Cachaço de porco na panela de pressão

A não perder

As receitas na panela de pressão não podiam ser mais simples, bastando colocar os ingredientes na panela e deixar que esta faça todo o trabalho. Os resultados, esses, são sempre deliciosos, e esta receita de cachaço de porco na panela de pressão não é, de todo, uma exceção a essa regra.

Este é um daqueles pratos que fica bem com todo o tipo de acompanhamentos, dos mais tradicionais, como as batatas salteadas com chouriço, aos mais exóticos, como o arroz de coentros, lima e alho. Portanto, as combinações que pode fazer com este cachaço de porco na panela de pressão são infinitas, sendo esta uma receita bastante versátil e que certamente fará muito sucesso na sua casa. Assim, não há desculpas para não experimentar o cachaço de porco na panela de pressão!

Cachaço de porco na panela de pressão: a história da panela de pressão

A partir de registos autênticos, foi estabelecido que a panela de pressão foi inventada por um físico e matemático francês chamado Denis Papin. A primeira versão da panela de pressão foi revelada publicamente em 1679. Denis Papin descobriu uma forma de conceber um recipiente feito de ferro fundido que tinha as características de uma panela. Também desenvolveu uma tampa adequada para este recipiente com características que garantiam que este pudesse ser bem vedado quando trancado.

Denis Papin conseguiu atingir um ponto de ebulição elevado quando a água foi aquecida nesta versão inicial da panela de pressão. A uma temperatura tão elevada, alimentos duros e ossos cozinhados no recipiente tornaram-se notavelmente mais macios depois de cozinhados durante um curto período de tempo. A nova invenção foi promovida como um “Novo Digestor” para uso na cozinha, confeitaria, laboratórios químicos, e em cervejeiras.

A utilização das primeiras versões da panela de pressão exigiu um grande esforço. Os utilizadores tinham de encontrar uma fonte de calor, geralmente uma grande fornalha a arder, e era bastante perigosa devido ao vapor quente gerado durante a cozedura. Portanto, fazer este cachaço de porco na panela de pressão seria, na altura, algo bastante perigoso e trabalhoso. Havia desafios notáveis na regulação do vapor e da temperatura nas primeiras versões da panela de pressão.

Isto levou à invenção de uma válvula de segurança, e Papin encontrou uma forma de incorporar uma válvula de segurança no digestor recentemente inventado. Os seus esforços para inventar a panela de pressão foram reconhecidos pela Royal Society em 1680, e ele tornou-se um membro da organização.

Ao longo do tempo, versões mais pequenas da panela de pressão foram concebidas para uso privado em casas, para se fazerem pratos como este de cachaço de porco na panela de pressão. Nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, muitas empresas fabricantes foram convertidas em instalações de produção de armas e ferramentas necessárias para a guerra. Consequentemente, a produção de panelas de pressão estava centrada no desenvolvimento de recipientes que podiam ser utilizados de diferentes maneiras durante a guerra.

A produção normal de panelas de pressão para uso privado foi retomada após a guerra. O mercado sofreu um boom, que também foi notado na produção de outras ferramentas de cozinha. Relativamente às panelas de pressão, os fabricantes desenvolveram tamanhos e capacidades diferentes para captar o mercado crescente do produto. Infelizmente, a crescente comercialização da panela de pressão teve um impacto na qualidade. Muitos dos produtos vendidos nos mercados explodiram devido a válvulas de libertação de vapor defeituosas. Portanto, continuaria a ser perigoso fazer esta receita de cachaço de porco na panela de pressão, séculos depois!

Esta tendência levou os consumidores a evitar a utilização da panela de pressão por razões de segurança. Enquanto o mercado diminuía, alguns fabricantes que permaneceram dedicados à produção de panelas de pressão de qualidade permaneceram no mercado e tornaram-se marcas populares.

O mercado para as panelas de pressão só se expandiu no início dos anos 70 devido a campanhas maciças sobre alimentação saudável e à necessidade de reduzir a ingestão de alimentos fritos. Nos anos 90, uma grande fatia da população descobriu a conveniência de utilizar panelas de pressão, e o mercado voltou a crescer.

A maioria das marcas de panelas de pressão que encontramos hoje no mercado têm características úteis para aumentar o valor que oferecem. Estes produtos são melhorados com múltiplas caraterísticas e mecanismos de segurança que não requerem qualquer habilidade especial antes de o produto poder ser utilizado.

A introdução da tecnologia também tem sido utilizada para melhorar as caraterísticas das panelas de pressão; agora temos as panelas de pressão elétricas, que funcionam da mesma forma, mas que usam utilizando uma fonte de calor diferente, em comparação com as versões mais antigas. A inovação também tem sido utilizada para melhorar as características das tampas e os metais utilizados no fabrico das panelas para as tornar mais económicas e dar resultados mais rápidos. Portanto, é bastante fácil, seguro e conveniente preparar pratos como o cachaço de porco na panela de pressão, hoje em dia!

Faça o seu cachaço de porco na panela de pressão e prepare-se para o seu sabor incrível. Bom apetite!

Cachaço de porco na panela de pressão

Uma receita simples e que não lhe dará trabalho
Preparação 15 mins
Cozedura 1 hr
Total 1 hr 15 mins
Refeição Carnes
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 kg de cachaço de porco
  • 3 cenouras cortadas em pedaços
  • 1 cebola cortada em quartos
  • 2 folhas de louro
  • 3 dentes de alho cortados em pedaços
  • 4 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 colher de café de cominhos
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 1 molho de salsa fresca picada
  • Q.b. de água, azeite e sal

Preparação
 

  • Tempere o seu cachaço com sal a seu gosto.
  • Na panela de pressão, coloque o azeite no fundo, seguido do alho, cebola e cenoura.
  • Coloque a carne por cima, e cubra com a polpa de tomate, os cominhos, o louro e a salsa.
  • Cubra a peça de carne com água. Depois, coloque o cubo de caldo e leve a lume brando por uma hora.
  • Findo esse tempo, deixe a pressão sair da panela e retifique os temperos da carne, se necessário. Sirva de imediato.

Dicas

  • Pode deixar o cachaço a marinar de um dia para o outro. Para além do sal, pode usar um pouco de vinho ou de sumo de limão. Coloque essa marinada na panela de pressão para mais sabor.
  • Pode adicionar outros temperos da sua preferência, como pimenta, ou outras ervas aromáticas de que goste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas