São várias as receitas de bacalhau que existem no nosso país, com algumas a serem mais populares e reconhecidas que outras. A receita que hoje lhe deixamos, de bacalhau espiritual, é bastante conhecida e apreciada em Portugal, com cada família e restaurante a ter a sua versão. Neste caso, mostramos-lhe uma forma simples de recriar esta receita, com excelentes resultados.
Pode sempre personalizar este bacalhau espiritual a seu gosto, adicionando ingredientes como espinafres, bacon, fiambre, alho francês, cogumelos ou salsa. Não tenha receio de usar a sua imaginação para tornar este prato mais seu, porque os seus sabores combinam muito bem com praticamente qualquer ingrediente que lhe queira adicionar.
Reúna os ingredientes e faça este maravilhoso bacalhau espiritual em sua casa. Bom apetite!
Bacalhau espiritual
Ingredientes
- 600 g de bacalhau dessalgado
- 2 cenouras raladas
- 2 cebolas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 3 fatias de pão
- 250 ml de leite
- 250 ml de molho bechámel
- 200 g de queijo ralado
- 2 colheres de sopa de azeite
- Q.b. de sal, pimenta e noz-moscada
Preparação
- Coza o bacalhau por cerca de 10 minutos, escorra e reserve a água. Depois, desfie o bacalhau e retire a pele e as espinhas.
- Corte o pão em pedaços e coloque-o numa tigela. Coloque o leite no pão e deixe amolecer. Se quiser, pode usar água do cozimento do bacalhau em vez de leite para dar mais sabor.
- Numa frigideira, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho até ficarem macios. Adicione a cenoura ralada e cozinhe por mais alguns minutos, mexendo de vez em quando.
- Adicione o bacalhau e o pão escorrido e misture bem. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto e misture tudo.
- Despeje a mistura sobre um tabuleiro untado com manteiga e espalhe bem. Cubra com molho bechámel e polvilhe com queijo ralado.
- Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos ou até o queijo dourar. Retire do forno e sirva quente.
Notas
- Escolha um bacalhau de boa qualidade, com postas firmes e altas. Em vez do bacalhau salgado, opte, se possível, por bacalhau fresco ou congelado, pois o bacalhau salgado tem menos sabor e mais sal.
- Retire previamente o sal do bacalhau, deixando-o de molho em água fria durante 24 horas e mudando várias vezes a água. Isto torna o bacalhau mais macio.
- Se desejar, pode adicionar outros ingredientes ao recheio do bacalhau espiritual, como cogumelos, espinafres, alho francês, azeitonas, fiambre ou bacon. Use a criatividade e altere a receita de acordo com o seu gosto.
- Se quiser, pode substituir o queijo ralado por fatias de queijo, por exemplo mozarela, emmental ou gouda. O mais importante é que o queijo derreta bem e forme uma crosta dourada sobre o bacalhau espiritual.
- Se não tiver pão do dia anterior, pode usar pão fresco, mas antes de o demolhar no leite torre-o um pouco no forno ou na torradeira. Assim, o pão fica mais firme e não espalha tanto na mistura.
- Se sobrar bacalhau espiritual, pode guardá-lo num recipiente hermético no frigorífico por até 3 dias ou no congelador por até 3 meses. Basta reaquecer no forno ou micro-ondas.