Bolo de chocolate com farinha de aveia

Mais populares

Os bolos caem sempre bem, seja quais forem os ingredientes que levem. Existem diversas receitas, que utilizam todo o tipo de ingredientes para recriar sabores mais clássicos, e é precisamente uma dessas receitas que aqui lhe deixamos hoje: o nosso bolo de chocolate com farinha de aveia.

Trata-se de um bolo bastante fácil de se fazer, rápido (apenas demora 20 minutos no forno) e com um sabor e textura muito especiais, muito graças à farinha de aveia que é utilizada na sua preparação. O resultado é um bolo leve, fofo e cheio de sabor, que combina muito bem com todo o tipo de acompanhamentos doces, como molhos ou gelados. Portanto, não há desculpas para não experimentar este nosso bolo de chocolate com farinha de aveia em sua casa!

Bolo de chocolate com farinha de aveia: caraterísticas da farinha de aveia

O interesse pela farinha de aveia cresceu exponencialmente nas últimas duas décadas, assim que os seus benefícios para a saúde foram descobertos. É uma fonte natural e abundante de hidratos de carbono complexos e fibra hidrossolúvel, bem como vitaminas do grupo B, ácidos gordos ómega 6, e alguns minerais, tanto macrominerais (potássio ou magnésio) como oligoelementos (zinco, cobre, ou manganês).

Está a tornar-se mais claro que existe uma ligação entre o consumo de farinha de trigo ou farinhas semelhantes e a casuística dos distúrbios intestinais e processos autoimunes. Estes problemas são desencadeados pela reação do sistema imunitário a substâncias que são do nosso próprio corpo.
Alguns dos casos mais emblemáticos são a doença celíaca e a síndrome do cólon irritável. São perturbações que, sem serem extremamente graves, podem afetar a nossa vida quotidiana.

No entanto, a utilização de farinha de aveia é mais segura e saudável, uma vez que tem um melhor perfil nutricional que pode reverter a situação, substituindo alimentos tradicionais que provaram implicar certos riscos que, por agora, a farinha de aveia nada tem a ver com isso. Um desses exemplos é o deste bolo de chocolate com farinha de aveia.

Uma das principais vantagens da farinha de aveia é a sua incrível versatilidade, uma vez que pode ser utilizada para cozinhar muitas receitas diferentes. Os seus componentes, que são grãos de aveia cheios de fibra solúvel, são capazes de baixar o colesterol, o que reduz o risco de sofrer doenças cardiovasculares.

Comer diariamente farinha é aconselhado por especialistas que enfatizam a sua capacidade particular de regular os níveis de colesterol.

A farinha de aveia estabiliza os níveis de glicose graças à taxa de absorção progressiva dos seus hidratos de carbono, cujo próprio índice glicémico é escasso. Isto significa que é adequado para diabéticos. De facto, a Associação Americana de Diabetes aconselha estes pacientes a consumir de 20 a 35 gramas de fibra de farinha de aveia todos os dias. Tenha em mente que uma porção deve ter entre 4 ou 5 gramas, e que não deverá comer muito deste bolo de chocolate com farinha de aveia.

Esta caraterística de elevado teor de fibras produz uma sensação de saciedade que, como veremos mais adiante, é um fator que suporta a perda de peso. A farinha de trigo está a ser retirada das dietas e a aveia está a tomar o seu lugar, uma vez que, por exemplo, provavelmente não voltará a ter fome até às duas ou três da tarde se comer bolachas de farinha de aveia (ou uma fatia deste bolo de chocolate com farinha de aveia). Pela mesma razão (abundância de fibras), a farinha de aveia é bastante benéfica para quem tem tensão arterial elevada e contribui para prevenir o cancro do cólon.

Não podemos terminar esta revisão dos benefícios da farinha de aveia sem mencionar o papel das aveninas, que é uma substância do grupo alcaloide, que se destaca pela sua capacidade de exercer um efeito sedativo sobre o sistema nervoso. Esta propriedade pode ser utilizada para tratamentos paliativos do nervosismo, insónia, ou ansiedade.

Faça ainda hoje este bolo de chocolate com farinha de aveia e experimente as propriedades deste último ingrediente. Bom apetite!

Bolo de chocolate com farinha de aveia

Um bolo fácil de fazer e muito saboroso
Preparação 5 mins
Cozedura 20 mins
Total 25 mins
Refeição Doces
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 1/2 chávena de açúcar mascavado
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3/4 de chávena de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 chávena de chocolate em pedaços

Preparação
 

  • Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Entretanto, misture todos os ingredientes numa tigela, pela ordem em que estão listados.
  • Verta a massa para uma forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
  • Leve ao forno por 20 minutos (ou até o bolo estar pronto). Deixe arrefecer antes de desenformar.

Dicas

  • Bata com o fundo da forma na bancada antes de levar tudo ao forno, de modo a retirar as bolhas de ar da mistura.
  • Decore com raspas de chocolate ou com uma calda da sua preferência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes