Batatas salteadas com chouriço

Mais populares

Existem diversas formas de utilizar as batatas na nossa culinária, das mais simples às mais complexas. E, com tanta receita de batatas, surgem também receitas para aproveitar as sobras destas, criando novos pratos cheios de sabor e cor. É precisamente o caso destas batatas salteadas com chouriço, que aproveitam sobras de batata cozida e lhes dão um toque diferente com o chouriço.

Afinal, desperdiçar comida não é, de todo, algo que se fazia na nossa gastronomia clássica, que não só utilizava as sobras ao máximo, como procurava utilizar o máximo de partes possíveis de um determinado ingrediente. E ainda bem que assim era, porque é graças a isso que temos no nosso reportório diversas receitas de aproveitamento.

As batatas

Para estas batatas salteadas com chouriço, vamos utilizar sobras de batata cozida, um dos ingredientes que mais comummente temos em excesso. Depois de cortarmos as batatas em cubos mais pequenos, para facilitar o reaquecimento, vamos levar as batatas a dourar no azeite, dando-lhe uma cor muito apelativa. Não é por acaso que imensas pessoas preferem até consumir as sobras da batata cozida do que a original em si: o azeite vai ajudar a dar-lhes um exterior mais crocante, mantendo-se o interior suave e macio.

O chouriço

Ingrediente muito utilizado na nossa culinária, o chouriço traz um sabor muito caraterístico aos pratos em que é utilizado. É verdade que hoje sabemos que os enchidos não devem ser consumidos em excesso, mas também é verdade que um dia não são dias, pelo que, de vez em quando, sabe bem utilizar este ingrediente nos mais diversos pratos. Alguns bons exemplos são a salada de favas com chouriço e as amêijoas com chouriço rápidas e deliciosas. Portanto, o chouriço está presente em muitos pratos, das opções mais tradicionais às menos convencionais.

É claro que pode sempre utilizar outros ingredientes em sua substituição nesta receita. Idealmente, irá utilizar algo que dê um sabor muito semelhante ao chouriço, e por isso sugerimos-lhe que use bacon ou até mesmo presunto. No entanto, a receita é tão versátil que pode inclusivamente substituir o chouriço por alternativas como os cogumelos.

Um sabor tradicional

O sabor deste prato de batatas salteadas com chouriço é dado pela combinação do azeite, cebola, alho e colorau. Poderá também acrescentar um pouco de sal, caso pretenda, mas faça-o com cuidado, porque o chouriço já é salgado por si mesmo. O tipo de azeite que vai utilizar tem bastante relevância em termos de sabor final do prato, pelo que lhe recomendamos que utilize um azeite de qualidade, tanto nesta como noutras receitas.

Quanto à cebola e ao alho, pode prescindir de algum destes ingredientes, caso não os tenha ou não goste do seu sabor ou textura. No entanto, estes são os responsáveis por dar mais sabor ao prato, pelo que recomendamos que os utilize sempre que possa. Por fim, o colorau vai ajudar a dar cor às batatas, dando-lhe ao mesmo tempo um sabor muito agradável e um aroma extremamente apelativo.

A decoração final

Não há como enganar quando se usam ervas aromáticas picadas para dar um toque final de sabor a um prato. Neste caso, recomendamos-lhe o uso do cebolinho, mas a salsa é também uma boa opção, até porque combina muito bem tanto com as batatas cozidas como com o chouriço. É claro que também pode utilizar outras ervas à sua escolha. Recomendamos-lhe que use ervas frescas, porque vão dar um maior sabor ao seu prato. Regra geral, as ervas frescas devem ser adicionadas no fim da preparação. Caso use ervas secas, use-as durante o tempo de fogão, para lhes dar tempo de libertar mais do seu sabor.

Fazer umas batatas salteadas com chouriço é muito fácil e dá-lhe um prato saboroso que aproveita as sobras da melhor forma. Bom apetite!

Batatas salteadas com chouriço

A receita perfeita para aproveitar sobras de batata
Preparação 5 mins
Cozedura 10 mins
Total 15 mins
Refeição Acompanhamentos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • Sobras de batata cozida
  • 1/2 chouriço cortado em pedaços
  • 1 cebola pequena e picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Q.b. de azeite e colorau

Preparação
 

  • Corte as batatas em cubos, e prepare os restantes ingredientes.
  • Leve um pouco de azeite a aquecer numa frigideira e refogue nele a cebola e o alho, por uns minutos.
  • Junte a batata e o chouriço, mexa bem e deixe cozinhar por uns minutos.
  • Cubra com um pouco de colorau a seu gosto, volte a mexer e deixe cozinhar até as batatas dourarem um pouco. Sirva logo de seguida.

Dicas

  • Pode aproveitar a receita para usar também sobras de legume cozidas que tenha por casa.
  • Use algumas ervas aromáticas, como a salsa ou o cebolinho, para dar mais cor e sabor ao prato finalizado.
Artigo anteriorMassa com feijão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes