Beringelas panadas

Mais populares

Quando queremos algo com muito sabor, mas ao mesmo tempo que seja fácil de fazer, podemos ter a tendência para pensar que é difícil encontrar uma receita assim, especialmente se estivermos cansados. Mas isso não é verdade, e, para o provar, temos esta receita de beringelas panadas, que podem ser servidas como acompanhamento, entrada ou até como prato principal, acompanhadas de uma salada ou de uma sopa.

As beringelas panadas são uma receita típica da tradição siciliana, especialmente da província de Palermo. Saborosa e estaladiça, esta receita italiana quer poucos ingredientes simples para um sabor realmente espantoso. Este prato é feito com fatias de beringela mergulhadas em ovo, depois em migalhas de pão e queijo ralado, e finalmente fritas em óleo.

Crocantes no exterior e com uma consistência firme no interior, são simplesmente irresistíveis. Vão conquistar todos os seus convidados e até os seus filhos, que normalmente não gostam muito de vegetais…mas estes? Eles não conseguem resistir!

A beringela é boa para si?

A beringela tem sido um ingrediente da medicina tradicional durante milhares de anos. No antigo sistema indiano de medicina ayurvédica, os praticantes utilizavam a beringela branca para tratar a diabetes e as raízes para aliviar a asma.

Embora a beringela não seja o vegetal mais nutritivo, ela dá-lhe um fornecimento decente de potássio e fibras. E com apenas 25 calorias e menos de 1 grama de gordura por porção, é um alimento bastante livre de culpa, mesmo na versão das beringelas panadas.

Os primeiros estudos laboratoriais em células sugerem que a beringela protege contra o tipo de danos no ADN que conduz ao cancro. Mas os investigadores ainda precisam de confirmar este benefício nos seres humanos.

A beringela tem vitaminas A e C, que ajudam a proteger contra os danos celulares. Pode também ajudar as células a processar melhor o açúcar porque é rica num produto químico vegetal natural chamado polifenol, o que é muito útil se tiver diabetes. Portanto, incorporar a beringela em pratos como as beringelas panadas é uma boa forma de trazer este ingrediente para a sua alimentação.

Como escolher a beringela perfeita

É melhor colher beringelas médias a pequenas que sejam mais tenras e contenham menos sementes do que as maiores. Vai encontrar sementes na beringela, mas não se preocupe, porque as pode comer, apenas tem de se certificar de que são brancas e não pretas. As sementes pretas indicam um vegetal mais velho e duro.

Pode-se saber se a beringela é tenra e jovem pela sua firmeza, tamanho, cor e uniformidade. As melhores são tenras mas firmes, com pele lisa e brilhante. Em bom estado o caule deve ser verde brilhante, uma vez que se torna castanho torna-se menos desejável.

É necessário salgar a beringela antes de fazer as beringelas panadas?

Depende da beringela, se a beringela é jovem e tenra então não, embora isso ajude a tornar o prato mais tenro e menos amargo. Se tiver tempo, recomendamos que o faça. Numa tigela grande deite a beringela fatiada com um pouco de sal, e deixe repousar durante cerca de 20-30 minutos. Depois escorra a beringela, seque-a com papel de cozinha e prossiga com a receita.

Será que posso usar uma Airfryer e não óleo para fazer as beringelas panadas?

Para as fritar numa fritadeira a ar, coloque-as numa única camada na bandeja e frite a 190º C durante aproximadamente 5 minutos. Depois vire tudo e volte a fritar por mais uns minutos.

Como armazenar as beringelas panadas?

É sempre melhor comer as beringelas panadas assim que esta é feita, mas se tiver sobras, não se esqueça de as colocar num recipiente hermético e refrigerar. Elas ficarão bem guardadas no frigorífico por até 2-3 dias. Reaqueça no microondas ou no forno a uma temepratura baixa.

Não é possível congelar a beringela já frita. No entanto, pode preparar as fatias de beringela com antecedência e congelá-las cruas, já panadas. Cozinhe-as como normal sem as descongelar.

Faça as suas beringelas panadas seguindo a nossa receita e surpreenda-se com o seu sabor. Bom apetite!

Beringelas panadas

Um prato simples, mas que vai querer repetir vezes sem conta!
Preparação 10 mins
Cozedura 3 mins
Total 13 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 750 g de beringelas
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 100 g farinha
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de água
  • Qb de óleo, sal e pimenta

Preparação
 

  • Corte as beringelas em rodelas grossas, tempere-as com sal e pimenta e deixe-as em água durante 10 minutos.
  • Rale o queijo parmesão e misture com as 100g de amêndoas raladas.
  • Bata os ovos com a água.
  • Escorra as rodelas de beringela, seque-as com papel de cozinha, passe-as primeiro pelo ovo e depois pela mistura do queijo com as amêndoas.
  • Numa frigideira deite o óleo, leve aquecer, frite as beringelas durante cerca de 3 minutos, de cada lado, para alourarem, e deixe-as escorrer sobre o papel de cozinha.

Dicas

  • Sirva como entrada ou refeição leve, acompanhada de salada mista e azeitonas.
  • Regue as beringelas com um pouco de sumo de limão antes de as servir.
  • Pique um pouco de salsa e polvilhe as rodelas de beringelas antes de as servir, para lhes dar mais sabor.
  • Pode substituir a farinha por amêndoa ralada, caso prefira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes