Batatas assadas com queijo ralado

Mais populares

As batatas assadas são um acompanhamento muito usado no nosso país, podendo ser combinadas com os mais diversos ingredientes para lhes dar ainda mais sabor. Para um prato diferente, experimenta estas deliciosas batatas assadas com queijo ralado. Experimente e diga-nos se gostou nos comentários!

Fazer umas batatas no forno não tem muito que se lhe diga é é algo que lhe permite ter uma refeição mais completa sem que para isso tenha que perder muito tempo na cozinha. Afinal, apenas tem que descascar as batatas (caso seja necessário), colocar tudo no forno e deixar que este faça a sua magia. Portanto, esta receita de batatas assadas com queijo ralado é uma daquelas que lhe convém ter sempre de reserva, porque é muito versátil e perfeita para as mais diversas ocasiões.

As batatas

Nesta receita, tanto pode optar por lavar bem as batatas e cozinhá-las com a casca, como por descascá-las e só depois cozinhá-las. Se não tem a certeza da proveniência das batatas ou não sabe bem que tipo de produtos possam ter sido utilizados nela, o melhor será sempre jogar pelo seguro e descascá-las. No caso contrário, deixar as cascas ajuda a dar um toque mais rústico ao seu prato e ficar com uma textura ainda mais interessante como resultado final.

As suas batatas vão ser temperadas com sal, paprika, alho e orégãos, sendo regadas também por azeite. Esta mistura de sabores vai-lhe permitir conseguir uma agradável cor dourada nas suas batatas assadas com queijo ralado, dando-lhe ao mesmo tempo todo o seu sabor. É claro que pode sempre utilizar outras ervas aromáticas da sua preferência, como o alecrim ou o tomilho (ou uma mistura de diversas ervas). Neste caso, recomendamos que use ervas secas, para que aguentem melhor o tempo no forno.

O queijo

Para esta receita, indicamos-lhe o uso de queijo da ilha ralado, perfeito para dar um sabor mais forte ao prato, sem que se torne demasiado para o paladar. No entanto, pode usar qualquer outro tipo de queijo ralado de que goste para estas batatas assadas com queijo ralado. Por exemplo, se procura um sabor mais suave, use queijos como a mozarella ou o flamengo. Para um sabor ainda mais forte e mais variedade, pode usar uma mistura de queijos de compra, que lhe permite dar toda uma nova vida a esta receita.

O tempo no forno

Não lhe indicamos um tempo de forno para esta receita porque o tempo que as batatas vão levar a gratinar vai depender muito do seu eletrodoméstico e do tipo de queijo utilizado. Portanto, recomendamos-lhe que preste atenção ao cozinhado enquanto este estiver no forno, para que possa retirar as suas batatas assadas com queijo ralado na altura certa.

Servir este prato

Devido ao seu sabor versátil, este prato pode ser combinado com os mais diversos ingredientes para assim criar uma refeição mais completa e nutritiva. Portanto, não deverá ter dificuldades a combiná-lo com as suas receitas preferidas. No entanto, se precisa de inspiração, não se preocupe, porque nós ajudamos. Experimente as batatas assadas com queijo ralado as nossas receitas de strogonoff de vaca com café, de frango assado ao alho e alecrim, de bacalhau no forno com mostarda ou de pescada com laranja no forno. Todas estas receitas são bastante saborosas e vão fazer as delícias de quem as provar, especialmente se combinadas com as suas batatas.

Se ficou com vontade de experimentar estas incríveis batatas assadas com queijo ralado, apenas terá de seguir as nossas indicações, que lhe deixamos já a seguir, e deliciar-se com os resultados. Temos a certeza de que é um daqueles pratos a repetir mais vezes. Bom apetite!

Batatas assadas com queijo ralado

Um acompanhamento rico e saboroso
Preparação 20 mins
Cozedura 10 mins
Total 30 mins
Refeição Acompanhamentos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 kg de batatas
  • 1 colher de sobremesa de sal grosso
  • 1 colher de sopa de paprika
  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 150 g de queijo da ilha ralado
  • Qb de água e orégãos secos

Preparação
 

  • Lave as batatas e coza-as em água abundante e o sal. Entretanto, aqueça o forno a 200ºC.
  • Corte as batatas em gomos e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno. Adicione-lhe os dentes de alho picados e misture.
  • Misture o azeite e a paprika e regue as batatas com este preparado. Cubra com os orégãos secos e com o queijo ralado, e leve ao forno até gratinar.

Dicas

  • Pode usar outras ervas aromáticas secas para dar ainda mais sabor a este acompanhamento.
  • Se não tiver queijo da ilha, pode usar outros tipos de queijo ralado para gratinar.
Artigo anteriorFeijão preto rico
Próximo artigoArroz no forno com salsa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes