Cabrito de Natal no forno

Mais populares

Se há prato que faz parte da tradição do dia de Natal nalgumas regiões do nosso país, é o cabrito de Natal no forno, cheio de sabor e que não é tão complicado de se fazer como pode parecer à primeira vista. É verdade que o cabrito é uma daquelas carnes que demora algum tempo a ficar pronta, mas também é verdade que é trabalho do forno garantir essa cozedura, pelo que apenas terá que vigiar de vez em quando a preparação e virar a carne.

Além disso, poderá cozinhar os acompanhamentos ao mesmo tempo que o cabrito, o que lhe poupa muito tempo, algo valioso em qualquer altura do ano, mas que é especialmente relevante em épocas de festa, até porque poderá aproveitar esse tempo para criar sobremesas ou outros acompanhamentos a seu gosto.

A estrela do prato

Não há dúvidas que o cabrito é a estrela principal deste prato. Esta é uma carne que demora um pouco de tempo a cozer, mas que vale muito a pena a espera, porque, quando bem cozinhada, fica deliciosa e muito tenra. Para melhores resultados, vá virando o cabrito ao longo do tempo em que estiver no forno, para que as peças cozinhem por igual e dourem da mesma forma, dando um melhor aspeto ao prato.

O acompanhamento

As batatas assadas são o acompanhamento clássico do cabrito de Natal no forno, até porque podem ser cozinhadas ao mesmo tempo que o cabrito. Tem duas opções para a sua preparação: pode colocá-las no forno ao mesmo tempo que o cabrito, e, se necessário, retirá-las quando estiverem prontas (especialmente se vir que o cabrito está a demorar um pouco mais a ficar pronto); ou então, pode colocá-las no tabuleiro do cabrito quando este estiver no forno há 20 ou 30 minutos, até porque as batatas só precisarão de cerca de 40 minutos para cozinharem (embora, claro, o tempo varie segundo o forno e o tamanho das batatas).

Outro acompanhamento popular para o cabrito de Natal no forno são as nabiças ou couves salteadas, que podem ser feitas rapidamente e que combinam bem com este prato. Apenas terá que cortar as nabiças em juliana e salteá-las em azeite com um pouco de alho, temperando-as com sal a seu gosto. Basta fazer este acompanhamento assim que o cabrito estiver pronto, até porque o salteado se faz muito rapidamente.

Um sabor diferente na carne

O que vai dar sabor ao seu cabrito de Natal no forno é a pasta com que o vai barrar. Esta pasta pode ter diversos ingredientes, com os mais tradicionais a serem o azeite, a banha, o vinho, o alho, cebola e o colorau. Para um toque diferente, pode também juntar um pouco de mel, como é o caso da receita que aqui lhe deixamos. A receita pede também espumante, mas pode usar vinho branco simples em sua substituição, ou até mesmo cerveja, caso prefira. Poderá também juntar um pouco de louro à sua marinada, caso queira.

O tempo de preparação

Como já referimos anteriormente, o cabrito é uma daquelas carnes que deve ser assada a uma temperatura relativamente baixa e por muito tempo. Nesta receita, indicamos-lhe o tempo médio de cozedura do cabrito de Natal no forno como sendo de uma hora, mas a verdade é que o tempo de preparação vai depender do tipo de forno que está a usar e das peças do cabrito. Portanto, a cozedura poderá demorar entre uma hora ou duas. O melhor é ir controlando a preparação do cabrito do forno, para garantir que o retira na altura certa.

Como vê, fazer um cabrito de Natal no forno não tem muito que saber, até porque o segredo do sucesso deste prato está na marinada do cabrito e na preparação lenta e longa da carne no forno. Mas não se preocupe, porque basta seguir as nossas indicações para ter resultados excelentes. Bom apetite!

Cabrito de Natal no forno

Um prato tradicional cheio de sabor
Preparação 30 mins
Cozedura 1 hr
Total 1 hr 30 mins
Refeição Carnes
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1/2 cabrito
  • 2 kg de batatas
  • 500 g de cebola
  • 1 cabeça de alho
  • 2 colheres de sopa de banha
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 dl de espumante
  • Q.b. de sal, pimenta e colorau

Preparação
 

  • Num almofariz, pise os alhos. À parte, corte a cebola em pedaços pequenos, e junte os dois ingredientes num recipiente pequeno.
  • Junte-lhes 1 dl do espumante, o azeite, a banha, o sal, a pimenta, o mel e um pouco de colorau. Barre o cabrito com esta pasta e deixe ganhar sabor de um dia para o outro.
  • Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Coloque o cabrito numa assadeira, juntamente com as batatas. Tempere as batatas com sal e pimenta e cubra com o restante espumante.
  • Leve tudo ao forno durante cerca de 1 hora, virando o cabrito durante a preparação. Sirva de imediato.

Dicas

  • Se não tiver espumante, use vinho branco ou até mesmo cerveja para dar mais sabor ao seu cabrito.
  • O tempo de cozedura do cabrito vai variar muito, segundo o forno que usar e o tamanho das peças. Portanto, esteja atento á cozedura. Se vir que o cabrito está a demorar, retire as batatas do forno para não se queimarem.
  • Pode servir este prato com algumas nabiças ou couves salteadas.
Artigo anteriorPeru de Natal no forno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes