Bitoque com cebolada

Mais populares

Temos muitos pratos de carne clássicos na nossa culinária, que são uma opção rápida, mas muito saborosa para uma refeição. Mas e se lhe dissermos que pode combinar alguns desses pratos num só, criando assim uma combinação de sabores tão conhecida, mas ao mesmo tempo muito diferente? É o caso deste bitoque com cebolada!

Pode-se pensar que este prato de bitoque de cebolada é tão simples que não existe variação, até porque, no fundo, esta é “apenas” uma combinação de bife com ovo estrelado. Mas outros países compreendem o poder deste duo, colocando o seu próprio selo no prato. Têm até nomes fascinantes para ele. Em vários países, colocar um ovo num pedaço de carne é referido como “a cavalo” (tal como em Portugal), uma maravilhosa frase em calão onde os ovos “cavalgam” a carne. Por exemplo, em francês, “a cavalo” é à cheval.

Em Espanha, há uma versão chamada bistec a caballo. No Peru e no Chile, bife e ovos é frequentemente referido como bife a lo pobre, ou bife à pobre. Mas o que esta receita nos traz é uma grande riqueza para a mesa, e é por isso que este bitoque com cebolada é um daqueles pratos que é presença frequente nas nossas casas.

Qual é a origem do bitoque?

Bitoque é um prato tradicional português, que consiste num bife ou carne de porco frita ou grelhada magra, que é normalmente acompanhada por batatas fritas, arroz, várias saladas e coberta com um ovo. Esta receita tem a sua origem nas Beiras.

O seu nome vem de ser cozinhado em fornos a lenha nos lagares de azeite, enquanto as azeitonas eram moídas. Mais frequentemente, é apreciado como prato principal, complementada com um molho de tomate ou mostarda, ou, neste caso, com cebolada. No passado, era normalmente preparado com fatias finas de carne de vaca, mas hoje em dia as variedades de carne de porco são igualmente populares.

O bitoque é uma das opções de almoço mais comuns para muitos portugueses e pode ser encontrado em menus de muitos restaurantes tradicionais de todo o país ou mesmo em centros comerciais e restaurantes de fast food, a um custo de apenas cerca de 5 euros.

Se quer um acompanhamento diferente para o seu bitoque com cebolada, pode sempre apostar nas batatas salteadas com chouriço, no arroz de legumes rápido, no feijão preto rico ou no esparguete ao limão, que são receitas simples, rápidas e cheias de sabor que irão complementar muito bem o seu bitoque com cebolada.

Benefícios de consumir cebola

É a base de muitos dos nossos pratos, incluindo este bitoque com cebolada, mas sabia que a cebola faz bem à nossa saúde?

As cebolas são uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras e são conhecidas por oferecerem uma variedade de benefícios para a saúde. Por exemplo, as cebolas estão entre as fontes alimentares mais ricas de um nutriente chamado quercetina, que é conhecido por proibir a atividade ou a criação de elementos causadores de cancro. Uma dieta rica em quercetina tem sido associada a um menor risco de desenvolvimento de cancro do pulmão.

As cebolas contêm compostos orgânicos de enxofre. Estes compostos são a razão pela qual as cebolas têm um sabor e um cheiro tão acentuados e fortes. Os compostos orgânicos de enxofre ajudam a reduzir o nível de colesterol no seu corpo e podem também ajudar a quebrar coágulos sanguíneos, diminuindo o risco de doenças cardíacas e derrames.

Tanto a quercetina como os compostos orgânicos de enxofre encontrados nas cebolas são conhecidos por promoverem a produção de insulina, tornando-os uma escolha vegetal útil para quem tem diabetes. Por fim, os flavonoides provêm de plantas e são encontrados em particular abundância nas cebolas. Um estudo descobriu que aqueles que consomem uma dieta a longo prazo rica em flavonoides diminuem o risco de contrair a doença de Alzheimer. Portanto, este bitoque com cebolada é bom para si, embora deva ser consumido com moderação!

Experimente ainda hoje este bitoque com cebolada e delicie-se com os resultados. Bom apetite!

Bitoque com cebolada

A combinação de duas receitas clássicas
Preparação 5 mins
Cozedura 15 mins
Total 20 mins
Refeição Carnes
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 4 bifes
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 4 ovos
  • Qb de sal, pimenta, azeite e margarina

Preparação
 

  • Tempere os bifes com sal e pimenta.
  • Aqueça um pouco de margarina numa frigideira e frite nela os bifes, juntando-lhes a mostarda.
  • Reserve os bifes. Na mesma frigideira, junte um pouco de azeite e cozinhe a cebola cortada em rodelas e os dentes de alho picados, até estarem moles.
  • Entretanto, estrele também os ovos.
  • Cubra cada bife com um pouco de cebolada e com um ovo estrelado.

Dicas

  • Pode usar qualquer tipo de carne para fazer os seus bitoques, desde frango a vaca.
  • Para dar mais sabor à carne, deixe-a a marinar de um dia para outro em sumo de limão, sal, azeite, alho e louro. Também pode usar cerveja ou vinho branco.
  • Pode juntar molho de tomate à cebola, para um sabor ainda mais tradicional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes