Os bifes de atum são uma fonte de nutrientes que é, ao mesmo tempo, rica em sabor e muito versátil, podendo ser combinado com os mais diversos ingredientes e temperos. Hoje, deixamos-lhe a receita de bifes de atum de cebolada, fáceis de fazer e que usam poucos ingredientes, mas que não poupam no sabor.
Além disso, esta é uma daquelas receitas que fica pronta em poucos minutos, uma vez que o atum cozinha muito rapidamente, assim como os restantes ingredientes usados neste prato. Portanto, se não está com grande vontade de cozinhar, mas mesmo assim lhe apetece comer algo de nutritivo e muito saboroso, então esta é uma daquelas receitas a guardar, porque é simplesmente perfeita para quando isso acontece.
Os bifes de atum
Nalgumas regiões do nosso país, é mais comum o consumo do atum em conserva. No entanto, cada vez mais pessoas estão a adotar o consumo de bifes de atum nas suas casas, por ser uma carne rica em sabor, fácil e rápida de cozinhar e que fica muito bem com os mais diversos acompanhamentos. Terá a opção de comprar os bifes de atum frescos ou congelados. No primeiro caso, certifique-se de que os bifes estão em boas condições de consumo, verificando a sua cor para sinais de algum tipo de alteração. Por sua vez, caso opte pela versão congelada, não se esqueça de descongelar os seus bifes antes de começar a fazer a receita de bifes de atum de cebolada, para melhores resultados.
Iremos temperar os bifes com sal e pimenta, para lhes dar mais sabor, mas, se quiser um toque diferente no prato, pode deixar os bifes numa marinada de um dia para o outro. Pode usar sumo de limão, alho, cerveja ou vinho e uma folha de louro para a sua marinada, ou outros ingredientes à sua escolha.
A cebolada
Para além da cebola, vamos usar um pimento verde e pasta de tomate para criar uma espécie de molho que será usado para dar ainda mais sabor aos bifes de atum de cebolada. Caso tenha feito uma marinada, pode juntá-la ao molho, para lhe dar ainda mais sabor. É claro que a cebola é insubstituível numa cebolada, mas pode sempre optar por usar outros ingredientes para além do pimento para a complementar, como um pouco de cenoura ou alho francês (ou outros da sua preferência).
A cozedura do atum
Para os bifes de atum de cebolada, o que se pretende é que o atum fique bem cozinhado, mas sem ficar demasiado duro, desfazendo-se bem em lascas com a ajuda de um garfo. Para que isso aconteça, deverá estar atento à cozedura dos bifes de atum, uma vez que estes cozinham relativamente rapidamente, consoante a grossura das postas. O ponto ideal do atum é quando o exterior está cozinhado e o interior se encontra ligeiramente rosa, porque a carne continuará a cozinhar mesmo depois de a retirar do lume, o que lhe permitirá que ela fique no ponto perfeito para ser consumida.
O que servir com os bifes de atum de cebolada?
Pode servir o atum com os mais diversos acompanhamentos, mas, do nosso arsenal de receitas, recomendamos-lhe que experimente o esparguete ao limão, a batata doce no forno ou a quinoa com legumes. São receitas muito fáceis de fazer e que combinam na perfeição com o sabor do atum e da cebolada.
Caso queira recriar em sua casa estes bifes de atum de cebolada, apenas terá de reunir os ingredientes pedidos e seguir as nossas indicações para conseguir resultados excelentes, seja qual for a ocasião em que sirva este prato. Bom apetite!

Bifes de atum de cebolada
Ingredientes
- 400 g de bifes de atum
- 2 cebolas laminadas
- 1 colher de sopa de pasta de tomate
- 1 pimento verde em pedaços
- 2 dentes de alho laminados
- Qb de vinho branco
- Qb de sal e pimenta
Preparação
- Tempere os bifes de atum com sal e pimenta. Reserve.
- Leve uma frigideira a lume com um fio de azeite, e refogue a cebola e o alho.
- Junte o pimento, a pasta de tomate e um pouco de vinho branco. Mexa bem.
- Acrescente o atum à frigideira e deixe cozinhar bem de ambos os lados. Retire do lume e sirva de imediato.
Dicas
- Pode deixar os bifes de atum, de um dia para o outro, numa marinada com sumo de limão, sal, pimenta e orégãos.
- Se não tiver vinho branco, pode usar cerveja em sua substituição.
- Tenha cuidado com a cozedura do atum, para evitar que este seque demasiado.