Barcos de pepino e atum

Mais populares

Num dia de verão, sabe sempre bem um petisco ou uma entrada refrescante, nutritiva e cheia de sabor. Nestas ocasiões, receitas como a que aqui lhe deixamos, de barcos de pepino e atum, são muito úteis, já que nos permitem ter uma pequena refeição em pouco tempo. Apenas terá de seguir as nossas dicas e indicações e, em alguns minutos, terá algo de delicioso em mãos.

Este prato tanto pode ser usado como entrada, numa ocasião em que tenha convidados, por exemplo, ou ser usado no prato principal, acompanhando de uma salada ou até mesmo de algum prato mais quente. Seja qual for a opção que escolher, o sabor incrível está garantido!

O pepino

Nesta receita, o pepino vai ser lavado e descascado de uma forma grosseira. No entanto, se preferir, pode criar desenhos na sua casaca, ou mesmo um padrão de riscas, para um toque decorativo diferente. Dependendo do que escolher, levará mais ou menos tempo a preparar os pepinos para a receita. Depois de descascados os pepinos, irá cortar as suas pontas arredondadas e cortá-los ao meio. Também tem a opção de os cortar em pedaços mais pequenos, caso queira. Para decidir qual é o melhor tamanho, pense na ocasião e qual é a necessidade que estes barcos de pepino e atum têm de preencher: se for servido como acompanhamento, poderá deixar o pepino em pedaços maiores; por sua vez, se for servido como entrada, pode cortar em pedaços mais pequenos, para que cada um posso provar um pouco de tudo sem ter de comer demasiado.

O passo seguinte será retirar cuidadosamente o interior do seu pepino, de modo a que, depois, o possa preencher com o paté. Para isso, pode usar uma colher pequena, escavando cuidadosamente para evitar partir o pepino.

O paté de atum

Para rechear o pepino, iremos utilizar paté de atum. Este paté pode ser de compra ou caseiro. O paté de compra tem a vantagem de estar já preparado, pelo que apenas tem que o colocar no pepino e servir. Por outro lado, o paté de atum caseiro não é difícil de se fazer, demora poucos minutos a estar pronto e permite-lhe controlar melhor os sabores dos seus barcos de pepino e atum. Por exemplo, poderá adicionar ao seu paté caseiro um pouco de cebola e alho ou até mesmo um pouco de tomate, o que ajudará a tornar o seu paté ainda mais refrescante e saboroso.

Se está à procura de uma receita para complementar este prato, sugerimos que faça o nosso paté de atum e ovo. Caso prefira utilizar um sabor diferente nos seus barcos, pode sempre fazer um paté de delícias do mar fresco ou um paté de camarão caseiro. Regra geral, qualquer paté de peixe ou marisco irá combinar muito bem na receita, pelo que poderá usar a sua imaginação para criar combinações diferentes de sabor.

O uso do cebolinho

O cebolinho vai ajudar a finalizar o seu prato, ajudando a unir os diferentes sabores e dando um toque decorativo antes de servir os seus barcos de pepino e atum. No entanto, pode sempre utilizar outras ervas aromáticas a seu gosto, ou uma combinação de diferentes ervas. Algumas pessoas também gostam de cobrir estes barcos de pepino e atum com um pouco de pão ralado, que ajuda a dar ainda mais sabor e um toque diferente a este prato. Outra boa opção é decorar com algumas rodelas de azeitona preta.

Estes barcos de pepino e atum são a forma perfeita de se refrescar, não demorando muito a estarem prontos. São também ricos em sabor, combinando bem com os mais diversos acompanhamentos e pratos. Bom apetite!

Barcos de pepino e atum

Um petisco refrescante e saboroso
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • Pepinos frescos
  • Q.b de paté de atum
  • Q.b de cebolinho fresco

Preparação
 

  • Lave os pepinos e descasque-os de forma grosseira. Corte as pontas arredondadas e depois corte cada pepino ao meio.
  • Raspe o interior do pepino, retirando as sementes. Depois preencha a cavidade com paté de atum, cubra com cebolinho e sirva.

Dicas

  • Pode optar por cortar o pepino em pedaços ainda mais pequenos.
  • O paté de atum pode ser caseiro ou de compra, segundo a sua preferência. Também pode usar paté de outros sabores.
  • Pode enriquecer ainda mais o barco de pepino usando um pouco de cebola, alho e tomate picado, misturados com o paté.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes