Banana split rápida

Mais populares

Haverá sobremesa mais clássica e irresistível no verão que uma banana split? É uma receita muito versátil, que lhe permite usar qualquer tipo de gelado ou calda de que gosta, e que pode ser complementada com coisas como frutos secos e chantilly. Apenas tem de seguir a receita e recriar esta sobremesa em sua casa em poucos minutos.

Se procura uma sobremesa exagerada, mas saborosa, para celebrar o verão, não procure mais: uma clássica banana split é ideal para si. É fácil montar esta sobremesa em casa: tudo o que precisa é de gelado, algumas coberturas divertidas (como a amêndoa e o chocolate, neste caso), e uma banana madura para a base. Enquanto que a versão clássica começa com colheradas de gelados de chocolate, baunilha e morango, nesta receita optamos por não lhe dizer que sabor de gelado usar, para que possa usar a sua imaginação.

A origem da banana split

A origem desta sobremesa é controversa, mas a maioria dos historiadores acredita que foi criada pela primeira vez em 1904 por um optometrista em Latrobe, Pensilvânia, chamado David “Doc” Strickler. Strickler foi inspirado pelos sundaes carregados de fruta que viu enquanto estava de férias em Atlantic City, no verão de 1904, e aspirou a criar algo semelhante quando regressou a Latrobe utilizando a fruta da banana, que, naqueles dias, era enviada para a Pensilvânia por via de Nova Orleães.

Hoje, a sobremesa é constituída por uma banana descascada cortada ao meio longitudinalmente, e servida com gelado e molho. Há muitas variações, mas a clássica banana split é feita com três colheres de gelado (uma de baunilha, outra de chocolate, e outra de morango). Um molho ou molhos (chocolate, morango e ananás são tradicionais) são usados para regar o gelado, que pode ser também coberto com chantilly e cerejas marasquino. Os frutos secos (geralmente amêndoas ou nozes) são opcionais, mas muito usados.

Montar a sobremesa

Para montar a banana split, coloque as metades da banana em dois pratos longos e rasos. Coloque três colheres de gelado em cada prato. Depois, apenas tem de espalhar o molho de chocolate e a amêndoa picada. Para um sabor diferente, pode sempre usar gelado caseiro, como é o caso do nosso gelado de morango, gelado de chocolate e gelado de nata (também pode usar gelado de ananás). O topping do chocolate também pode ser caseiro, podendo ver a receita aqui.

Uma banana split é uma sobremesa deliciosa e perfeita para todas as ocasiões. Embora existam muitas variações desta receita, a tradicional utiliza bananas, três sabores diferentes de gelado, e muitas coberturas diferentes. Se quiser experimentar algo diferente, pode fazer um banana split mais saudável com iogurte congelado. Pode também experimentar fazer um parfait de banana split ou mesmo um batido de banana split!

Adições originais

Os xaropes e molhos são uma parte essencial de qualquer banana split. Os molhos clássicos incluem chocolate, caramelo, e molho de morango, mas pode ser criativo e experimentar outros sabores como ananás ou caramelo. Para tornar a sua sobremesa ainda mais indulgente, tente adicionar pedaços de doces, como M&Ms, Milky Way, Snickers, pedaços de chocolate, e gomas de ursinhos. A fruta fresca é uma adição saudável e deliciosa a qualquer banana split. Morangos fatiados, kiwi, ananás, pêssego, e mirtilos são excelentes opções. Também se podem adicionar outras frutas frescas como framboesas, amoras, e mangas.

Faça ainda hoje a sua sobremesa e verá que vai querer repetir muitas mais vezes esta receita em sua casa, seja em que ocasião for. Até porque vai fazer um grande sucesso com toda a gente que a provar, sejam adultos ou crianças. Bom apetite!

Banana split rápida

Um clássico que sabe sempre bem no verão
Preparação 2 mins
Cozedura 2 mins
Total 4 mins
Refeição Doces
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 2 bananas
  • 6 bolas de gelado de sabor à sua escolha
  • Qb de calda de chocolate e amêndoa picada

Preparação
 

  • Corte as bananas a meio, no sentido do comprimento.
  • Coloque duas metades de banana em cada recipiente.
  • Ponha três bolas de gelado sobre cada porção.
  • Coloque um pouco de calda de chocolate e cubra com amêndoa picada.

Dicas

  • Também pode cobrir com pedaços de chocolate, ou com outro fruto seco a seu gosto.
  • Se gostar, coloque um pouco de chantilly entre cada bola de gelado.
  • Também pode usar calda de morango em vez de calda de chocolate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes