Batatas assadas com alecrim

A não perder

As batatas são dos acompanhamentos mais versáteis, podendo ser feitas de diversas formas e recorrendo aos mais variados sabores. Nesta receita de batatas assadas com alecrim, o aroma predominante é aromático e muito rico. E o melhor de tudo é que não são precisos muitos ingredientes para fazer estas batatas em sua casa, e que provavelmente até os terá em sua casa neste preciso momento.

Para além do seu sabor e poucos ingredientes, a rapidez da preparação é também outra vantagem desta receita, que vai usar o calor do forno para ficar pronta. Este é, portanto, um daqueles acompanhamentos que fica delicioso e que requer muito pouco trabalho da sua parte, sendo por isso ideal para os mais diversos tipos de ocasião, dos jantares a meio da semana a quando tem convidados em sua casa.

Cortar ou não as batatas?

Será que deve cortar as batatas para fazer estas batatas assadas com alecrim? A verdade é que tudo depende das batatas que tiver e, mais concretamente, do seu tamanho. Se tem batatas pequeninas, próprias para assar, poderá levá-las ao forno mesmo assim, embora possa ter de as deixar a cozinhar durante mais uns minutos, dependendo do seu tamanho. Se as suas batatas são maiores, ou se quer um sabor ainda mais marcante, corte as suas batatas em cubinhos. Isto vai permitir que o sabor se espalhe ainda mais, o que lhe vai garantir que as suas batatas assadas com alecrim serão ainda mais apelativas.

O papelote

Para cozinhar as nossas batatas, vamos fazer um papelote com o papel de alumínio. Isso vai permitir que as suas batatas cozinhem sem queimar, ajudando também a que os sabores fiquem mais contidos e, por isso mesmo, ainda mais marcantes. Para o fazer, coloque papel de alumínio no fundo do tabuleiro de ir ao forno, tendo o cuidado de deixar margem suficiente para fechar as batatas.

Ponha as batatas por cima do papel de alumínio, tempere da maneira que lhe indicamos e coloque a manteiga. Feche bem o papelote e leve ao forno pelo tempo indicado. Quando as suas batatas assadas com alecrim estiverem quase prontas, irá abrir o papel de alumínio, para que elas ganhem um pouco mais de cor.

O que acrescentar?

Terá uma receita simples e muito saborosa se seguir as nossas indicações, mas pode também fazer algumas adições ao prato que o deixarão ainda mais do seu agrado. Por exemplo, para além do alecrim, pode usar outras ervas aromáticas, como o manjericão ou os orégãos, criando uma mistura de ervas que realce o sabor das batatas. Pode também usar um pouco de alho em pó ou até um pouco de pimentão doce, para dar ainda mais sabor e cor às suas batatas assadas com alecrim.

Acompanhar esta receita

Estas batatas acompanham bem todo o tipo de ingredientes, pelo que não lhe será difícil encontrar combinações de sabores que sejam do seu agrado. Mas, se precisa de inspiração, não se preocupe, porque nós ajudamos. Pode, por exemplo, experimentar esta receita com o lombo assado suculento, o frango ao molho piri piri, o salmão com crosta de queijo ou os filetes de pescada com camarão, receitas simples, mas cheias de sabor que farão as delícias de quem as provar.

Se ficou com água na boca, curiosidade e vontade de recriar em sua casa as nossas batatas assadas com alecrim, apenas tem de reunir os poucos ingredientes e seguir as indicações que lhe deixamos abaixo. Os resultados, esses, serão certamente excelentes, e talvez esta até se torne uma das suas receitas preferidas, a repetir muitas vezes na sua casa. Bom apetite!

Batatas assadas com alecrim

Uma receita saborosa e muito fácil de recriar
Preparação 10 mins
Cozedura 45 mins
Total 55 mins
Refeição Acompanhamentos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 kg de batatas
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Papel de alumínio
  • Qb de sal, pimenta e alecrim

Preparação
 

  • Pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte as batatas em pedaços.
  • Num tabuleiro de ir ao forno, coloque um pouco de papel de alumínio, e as batatas em cima.
  • Tempere com o sal, pimenta e alecrim e espalhe a manteiga ao longo das batatas.
  • Feche o papel de alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Findo este tempo, descubra o papel de alumínio e deixe por mais 15 minutos no forno. Sirva quente.

Dicas

  • Para além do alecrim, pode usar outras ervas aromáticas, como orégãos e tomilho.
  • Pode também usar um pouco de pimentão para dar mais cor às batatas.
  • Dependendo do forno, pode demorar mais ou menos tempo a cozinhar, por isso vá controlando o ponto de cozedura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas