Bolinhas de alheira simples

Mais populares

Quem nunca provou bolinhas de alheira, não sabe o que está a perder! Este é um daqueles pratos que foi idealizado como petisco ou entrada, mas que, s enão tivermos cuidado, acaba por virar prato principal, de tão bom que é. Se quer fazer as suas bolinhas de alheira em casa, deixamos-lhe aqui uma receita fácil de seguir.

Que tal preparar uma receita típica portuguesa e, ainda assim, encantar os paladares mais exigentes? Nesta receita, vai aprender a fazer as bolinhas de alheira simples, um prato típico do nosso país e que, se seguir o modo de preparo passo-a-passo, vai deixar os seus convidados inteiramente maravilhados. Quer aprender a fazer esta receita sensacional e muito simples de preparar? Então, siga as nossas indicações e conheça esta receita especial das bolinhas de alheira. Mas, antes, sabe qual é a origem da alheira e a sua posição na culinária do nosso país?

A origem da alheira e a sua tradição na culinária portuguesa

Veja que curioso: a hipótese mais aceite entre os especialistas é a de que a alheira foi inventada no final do século XV por judeus que se instalaram no interior de Portugal (pensa-se que na zona de Mirandela), após terem sido expulsos da Espanha pelos reis Católicos. Então, para não serem perseguidos pelos tribunais da Inquisição, teriam que fingir que consumiam carne de porco e, para isso, tiveram que criar um tipo de chouriço apenas com outras carnes, como vitela, peru, coelho, pato – unindo-as à massa de pão, para dar a consistência necessária.

Portanto, a alheira é um prato típico de Portugal, um embutido de carne, tradicionalmente de aves, temperado com alho e especiarias, como a paprica e pimenta. Uma das versões mais famosas é a alheira de Mirandela, que inclusivamente figura entre as 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Nesta nossa receita, vamos aprender a fazer umas bolinhas de alheira, com preparo fácil e sabor surpreendente.

Benefícios da maçã para a nossa saúde

A maçã é um ingrediente fundamental nessa nossa receita de bolinhas de alheira. Ela é uma das principais frutas que integram o grupo dos denominados superalimentos. Uma maçã média possui aproximadamente quatro gramas de fibra. Uma parte disso está na forma de pectina, um tipo de fibra solúvel que tem sido associada à redução dos níveis do colesterol mau. A presença de fibras na maçã também faz com que ela deixe a pessoa saciada por mais tempo sem que precise de consumir muitas calorias.

De acordo com especialistas, comer pelo menos cinco maçãs por dia pode melhorar a função pulmonar. Curiosamente, um estudo de 2007 descobriu que as mulheres que comem muito dessa fruta são menos propensas a ter filhos com asma. Outro estudo, de 2012, descobriu que as maçãs estavam ligadas a um risco menor de desenvolver diabetes. Embora não seja tão eficiente quanto a laranja, a maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunitário.

Sirva estas bolinhas de alheira com outros pratos espetaculares e encante os seus convidados

Este prato simplesmente sensacional merece ser servido com outras duas receitas extraordinárias, para uma mesa de entradas mais farta: os barcos de pepino e atum e os croquetes de queijo. São duas receitas estupendas, que combinam muito com as bolinhas de alheira.

Se ficou com curiosidade de experimentar este prato, siga o modo de preparo que lhe deixamos abaixo e faça as esplêndidas bolinhas de alheira em sua casa. Depois, diga-nos o que achou da receita nos comentários! Temos a certeza de que vai adorar os resultados e querer repeti-los muitas mais vezes em sua casa, devido ao seu sabor esplêndido. Bom apetite!

Bolinhas de alheira simples

Uma entrada que vai agradar a todos.
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 3 alheiras
  • 1 maçã
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • Qb de pão ralado
  • Qb de óleo de fritar

Preparação
 

  • Retire a pele às alheiras com cuidado. Coloque o recheio numa taça e desfaça-o.
  • Descasque e lave a maçã. Corte-a em cubinhos e junte-a à alheira.
  • Acrescente o ovo e a salsa picada, mexendo bem.
  • Faça bolinhas e passe-as por pão ralado, de modo a cobrir bem a superfície. Leve as bolinhas ao congelador, durante pelo menos 2 horas.
  • Aqueça o óleo numa frigideira e frite as bolinhas de alheira. Sirva de imediato.

Dicas

  • Se preferir uma variedade mais salgada, substitua a maçã por cebola picada.
  • Se não tiver salsa, os coentros também combinam muito bem com esta receita.
  • Junte um pouco de queijo ralado e pimenta preta moída ao seu pão ralado para lhe dar mais sabor.
  • Idealmente, deverá deixar as bolinhas de alheira no congelador de um dia para o outro, antes de as fritar, para que elas mantenham a sua integridade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes