Hoje, vamos mostrar-lhe como pode fazer uma bica de azeite, que é um tipo de pão que teve a sua origem na Beira Baixa. Em tempos antigos, a receita era usada para aproveitar restos de farinha e de azeite usados na receita; hoje, no entanto, é um alimento típico das épocas festivas, assim como em outras ocasiões.
Esta é uma daquelas receitas que é bastante simples e que não requer muito trabalho da sua parte, mas que lhe permitirá obter resultados incríveis. Depois, pode servir a sua bica de azeite sozinha ou acompanhada de outros petiscos da sua preferência, para ainda mais sabor, e verá que todos vão adorar o seu sabor. Aliás, a receita é tão fácil e saborosa que se irá tornar, certamente, numa das preferidas lá de casa!
Faça a sua bica de azeite ainda hoje e delicie-se com o seu sabor. Bom apetite!
Bica de azeite
Ingredientes
- 1 kg de farinha tipo 55 (sem fermento)
- 500 ml de água morna
- 150 ml de azeite
- 1 colher de sopa de sal grosso
- 30 g de fermento de padeiro
Preparação
- Dissolva o sal e o fermento na água morna.
- Adicione a farinha e o azeite à mistura, batendo bem, seja com as mãos, seja com a máquina.
- Assim que tiver obtido uma massa que se descole do alguidar, tape com um pano de cozinha e deixe duas horas à temperatura ambiente.
- Pouco antes do tempo terminar, pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Estenda a massa de modo a que esta fique oval e tenha cerca de 1 cm de espessura. Pique a massa com um garfo.
- Coloque as suas bicas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno por cerca de 15 minutos.
- Retire, deixe arrefecer e depois sirva as bicas de azeite.
Notas
- Vá adicionando a farinha aos poucos, de modo a obter a consistência desejada. Se adicionou farinha a mais, coloque um pouco mais de água ou azeite.
- Pode criar variações desta receita usando ervas aromáticas da sua preferência, azeitonas picadas ou chouriço, juntando estes ingredientes à massa.