Se há prato que faz parte da tradição do dia de Natal nalgumas regiões do nosso país, é o cabrito de Natal no forno, cheio de sabor e que não é tão complicado de se fazer como pode parecer à primeira vista. É verdade que o cabrito é uma daquelas carnes que demora algum tempo a ficar pronta, mas também é verdade que é trabalho do forno garantir essa cozedura, pelo que apenas terá que vigiar de vez em quando a preparação e virar a carne.
Além disso, poderá cozinhar os acompanhamentos ao mesmo tempo que o cabrito, o que lhe poupa muito tempo, algo valioso em qualquer altura do ano, mas que é especialmente relevante em épocas de festa, até porque poderá aproveitar esse tempo para criar sobremesas ou outros acompanhamentos a seu gosto.
A estrela do prato
Não há dúvidas que o cabrito é a estrela principal deste prato. Esta é uma carne que demora um pouco de tempo a cozer, mas que vale muito a pena a espera, porque, quando bem cozinhada, fica deliciosa e muito tenra. Para melhores resultados, vá virando o cabrito ao longo do tempo em que estiver no forno, para que as peças cozinhem por igual e dourem da mesma forma, dando um melhor aspeto ao prato.
O acompanhamento
As batatas assadas são o acompanhamento clássico do cabrito de Natal no forno, até porque podem ser cozinhadas ao mesmo tempo que o cabrito. Tem duas opções para a sua preparação: pode colocá-las no forno ao mesmo tempo que o cabrito, e, se necessário, retirá-las quando estiverem prontas (especialmente se vir que o cabrito está a demorar um pouco mais a ficar pronto); ou então, pode colocá-las no tabuleiro do cabrito quando este estiver no forno há 20 ou 30 minutos, até porque as batatas só precisarão de cerca de 40 minutos para cozinharem (embora, claro, o tempo varie segundo o forno e o tamanho das batatas).
Outro acompanhamento popular para o cabrito de Natal no forno são as nabiças ou couves salteadas, que podem ser feitas rapidamente e que combinam bem com este prato. Apenas terá que cortar as nabiças em juliana e salteá-las em azeite com um pouco de alho, temperando-as com sal a seu gosto. Basta fazer este acompanhamento assim que o cabrito estiver pronto, até porque o salteado se faz muito rapidamente.
Um sabor diferente na carne
O que vai dar sabor ao seu cabrito de Natal no forno é a pasta com que o vai barrar. Esta pasta pode ter diversos ingredientes, com os mais tradicionais a serem o azeite, a banha, o vinho, o alho, cebola e o colorau. Para um toque diferente, pode também juntar um pouco de mel, como é o caso da receita que aqui lhe deixamos. A receita pede também espumante, mas pode usar vinho branco simples em sua substituição, ou até mesmo cerveja, caso prefira. Poderá também juntar um pouco de louro à sua marinada, caso queira.
O tempo de preparação
Como já referimos anteriormente, o cabrito é uma daquelas carnes que deve ser assada a uma temperatura relativamente baixa e por muito tempo. Nesta receita, indicamos-lhe o tempo médio de cozedura do cabrito de Natal no forno como sendo de uma hora, mas a verdade é que o tempo de preparação vai depender do tipo de forno que está a usar e das peças do cabrito. Portanto, a cozedura poderá demorar entre uma hora ou duas. O melhor é ir controlando a preparação do cabrito do forno, para garantir que o retira na altura certa.
Como vê, fazer um cabrito de Natal no forno não tem muito que saber, até porque o segredo do sucesso deste prato está na marinada do cabrito e na preparação lenta e longa da carne no forno. Mas não se preocupe, porque basta seguir as nossas indicações para ter resultados excelentes. Bom apetite!

Cabrito de Natal no forno
Ingredientes
- 1/2 cabrito
- 2 kg de batatas
- 500 g de cebola
- 1 cabeça de alho
- 2 colheres de sopa de banha
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de mel
- 2 dl de espumante
- Q.b. de sal, pimenta e colorau
Preparação
- Num almofariz, pise os alhos. À parte, corte a cebola em pedaços pequenos, e junte os dois ingredientes num recipiente pequeno.
- Junte-lhes 1 dl do espumante, o azeite, a banha, o sal, a pimenta, o mel e um pouco de colorau. Barre o cabrito com esta pasta e deixe ganhar sabor de um dia para o outro.
- Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Coloque o cabrito numa assadeira, juntamente com as batatas. Tempere as batatas com sal e pimenta e cubra com o restante espumante.
- Leve tudo ao forno durante cerca de 1 hora, virando o cabrito durante a preparação. Sirva de imediato.
Dicas
- Se não tiver espumante, use vinho branco ou até mesmo cerveja para dar mais sabor ao seu cabrito.
- O tempo de cozedura do cabrito vai variar muito, segundo o forno que usar e o tamanho das peças. Portanto, esteja atento á cozedura. Se vir que o cabrito está a demorar, retire as batatas do forno para não se queimarem.
- Pode servir este prato com algumas nabiças ou couves salteadas.