Somos um país com uma longa e rica tradição culinária, em todas as suas vertentes. É por isso que, seja em que região for, encontramos pratos e doces que nos encantam e que mostram o que de melhor se faz no território. Um desses casos é o destes deliciosos bolos de leite da Beira Baixa.
Estes são bolinhos muito fáceis de fazer, que lhe levam apenas uns momentos na cozinha e que encantarão todos os que os provarem. Sejam servidos simples ou com um café (ou outra bebida à sua escolha), estes pequenos bolos farão certamente as delícias de todos, que quererão repetir a experiência muitas mais vezes. Vai ver que esta receita de bolos de leite da Beira Baixa se tornará uma das suas receitas preferidas!
Bolos de leite da Beira Baixa: qual é o papel do leite em receitas de bolos?
O leite é o ingrediente-estrela destes bolos de leite da Beira Baixa, mas é também usado em outros bolos. Mas porquê? Aqui vamos analisar o objetivo do leite em receitas de bolos, todas as razões pelas quais se adiciona leite à massa do bolo, o que faz e porque é usado. No fundo, vamos descobrir porque é que estes bolos de leite da Beira Baixa são tão especiais!
- O leite adiciona humidade. Isto é provavelmente óbvio, mas líquido, (neste caso, leite) numa massa de bolo irá adicionar humidade. Primeiro, certifique-se sempre de que mede corretamente de modo a não descartar os rácios. A adição de demasiado leite num esforço para obter um bolo húmido pode dar um contra-ataque muito rápido e poderá obter um bolo demasiado denso, ou que não suba corretamente. A quantidade de humidade que o leite vai transmitir aos seus bolos (incluindo estes bolos de leite da Beira Baixa) depende do tipo usado. Leite gordo e leitelho acrescentará mais humidade do que leite magro porque há mais gordura nos primeiros tipos. A gordura ajuda a tornar um bolo húmido, pelo que é sempre melhor utilizar leite gordo se a receita do bolo apenas disser para adicionar leite.
- Fornece textura. O leite também irá afetar a textura de um bolo. Como falámos acima, a quantidade que é adicionada afetará o tipo de textura. Por exemplo: Adicionar demasiado leite, pode tornar um bolo muito denso, mas não adicionar o suficiente deixá-lo-á demasiado seco e este sairá esfarelado. O leite em receitas de bolo, geralmente torna a textura mais leve e forte (graças às proteínas e ao ácido láctico). A adição da quantidade certa evita que o bolo seja denso (isto é válido para os bolos de leite da Beira Baixa). O leite (e outros líquidos) ativa de facto outros ingredientes na massa do bolo como fermentos. E tal como qualquer outro líquido de uma receita de bolo, ajuda tudo a misturar bem e fornece vapor para ajudar o bolo a subir. Também desencadeia o desenvolvimento do glúten, que é o que acaba por dar estrutura a um bolo.
- Dá-lhe sabor. A utilização de leite normal dará a um bolo um sabor subtil, mas muito apelativo, especialmente no caso destes bolos de leite da Beira Baixa. Mesmo assim, é importante seguir a receita tal como está escrita, ou poderá ter um resultado não intencional.
- Mantém os rácios estáveis. Os rácios são muito importantes na confeção de bolos porque têm de estar em equilíbrio para obter um resultado que seja simultaneamente húmido e não demasiado denso. Se uma coisa não estiver equilibrada pode conseguir-se um bolo demasiado seco ou um bolo que seja emborrachado e denso. O leite cumpre o papel da parte líquida da proporção, bem como parte da proporção de gordura.
Faça em sua casa estes magníficos bolos de leite da Beira Baixa e delicie-se com os resultados. Bom apetite!

Bolos de leite da Beira Baixa
Ingredientes
- 12 ovos
- 1/4 l de azeite
- 1 l de leite
- 1 kg de açúcar
- 1 chávena de chá de aguardente
- 1 chávena de chá de sumo de laranja
- 3 kg de farinha
- 130 g de fermento em pó por cada dúzia de ovos
Preparação
- Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Enquanto isso, numa taça, misture os ovos e o açúcar e bata bem.
- Acrescente o leite, o sumo de laranja, a aguardente e o azeite. Volte a mexer até os ingredientes estarem incorporados.
- Adicione a farinha e o fermento aos poucos, mexendo entre adições. Poderá não ser necessário usar toda a farinha e fermento. Vá adicionando aos poucos até ter uma consistência que não seja demasiado líquida nem demasiado sólida.
- Verta a sua massa em formas, previamente polvilhadas com farinha ou forradas com papel vegetal.
- Pincele todos os bolos com um ovo batido e polvilhe com algum açúcar. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos.
- Retire os bolos do forno quando estiverem dourados. Depois, deixe arrefecer e desenforme.
Dicas
- Se quiser, pode não pincelar os bolos com o ovo e polvilhá-los com açúcar. Este passo é totalmente opcional.
- Não se esqueça de colocar a farinha e o fermento aos poucos, para que atinja a consistência desejada da massa.