este passo é opcional, e que pode perfeitamente fazer um prato saboroso sem demolhar o bacalhau no leite. No entanto, recomendamos-lhe que experimente fazê-lo pelo menos uma vez, para perceber a diferença neste ingrediente em termos de resultados finais.

Os acompanhamentos

O bacalhau de Natal costuma ser acompanhado por legumes e grãos cozidos, porque estes não requerem muita atenção durante a preparação e combinam muito bem com o bacalhau cozido. Tradicionalmente, usam-se batatas, ovos e cenouras cozidas, assim como couve salteada, mas pode usar os legumes que preferir. Brócolos, couve-flor e nabo são uma opção cada vez mais popular nas mesas de Natal. Por seu lado, o uso de grão-de-bico nesta celebração é também muito comum, porque este ingrediente combina na perfeição com o bacalhau e com os restantes ingredientes. O grão-de-bico pode ser cozinhado em casa ou ser comprado já cozido, sendo que, neste último caso, apenas terá que o aquecer numa frigideira antes de o servir.

Um toque de sabor

É claro que um prato em que todos os ingredientes são cozidos pode ter um pouco menos de apelo em termos de sabor, e é por isso que a finalização é importante. Nesta receita, recomendamos-lhe que aqueça um pouco de azeite numa frigideira e salteie alguns alhos picados nele, regando depois o bacalhau e os legumes com esse molho. Isto ajudará a dar um toque extra de sabor ao seu bacalhau de Natal. Por outro lado, pode e deve polvilhar um pouco de salsa por cima do seu prato antes de o servir, ou usar outras ervas aromáticas a seu gosto para dar mais vida ao prato.

Como vê, fazer um bacalhau de Natal delicioso não tem muito que se lhe diga. Apenas terá que fazer uma preparação dos ingredientes e seguir os passos da receita que aqui lhe deixamos. Depois, é só aproveitar os resultados. Bom apetite!

Bacalhau de Natal

A receita perfeita para o dia de Natal
Preparação 10 mins
Cozedura 30 mins
Total 40 mins
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 2 lombos de bacalhau demolhados
  • 2 ovos
  • 2 cenouras
  • 1 chávena de grão de bico cozido
  • 6 batatas pequenas
  • 6 dentes de alho
  • q.b. de sal, azeite, salsa picada e leite

Preparação
 

  • Cubra o bacalhau com leite e deixe no frigorífico por duas horas.
  • No final desse tempo, coza o bacalhau em água abundante, juntamente com os ovos. Coza também os legumes, numa panela com água e sal, e reserve.
  • Coloque tudo num prato de servir. Numa frigideira, coloque um pouco de azeite e os alhos picados. Deixe dourar para ganhar sabor e desligue.
  • Cubra o bacalhau e os legumes com o azeite e o alho. Termine com um pouco de salsa picada, para decorar e dar sabor.

Dicas

  • Pode usar outros legumes a seu gosto, como brócolos e couve.
  • As batatas podem ser cozidas com ou sem a casca, consoante o que preferir.
  • Pode temperar o bacalhau com um pouco de noz moscada e depois cobri-lo com o leite, para lhe dar um sabor diferente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes