Não, não é só quando estamos doentes que uma rica canja de galinha sabe bem! Este prato pode e deve ser apreciado em qualquer altura, já que é rico em nutrientes e nos ajuda a manter os níveis ótimos de hidratação. Tudo isto numa refeição que é sempre de comer e chorar por mais. Por isso, se procura uma receita de canja de galinha deliciosa, deixamos-lhe a nossa versão.
De acordo com o famoso dito popular, prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Mas quem disse que esse prato clássico só tem utilidade quando estamos doentes? Esqueça esse mito, pois esta é uma refeição extremamente rica em nutrientes e que, preparada da forma certa, pode surpreender os paladares mais exigentes. Trata-se de um prato aconchegante, acolhedor e que nos remete à infância. Quer aprender outra versão deste prato clássico, feito com muito amor e que vai encantar os seus convidados? Então, esta receita de canja de galinha deliciosa é para si!
Sabe qual é a diferença entre uma sopa e uma canja?
A diferença entre a canja e a sopa tradicional é que a canja de galinha possui algum carboidrato em sua receita. Já a sopa, vai sem nada mesmo, só o caldo de frango, com os temperos e demais ingredientes.
A origem da canja de galinha
A palavra canja significa exatamente um caldo resultante do cozimento de arroz com a galinha, que foi introduzida pelos portugueses. É impossível separar a palavra canja de galinha. De acordo com historiadores, é bastante provável que a canja tenha sido trazida da China para Portugal. Outra versão fala de sua origem na Índia, na Costa de Malabar, onde Vasco da Gama aportou em 1492. Ambas as teorias são aceitas entre os especialistas, não se sabendo ao certo qual será a correta.
Porque é que a canja de galinha nos faz tão bem?
Ela ajuda a manter corpo hidratado, contribuindo para o bom funcionamento das células, além do fato de que a mistura da água quente com o sal ajuda na desinfeção de possíveis bactérias da boca e da garganta. Aminoácidos e nutrientes presentes no caldo também são fortes aliados na prevenção de inflamações. Portanto, não é de admirar que este prato seja tão apreciado e nos caia tão bem quando não nos estamos a sentir na nossa melhor forma.
O frango e os seus benefícios para a nossa saúde
A grande vantagem do frango é que ele tende a ser digerido mais facilmente do que carnes bovinas e a quantidade de gordura saturada é consideravelmente menor do que a existente em carnes vermelhas. Além disso, este tipo de carne é capaz de suprir algumas deficiências nutricionais que por ventura existam no organismo e ajudar a promover inúmeras melhorias.
Existem várias razões para o frango ser tão utilizado, entre elas ser uma excelente fonte de proteína magra com nutrientes essenciais. Ele é rico em vitaminas, além de contribuir para aumentar a imunidade, fortalecer o organismo, combater o cancro e controlar o colesterol.
Pratos incríveis que pode servir juntamente com esta receita
Que tal potencializar a sua canja de galinha deliciosa, unindo esse prato tão tradicional a outros sabores igualmente leves? Experimente servir a sua canja com as tostas de frango e queijo, ou com as empadinhas de frango e bacon. Sirva tudo junto e prepare-se para uma explosão de sabores!
Se ficou com água na boca e com bastante curiosidade de experimentar a nossa receita, apenas tem de reunir os ingredientes de que vai precisar e seguir as instruções que lhe deixamos abaixo, para garantir excelentes resultados. Temos a certeza de que vai adorar e querer repetir muitas mais vezes esta nossa receita. Bom apetite!

Canja de galinha deliciosa
Ingredientes
- 1 frango
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1,2 dl de água
- 100 g de massa estrelinha
- Qb de sal
Preparação
- Coza o frango numa panela com a água, juntamente com a cebola e o alho (já descascados e partidos em pedaços) e o louro.
- Quando o frango estiver cozido, passe o caldo por um passador, de modo a que apenas fique a água. Reserve o frango.
- Leve o caldo novamente a lume e coloque a massa.
- Entretanto, desfie o frango em pedaços. Junte-os à panela e deixe cozinhar até a massa estar pronta.
- Se necessário, retifique os temperos antes de apagar o lume.
Dicas
- Para dar ainda mais sabor ao caldo, faça um raminho com salsa, alecrim e outras ervas aromáticas a seu gosto. Ate o raminho e junte-o à água da cozedura do frango, tendo o cuidado de depois o retirar quando for retirar o frango.
- Se vai fazer a canja com sobras de frango, terá de lhe dar mais sabor usando caldo de galinha (caseiro ou de compra).
- Pode enriquecer a sopa com cenoura cortada em tiras finas. Adicione-a ao mesmo tempo que a massa.
- Pode usar qualquer outro tipo de massa em substituição da estrelinha, como pevides, cuscuz ou letras.
- Uma pitada de pimenta fica também muito bem na sopa. Junte um pouco antes de desligar o fogão.
- Pode decorar a canja com um pouco de ovo cozido.