Os clássicos são adorados por alguma razão: o seu sabor único, que nos transporta no tempo e que mostra a raiz da nossa culinária. O caldo verde tradicional não é exceção, sendo ainda muito apreciado nos nossos dias, podendo até ser encontrado em muitos restaurantes por Portugal a fora. Deixamos-lhe aqui a nossa versão, fácil de fazer e rica em sabor.
Este é um prato clássico da culinária do nosso país, presente em cada canto de Portugal. O seu modo de preparo varia de região para região, mas hoje, trazemos-lhe sua versão tradicional, à base de batatas e couve portuguesa, cujo sabor é simplesmente inigualável. Quer aprender a fazer esta maravilha e encantar os seus convidados? Então, vamos-lhe ensinar a fazer caldo verde tradicional, uma receita que vai fazer os seus dotes culinários brilhar.
A couve portuguesa e a sua tradição culinária
A couve é consumida desde tempos pré-históricos e a sua origem é muito variada. Já era conhecida dos egípcios desde 2500 a.C., sendo mais tarde cultivada e consumida pelos gregos no século IV a.C. A couve-portuguesa é, possivelmente, o resultado da mistura de uma couve tipo repolho e de uma couve de folhas tipo galega.
A couve portuguesa serve como fonte de vitaminas, como A, B9 e C. Também é possível encontrar outros nutrientes importantes para o funcionamento adequado do organismo, como fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco e vitamina B3 na composição da couve portuguesa cozida.
O teor de fibras encontrado na couve portuguesa pode contribuir com o aporte diário recomendado do nutriente. Os alimentos com fibras, como é o caso da couve portuguesa, tendem a saciar mais do que aqueles que são pobres no nutriente. Com isso, é provável que a pessoa fique satisfeita por mais tempo e coma menos. Trata-se de uma boa alternativa para uma dieta com foco no controlo, manutenção ou perda de peso.
Outro nutriente encontrado na couve portuguesa é o cálcio. 100 g de couve portuguesa fornecem 71 mg do nutriente, contribuindo para o fortalecimento de dentes e ossos. Portanto, não faltam excelentes razões para incluir o seu consumo nas nossas refeições, como neste caldo verde tradicional.
A batata e os seus benefícios para a nossa saúde
Além de ser uma ótima fonte de nutrientes essenciais, como fósforo e cálcio, a batata também possui atributos antioxidantes, que colaboram para retardar o envelhecimento, além de servir à prevenção de doenças degenerativas.
Diferentemente do que acredita a maioria das pessoas, a batata é um alimento bastante rico em proteínas. Além disso, possui 16% de carboidratos, 3% de fibras e açúcares e cerca de 80% de água. Portanto, é um alimento que nos faz bem, especialmente se for consumido cozido ou assado, até porque as suas versões fritas costumam ter mais calorias, devido ao óleo de fritura.
Pratos incríveis para servir juntamente com o caldo verde tradicional
Conforme sabemos, o sabor do caldo verde tradicional tem um sabor muito marcante e apreciado em Portugal e em todo o mundo. A dica, então, é servir esse prato com estas duas maravilhas da nossa gastronomia, igualmente clássicas: os bolinhos de bacalhau rápidos e os rissóis de carne. Sirva tudo junto e prepare-se para uma explosão de sabores!
Vamos, então, ao preparo deste caldo verde tradicional, delicioso e muito rápido e fácil de recriar em sua casa? Pois chegou a hora de seguir a nossa receita e de deixar seus convidados extasiados. Não perca mais tempo, faça ainda hoje esta maravilha e receba inúmeros elogios de quem ama! Siga o modo de preparo abaixo e faça o clássico caldo verde tradicional. Depois, diga-nos o que achou nos comentários. Bom apetite!

Caldo verde tradicional
Ingredientes
- 4 batatas grandes
- 200 g de couve portuguesa
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- Qb de água, sal e azeite
Preparação
- Comece por descascar as batatas, o alho e as cebolas. Corte tudo em metades e coloque numa panela.
- Junte água (até cobrir) e deixe no lume até estar tudo cozido. Tempere com um pouco de sal e triture com a ajuda da varinha mágica.
- Parta a couve em juliana.
- Volte a levar a panela a lume e junte a couve cortada. Envolva e deixe cozinhar durante 5 minutos.
- Regue a sopa com um fio de azeite e desligue do fogo.
Dicas
- Se quiser, pode usar mais um dente de alho na sopa, para lhe dar um sabor um pouco mais forte.
- Para uma sopa ainda mais tradicional, junte-lhe chouriço cortado às rodelas antes de a servir.
- Algumas pessoas adoram juntar feijão branco ao caldo verde. Se decidir experimentar, basta adicionar o feijão (de lata) à sopa, ao mesmo tempo que junta a couve.
- Pode enriquecer o caldo verde com rodelas de cenoura ou com alho-francês cortado em rodelas. Estes legumes deverão ser passados juntamente com as batatas.