Café com especiarias

Mais populares

O café é considerado a bebida nacional, porque é muito consumido no nosso país. Afinal, temos uma longa tradição com este produto, e, portanto, não admira que seja uma das bebidas mais apreciadas em Portugal (se não mesmo a mais apreciada). No entanto, temos tendência a consumi-lo sempre da mesma forma. Mas, se tem vontade de experimentar algo diferente, mostramos-lhe como fazer um café com especiarias.

Poderá pensar que o sabor se manterá inalterado, mas a verdade é que as diferentes especiarias ajudam a potenciar o sabor natural do café e dão-lhe um toque aromático que se torna muito agradável. Além disso, como o seu preparo é rápido, o café com especiarias torna-se a bebida perfeita para ser consumida tanto sozinha como a um lanche ou no final de uma refeição, seja no dia a dia seja em ocasiões de maior cerimónia.

As diferentes especiarias

Nesta receita, o sabor aromático será dado através de uma infusão de água com especiarias diferentes, como o pau de canela ou o cravinho. Portanto, o primeiro passo será sempre aquecer a água juntamente com as especiarias (sejam as indicadas, sejam outras à sua escolha). Depois, deverá deixar arrefecer a água com as especiarias ainda nela, coando apenas quando for preparar o seu café. Isto permite-lhe que faça a infusão com bastante antecedência.

Tem sempre a hipótese de aquecer diretamente o café com as especiarias numa panela, embora, nesse caso, o sabor das especiarias não seja tão forte, uma vez que estará menos tempo em infusão (o café deverá ser servido assim que ferver). No entanto, esta é uma boa alternativa para quem quer um toque aromático muito ligeiro.

O café

Nesta receita de café com especiarias, irá utilizar café solúvel. Qualquer marca de que goste pode ser utilizada, com resultados igualmente bons. Apesar de lhe recomendarmos o uso de seis colheres de café solúvel, pode muito bem usar menos, caso prefira essa bebida assim. Portanto, não tenha medo de adaptar esta receita aos seus gostos pessoais, usando diferentes tipos de café ou diferentes especiarias, que sejam mais do seu agrado.

O toque doce

No final, use açúcar ou adoçante no seu café com especiarias, numa quantidade à sua escolha. No entanto, procure provar a bebida antes de colocar o açúcar, porque o uso das especiarias pode levar a que prefira aumentar ou diminuir a quantidade normal de açúcar ou adoçante que usa. O ideal é provar, adoçar um pouco e repetir o processo até ter a certeza de que o seu café está no ponto certo para si.

Outra boa forma de adoçar o seu café de uma forma mais natural é utilizando stevia, uma erva aromática que dá um sabor doce aos pratos em que é usada, sem que tenha que usar muitas quantidades. É uma forma saudável de dar um toque doce ao seu café, que tem sido cada vez mais usada e promovida. Siga as indicações do pacote de stevia para garantir que não adoça o seu café com especiarias em demasia.

Outras opções de especiarias

Para além das especiarias que lhe indicamos na receita, pode usar outras, seja para complementar seja para substituir. Algumas boas opções são o cardamomo e o anis, assim como as cascas de laranja, que dão um toque cítrico, mas um pouco doce. Aliás, qualquer uma destas especiarias ajuda e muito a complementar uma bebida. Alguns bons exemplos disso mesmo são o licor de canela, o bolo de café e canela, o vinho quente e o arroz de pato com canela.

Fazer um café com especiarias, rico e aromático, não tem nada de complicado e é uma forma diferente de dar mais sabor à sua bebida. Portanto, siga as nossas indicações e desfrute. Bom apetite!

Café com especiarias

Uma bebida aromática e com um toque original
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Bebidas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 500 ml de água
  • 1 pedaço pequeno de gengibre
  • 1 pedaço de casca de limão
  • 2 pedaços de canela em pau
  • 3 cravinhos
  • 6 colheres de sopa de café em pó
  • Q.b. de açúcar ou adoçante

Preparação
 

  • Ferva a água juntamente com todas as especiarias, de modo a obter uma infusão. Deixe arrefecer e depois coe.
  • Use essa infusão para preparar o café solúvel, de acordo com as instruções. Sirva com açúcar ou adoçante a seu gosto.

Dicas

  • Pode usar menos especiarias na sua infusão ou diminuir as suas quantidades, de modo a que o sabor não seja tão forte.
  • Se quiser, pode diminuir a quantidade de café solúvel que utiliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes