Algumas iguarias são tão apelativas, que só olhar para fotografias delas nos faz crescer água na boca e ficar com vontade de provar ou de repetir a experiência de as comer. Um desses casos é o da receita que hoje lhe deixamos, bifanas à moda do Porto. A boa notícia é que pode facilmente recriar este delicioso prato em sua casa.
Afinal, a receita não requer ingredientes complicados nem precisa de um grande talento culinário para ser realizada. Isso não invalida, no entanto, que os resultados sejam de comer e chorar por mais, até porque todos sabemos que com os ingredientes mais simples se fazem os pratos mais maravilhosos.
A carne
Apesar de algumas pessoas preferirem versões mais modernas das bifanas à moda do Porto, que usam carnes brancas como o frango ou até mesmo o peru, nesta receita optámos por lhe recomendar o uso das tradicionais bifanas de porco. Esta carne aguenta bem o tempo de cozedura sem se tornar demasiado dura, pelo que é perfeita como base para este prato.
Além disso, o porco é uma carne que tem naturalmente mais sabor, pelo que isso é sempre uma mais-valia na realização desta receita. Caso queira que a carne tenha ainda mais sabor, pode deixá-la a marinar num pouco de vinho ou cerveja, alguns dentes de alho picados e umas folhas de louro de um dia para o outro. Também pode juntar um pouco de sumo de limão a esta marinada.
O molho
É verdade que este molho leva bastantes ingredientes, mas também é verdade que não é nada difícil de preparar! O segredo está na ordem em que coloca os diferentes ingredientes, de modo a que o molho obtido esteja cheio de sabor e garantindo assim que todos os ingredientes tiveram oportunidade de brilhar e de contribuir para o bom sucesso deste prato.
Algumas pessoas preferem que as suas bifanas tenham um pouco mais de molho, e, se esse é o seu caso, lembre-se sempre de nunca juntar água ao molho para aumentar as quantidades – isso seria fatal para o sucesso do prato, porque a água vai diluir demasiado os restantes ingredientes e o resultado seriam umas bifanas com menos sabor. Em vez disso, pode usar mais cerveja ou vinho branco, o que não irá alterar as caraterísticas das bifanas à moda do Porto.
O acompanhamento
As bifanas à moda do Porto costumam ser servidas no pão, que absorvem o riquíssimo molho e que ganha assim um sabor especial. Dessa forma, cria uma refeição ainda mais saciante e que pode ser consumida em qualquer ocasião. Pode usar qualquer tipo de pão que tenha disponível, desde bijus a pão de forma. Como é óbvio, o melhor será usar um tipo de pão com mais miolo, para melhor absorver o molho, e é por isso que se costumam escolher variedades mais tradicionais na preparação desta receita.
Por outro lado, para além do pão, pode acompanhar as bifanas à moda do Porto com batatas fritas, sejam elas caseiras e de compra. Para além de darem um pouco mais de cor ao prato, as batatas ajudam a saciar ainda mais a sua fome, e são um acompanhamento rápido e muito fácil de fazer, podendo até fazer as batatas fritas no microondas. Se procura uma receita diferente para acompanhar este prato, sugerimos-lhe umas saborosas batatas à sueca, ou até mesmo umas batatas fingidas.
Fazer umas bifanas à moda do Porto não é algo de muito complicado, e os resultados são tão bons que vai querer repetir a receita vezes sem conta. Portanto, siga as nossas instruções e veja por si mesmo se gosta do resultado. Bom apetite!

Bifanas à moda do Porto
Ingredientes
- 1 kg de bifanas de porco
- 5 dentes de alho
- 3 folhas de louro
- 1/2 limão
- 2 dl de cerveja
- 2 dl de vinho branco
- 1 colher de sopa de colorau
- 3 colheres de sopa de massa de tomate
- 2 colheres de chá de piripiri
- 4 colheres de sopa de whisky
- 2 colheres de sopa de vinho do Porto
- Q.b. de azeite, sal grosso e pimenta preta
Preparação
- Numa panela, coloque um pouco de azeite e os alhos picados. Deixe cozinhar até os alhos ganharem cor.
- Junte-lhes o louro, o colorau, a cerveja, o vinho branco, o vinho do Porto, o whisky e a pimenta, e mexa bem. Deixe ferver.
- Assim que ferver, junte o sumo de meio limão e a carne. Envolva as bifanas no molho e junte-lhes sal, a massa de tomate e o piripiri.
- Tape a panela e cozinhe tudo em lume brando, durante 40 a 45 minutos.
- Retifique os temperos, se necessário. Retire as bifanas do lume e sirva-as em pão.
Dicas
- As bifanas podem ser acompanhadas por batatas fritas.
- Pode fazer as bifanas com antecedência e reaquecê-las apenas na hora de servir a refeição.
- Se quiser mais molho, adicione mais cerveja ou vinho branco. Nunca adicione água a este molho.