As caldeiradas são uma forma fácil de preparar uma refeição, sendo que apenas tem que preparar os ingredientes, adicioná-los à panela e deixar o lume fazer a sua magia, sem grandes trabalhos. Assim, mostramos-lhe como pode fazer uma deliciosa caldeirada de cabrito em sua casa.
Esta é uma refeição completa e farta, mas que pode ser servida com uma salada, para ajudar a refrescar o palato, ou com uma sopa, para uma refeição ainda mais completa. Seja como for, a caldeirada de cabrito cai sempre bem, mesmo entre quem não aprecia comidas tão fartas.
Caldeirada de cabrito: saiba mais sobre esta carne
O cabrito é uma carne muito usada em receitas portuguesas, mas a verdade é que nem toda a gente sabe como o cozinhar bem para melhores resultados, de modo a obter uma carne suculenta e macia. Mas não se preocupe, porque lhe deixamos algumas dicas para uma caldeirada de cabrito perfeita.
A carne de cabrito é uma carne magra que tem um sabor semelhante ao da carne de vaca, mas com menos gordura. Tem um sabor profundo e terroso que combina bem com especiarias fortes. Há muitas formas de cozinhar esta carne, como esta caldeirada de cabrito, mas todas elas requerem uma cozedura lenta e um lume brando, além de humidade para amaciar a carne.
Selecione um corte de carne fresca. Tal como a carne de vaca ou de porco, há uma variedade de cortes de carne de cabrito por onde escolher. Cada um tem uma textura e um sabor diferente, e cada um requer um método de cozimento diferente. Aqui estão os cortes mais populares e os melhores métodos de cozedura para eles:
- Bochechas: Estufado.
- Costeletas: Marinar e assar.
- Carne em cubos ou picada: Guisado com ou sem osso.
- Perna de cabra: Marinar e assar.
- Bifes da perna: Marinar e assar.
- Pá: Marinar e assar.
Saiba como realçar o melhor sabor da carne de cabrito. Esta carne é bastante magra e, se for cozinhada a altas temperaturas, endurece e torna-se intolerável para comer. A carne de cabrito é melhor quando é cozinhada lentamente para quebrar os tendões da carne. Marinar a carne é outra boa maneira de a amaciar antes de fazer a caldeirada de cabrito. Para além disso, a carne perde humidade muito rapidamente devido ao seu baixo teor de gordura.
A melhor maneira de preparar a carne de cabrito é cozinhá-la lentamente, de preferência num fogo lento, a uma temperatura baixa e com bastante humidade. A carne de cabrito nunca deve ser servida mal passada; deve ser bem cozinhada para que a caldeirada de cabrito seja apelativa.
Marinar a carne. Numa tigela grande, misture um pouco de sumo de laranja ou limão e algumas especiarias. Adicione a carne de cabrito à tigela e cubra-a completamente com a marinada. Tape a tigela e leve-a ao frigorífico durante a noite ou, pelo menos, durante quatro horas, antes de fazer a caldeirada de cabrito.
Recrie esta caldeirada de cabrito em sua casa e maravilhe-se com o seu sabor. Bom apetite!

Caldeirada de cabrito
Ingredientes
- 750 g de cabrito
- 1 colher de chá de colorau
- 350 g de cebolas
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 pimento verde
- 80 g de chouriço
- 400 g de tomate
- 1 colher de chá de açafrão
- 3,5 dl de vinho branco
- 1,5 dl de azeite
- 1,5 kg de batatas
- Q.b. de sal, pimenta, piripiri e salsa
Preparação
- Corte o cabrito em pedaços pequenos. Tempere com sal e pimenta e reserve.
- Lave e descasque as batatas e corte-as em rodelas. Tempere com sal, pimenta e colorau. Corte também o pimento às tiras, a cebola e o tomate às rodelas e pique os alhos.
- Coloque os ingredientes numa panela grande nesta ordem: cebola, pimento, alho, louro, batata, carne e tomate. Repita até ter usado todos os ingredientes.
- Corte o chouriço em rodelas e coloque-o na última camada. Tempere com açafrão e piripiri e regue com o vinho branco e azeite.
- Cubra a panela com uma tampa e cozinhe em fogo médio por cerca de 40 minutos. No final desse tempo, ajuste os temperos e sirva com salsa picada a seu gosto.
Dicas
- Para encurtar o tempo de cozimento, o cabrito deve ser cortado em pedaços pequenos.
- Pode deixar o cabrito a marinar em vinho branco de um dia para o outro, temperando a seu gosto com sal e pimenta.
- Também pode marinar a carne em sumo de limão ou aguardente. Se desejar, pode combinar os dois para obter marinadas ainda mais fortes.
- Pode adicionar cor à carne dourando-a num pouco de margarina antes de adicioná-la à panela.
- Se não tiver tomates, use molho de tomate comercial como substituto.
- Se marinar a carne, despeje a marinada na panela para dar ainda mais sabor ao produto acabado.
- O tempo de cozimento varia de acordo com a carne, pelo que deve ficar atento aos ingredientes. Como regra geral, a caldeirada pode ser retirada do fogo quando as batatas estiverem cozidas.