Algumas receitas são ideais para ocasiões especiais, como celebrações ou almoços de domingo, porque, apesar de não serem difíceis de fazer, requerem um pouco mais de trabalho de preparação. Esse é precisamente o caso da receita que hoje lhe deixamos, de borrego no forno à alentejana, que deve ficar a marinar de um dia para o outro.
No dia em que o vai servir, apenas tem que colocar a carne num tabuleiro, levar ao forno e, a meio da preparação, juntar-lhe as batatas, para conseguir uma refeição completa. Depois de o provar, temos a certeza de que este borrego no forno à alentejana se vai tornar num dos pratos-estrela da sua cozinha, e que vai repetir a receita mais vezes
Faça hoje em sua casa este borrego no forno à alentejana e delicie-se com os resultados. Bom apetite!
Borrego no forno à alentejana
Ingredientes
- 1 kg de carne de borrego
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- 2 folhas de louro
- 1 dl de vinho branco
- 2 cravinhos
- 3 tiras de entremeada
- Q.b. de batatas
- Q.b. de sal, pimenta e colorau
Preparação
- Prepare a carne de forma a que os sebos e o bedum sejam bem retirados, pois são as partes mais gordurosas e com sabor mais forte.
- Corte a carne em pedaços médios e coloque-os numa tigela.
- Tempere a carne com sal, o alho picado, colorau e regue com vinho branco. Adicione os cravinhos e as folhas de louro e misture bem. Deixe a carne marinar no frigorífico durante a noite, virando de vez em quando para que fique bem temperada.
- No dia seguinte, aqueça o forno a 180 graus.
- Coloque a carne no tabuleiro e junte o azeite, a cebola cortada em cubos, um pouco de pimenta e a entremeada cortada em pedaços. Reserve a marinada para a colocar sobre a carne enquanto esta cozinha.
- Leve o tabuleiro ao forno e deixe assar lentamente por cerca de uma hora e meia ou até a carne ficar dourada e macia. Durante esse tempo, regue com a marinada e, se necessário, acrescente um pouco de água quente para não secar.
- A meio da cozedura, adicione as batatas descascadas e cortadas em cubos. Cubra-as com o molho de carne e deixe assar até ficarem macias e douradas.
- Retire o tabuleiro do forno e sirva o seu prato imediatamente.
Notas
- Escolha carne de borrego de alta qualidade, de preferência de origem nacional e com certificado de qualidade. A carne deve apresentar-se rosada, firme e sem cheiro forte.
- Se desejar, pode-se usar vinho tinto em vez de vinho branco na marinada, o que confere à carne um sabor mais forte e uma cor mais escura.
- Pode adicionar outros temperos à marinada, como tomilho, alecrim, salsa, coentros ou orégãos, que trazem aroma e frescura à carne.
- Pode substituir a tira de entremeada por banha ou bacon, o que confere ao assado um sabor mais defumado e uma textura mais crocante.
- Pode fazer um molho mais espesso para o seu assado com farinha de trigo. Para isso, retire a carne e as batatas do tabuleiro e aqueça o molho na frigideira. Dissolva uma colher de farinha de trigo num pouco de água fria e acrescente ao molho, mexendo bem. Deixe cozinhar até engrossar e ajuste o tempero. Sirva o molho separadamente, numa molheira.
- Em vez de um tabuleiro, pode-se usar uma assadeira de barro, que confere ao assado um sabor mais rústico e caseiro. Neste caso, a assadeira de barro deve ser levada ao forno frio e deixada aquecer gradativamente, para não quebrar devido ao choque térmico.