Bolo de iogurte e cenoura

Mais populares

Não há nada mais simples que um bolo de iogurte, já que é rico em sabor e muito versátil, podendo ser adicionados os mais diversos ingredientes ao bolo para lhe dar ainda mais sabor e interesse. Na receita de hoje, ao iogurte adicionamos cenoura ralada, para um toque mais saudável e para conseguir ainda mais textura. Experimente o nosso bolo de iogurte e cenoura e diga-nos se gostou nos comentários!

Que tal preparar um bolo de iogurte, dotado de um sabor especial e feito com um dos legumes mais versáteis na cozinha? Quer aprender a fazer esta maravilha e surpreender a todos? Então, venha connosco, porque vamos ensinar-lhe a fazer o bolo de iogurte e cenoura, uma receita que p vai fazer brilhar diante dos seus convidados. É muito fácil e delicioso!

Antes de iniciarmos a nossa jornada por esse bolo excecional, que tal conhecermos um pouco mais sobre seus principais ingredientes?

Sabe qual é a origem do iogurte?

O iogurte tem feito parte da dieta humana por milhares de anos. A história do iogurte começou provavelmente no Oriente Médio. As primeiras referências ao produto vêm dos tempos bíblicos. Algumas fontes históricas relatam que foram os ascendentes dos Búlgaros originários da Ásia que trouxeram o iogurte para a Europa, na segunda metade do século VII.

Stamen Grigorov, um cientista búlgaro, foi o primeiro a detalhar a composição do iogurte, em 1904. Um ano depois, ele conseguiu identificar a bactéria essencial que fazia fermentar o leite, transformando-o em iogurte. O iogurte é um alimento produzido pela fermentação bacteriana do leite. A fermentação de açúcares no leite por essas bactérias produz ácido lático, que atua na proteína do leite para dar ao iogurte sua textura e sabor azedo característico.

Além de fornecer proteínas, cálcio e outros minerais, o iogurte natural destaca-se por ser rico em vitaminas B1, B2, B3, B6, B9, B12, C e D. Ou seja: ele fortalece a saúde do coração, ajuda a prevenir problemas cardíacos, melhora o sistema de defesa do corpo e tem ação antioxidante.

Aqui em Portugal, ele é utilizado nos mais diversos tipos de receitas. Nesta de bolo de iogurte e cenoura, vamos utilizar o iogurte natural.

Benefícios da cenoura

A cenoura é uma raiz que traz inúmeros benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento, cancro e proteger a visão. É um legume que contém grande quantidade de vitamina A, e é considerado como um excelente alimento funcional.

Por causa da grande presença de fibras, ela ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir as doenças cardíacas. No organismo, o betacaroteno do legume transforma-se em vitamina A, protegendo contra a degeneração ocular e contra as cataratas.

Ainda por causa do seu poder antioxidante, a cenoura combate os radicais livres, que estão relacionados com o envelhecimento das células. Trata-se de uma ótima auxiliar no tratamento das rugas.

Por isso, o sumo de cenoura ajuda a limpar o fígado, além de fortalecer as funções hepáticas. As vitaminas C e A encontradas nela são potentes antioxidantes que protegem as células dos danos provocados pelos tais radicais livres, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

A cenoura pode ser consumida crua ou cozida, a depender do prato que se pretende preparar. Ao consumi-la cozida, há uma melhor absorção de betacaroteno. Já a cenoura crua, possui uma maior quantidade de vitamina C. Nesta nossa receita de bolo de iogurte e cenoura, iremos iniciar com a cenoura ralada, crua, e utilizaremos para fazer a massa que será, posteriormente, assada no forno.

Bebidas deliciosas para servir com o bolo de iogurte e cenoura

Que tal servir bebidas deliciosas juntamente com o bolo de iogurte e cenoura e deixar seus convidados ainda mais felizes? Uma excelente opção é o sumo de laranja e cenoura. Outra ótima alternativa é o batido de melão cremoso, uma bebida sensacional, que adiciona novos sabores ao bolo de iogurte e cenoura.

Experimente ainda hoje esta receita e delicie-se com o seu sabor incrível. Bom apetite!

Bolo de iogurte e cenoura

Um bolo para quando lhe apetece um lanche rápido.
Preparação 3 mins
Cozedura 25 mins
Total 28 mins
Refeição Doces
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 chávena de açúcar
  • 1 chávena de farinha com fermento
  • 4 ovos
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 copo de óleo
  • 3 cenouras cruas e raladas

Preparação
 

  • Comece por pré-aquecer o seu forno a 180ºC. Depois, unte uma forma com um pouco de margarina e polvilhe comum pouco de farinha. Reserve.
  • Misture os ovos e o açúcar numa taça e bata muito bem.
  • Junte o óleo, o iogurte, e as cenouras raladas. Misture bem.
  • Junte a farinha e mexa até ter uma massa homogénea.
  • Verta a massa para a forma e leve-a ao forno durante cerca de 20 minutos.
  • Deixe arrefecer o bolo antes de o desenformar.

Video

Dicas

  • Junte um pouco de canela em pó à massa do bolo para lhe dar ainda mais sabor. Uma colher de café deverá ser suficiente.
  • Pode juntar uma colher de café de fermento à massa do bolo, para este crescer ainda mais.
  • Use uma forma com buraco no meio para que o bolo coza de forma mais uniforme.
  • Coloque algumas amêndoas picadas por cima do bolo antes de ir ao forno, para servir de decoração e para dar um toque mais crocante.
  • Faça o teste do palito para saber quando o seu bolo está pronto. Quando o palito sair seco do bolo, este está pronto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes