Bolinhos de bacalhau rápidos

Mais populares

São um clássico nas mesas portuguesas por alturas do Natal, mas a verdade é que sabem bem todo o ano, até porque às vezes nos sabem tão bem que nos deixam saudades. Mas não se preocupe, porque lhe deixamos aqui uma receita de bolinhos de bacalhau rápidos, fáceis de fazer e deliciosos. Afinal, sabe bem matar saudades deste prato, seja em que época for.

E a verdade é que esta receita acaba por ser uma boa forma de aproveitar sobras de bacalhau, prevenindo assim o desperdício deste ingrediente riquíssimo e dando-lhe uma nova vida, de forma saborosa e rápida, algo que é sempre positivo e muito apreciado na nossa culinária, que tantas receitas tem que aproveitam sobras. Basta pensar em exemplos clássicos de Natal, como a roupa velha de bacalhau e as rabanadas, para o perceber.

A base do prato

O bacalhau é, claro, a base deste prato, podendo ser cozinhado especificamente para este prato ou, ainda melhor, usar sobras de bacalhau de outra refeição. O bacalhau deverá estar dessalgado e desfiado, podendo optar por comprar o bacalhau já desfiado no supermercado ou fazê-lo em casa. Para isso, coza um ou dois lombos de bacalhau e depois retire-lhe a pele e as espinhas, desfiando-o com cuidado.

A batata é fundamental

Nesta receita, são as batatas que vão dar o toque cremoso e ajudar a unir todos os ingredientes da melhor forma. Os bolinhos de bacalhau são famosos pelo seu exterior crocante e o seu interior suave e cremoso, e é precisamente essa a função das batatas nesta receita. Além disso, tem aqui outra oportunidade de aproveitar sobras, porque as batatas não precisam de ser cozidas na hora para serem incorporadas na receita. E como o bacalhau é muitas vezes feito com batatas cozidas, os bolinhos de bacalhau são uma boa forma de aproveitar ambos os ingredientes da melhor maneira.

O uso dos ovos

Para além das batatas, os ovos também ajudam a ligar todos os ingredientes, fazendo com que o bolinho fique mais sólido e não se desfaça com facilidade quando é trincado ou cortado com uma faca (ou até mesmo quando pega nele à mão). Portanto, não recomendamos que deixe de parte os ovos na preparação desta receita de bolinhos de bacalhau, porque os resultados podem não ser, de todo, os ideais, e pode acabar com bolinhos muito quebradiços.

O toque de cor

A salsa vai dar cor e sabor ao bolinho, sendo um ingrediente clássico na preparação desta receita. Deverá picá-la muito bem, para garantir que, a cada garfada, tem um pouco do seu sabor. Aproveite não só as folhas da salsa, mas também os talos. Estes são igualmente saborosos, mas são muitas vezes desperdiçados. E, sendo esta uma receita que ajuda a reaproveitar ingredientes, desperdiçar os talos da salsa durante a sua preparação seria quase um sacrilégio!

O processo de fritura

O óleo deverá estar bem quente quando for colocar os seus bolinhos de bacalhau a fritar, para que estes comecem logo a cozinhar e a ganhar a sua típica cor dourada, tão apelativa. Se o óleo ainda não estiver quente o suficiente, corre o risco de o bolinho não ganhar cor e, além disso, a massa pode absorver excessivamente óleo, ficando ensopada e com um sabor completamente diferente. Portanto, apenas coloque os bolinhos de bacalhau a fritar quando tiver a certeza que o óleo está no ponto.

Fazer bolinhos de bacalhau é muito rápido e fácil, podendo estes ser usados como entrada ou como acompanhamento a um prato. Além disso, são uma excelente forma de reaproveitar ingredientes, o que é sempre positivo. Portanto, siga a receita que aqui lhe deixamos, e delicie-se com o resultado. Bom apetite!

Bolinhos de bacalhau rápidos

Um petisco muito apreciado em Portugal
Preparação 15 mins
Cozedura 15 mins
Total 30 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 4 ovos
  • 1 kg de batatas
  • 800 g de bacalhau desfiado e dessalgado
  • 30 g de sal
  • 1 molho de salsa picada
  • Q.b. de óleo de fritar

Preparação
 

  • Descasque as batatas, corte-as em pedaços pequenos e coza numa panela cheia de água, até estarem macias.
  • Retire do lume e amasse as batatas, seja com um garfo, seja com um passe-vite. Coloque-as num recipiente.
  • Junte o bacalhau, os ovos, o sal e a salsa e mexa bem, até ter uma mistura homogénea.
  • Aqueça o óleo numa frigideira. Com a ajuda de duas colheres de sopa, retire um pouco da massa e modele os bolinhos, até estes terem uma superfície lisa.
  • Leve cada bolinho a fritar até estar dourado. Retire para um prato com papel de cozinha.
  • Pode servir os bolinhos de bacalhau quentes ou frios.

Dicas

  • Pode juntar uma cebola finamente picada à massa dos seus bolinhos.
  • Algumas pessoas gostam de cobrir os bolinhos com um pouco de pão ralado antes de os levar a fritar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes