Se há receita que costuma agradar, é esta, que reúne o melhor da terra e do mar num único prato irresistível e delicioso. Se é fã de carne de porco à alentejana e está à procura de uma receita para recriar em casa, não procure mais, porque nós temos o que precisa. Siga as instruções e diga-nos se gostou dos resultados no final.
Para além de ser uma receita bastante saborosa, é também muito fácil de fazer, sendo necessários apenas alguns ingredientes para conseguir resultados de comer e chorar por mais. Portanto, este é um daqueles pratos que vai fazer sucesso em sua casa, sendo uma receita perfeita tanto para um jantar em família a meio da semana, seja quando vai ter convidados em sua casa.
A carne de porco
Parte do sucesso desta receita vem da marinada que vamos usar na carne de porco à alentejana. Portanto, deverá deixar o porco numa marinada que leva vinho branco, alho esmagado, pimenta, louro, sal e massa de pimentão, durante pelo menos 4 horas. No entanto, para resultados ainda mais saborosos, recomendamos que deixe a carne a marinar de um dia para o outro.
É claro que pode sempre adicionar outros ingredientes à sua marinada, para que fique ainda mais do seu agrado. Pode, por exemplo, adicionar ingredientes como o sumo de limão, alho em pó ou picado, cerveja ou temperos como os cominhos.
As amêijoas
Precisa de lavar muito bem as amêijoas para fazer a sua carne de porco à alentejana. Quer as amêijoas sejam frescas ou congeladas, precisa de as colocar em água durante pelo menos duas horas. Findo este tempo, retire a água. Se vir que ainda não estão bem limpas, repita o processo (por exemplo, se achar que ainda vai sair mais areia). As suas amêijoas não deverão abrir, pelo que deverá ter atenção. Caso alguma abra, dê-lhe um toque. Se se voltarem a fechar, podem ser consumidas. Se não, descarte-a.
Para fazer a sua carne de porco à alentejana, vai cozinhar as suas amêijoas na marinada do porco, depois de este estar frito. As suas amêijoas vão estar prontas quando se abrirem, o que deverá demorar entre 5 a 10 minutos. Se, no final desse tempo, algumas amêijoas não estiverem abertas, descarte-as, porque podem estar estragadas. Por fim, apenas tem de cobrir a carne de porco com as amêijoas e a marinada.
O uso dos coentros
Os coentros dão um toque clássico a esta receita, até porque são uma erva aromática muito popular a gastronomia alentejana. No entanto, algumas pessoas não gostam do seu sabor. Se esse é o seu caso, pode sempre substituir os coentros por outra erva da sua preferência, como a salsa. Procure usar sempre ervas frescas picadas para trazer mais cor e sabor à carne de porco à alentejana.
Acompanhar o prato
Nalgumas versões deste prato, junta-se batata frita às rodelas à carne, criando-se assim uma refeição completa de uma só vez. No entanto, isto não é obrigatório, podendo esta receita ser servida com outro tipo de acompanhamentos. Por exemplo, algumas boas opções são o arroz de legumes rápido, a massa com molho de tomate, a salada com pepino, tomate e cebola e a salada de batata rápida. Todas estas opções são bastante fáceis de recriar em sua casa e combinam muito bem com os sabores da receita de carne de porco à alentejana.
Reúna os ingredientes de que precisa e faça ainda hoje esta receita de carne de porco à alentejana em sua casa. Temos a certeza de que vai adorar o resultado e querer repetir a experiência mais vezes. Bom apetite!

Carne de porco à alentejana
Ingredientes
- 800 g de carne de porco
- 800 g de amêijoas
- 2,5 dl de vinho branco
- 3 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de massa de pimentão
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de coentros
- Qb de sal e pimenta
Preparação
- Corte a carne em cubos. Deixe numa marinada feita da mistura da massa de pimentão, sal, pimenta, louro, o alho esmagado e o vinho branco, durante pelo menos 4 horas.
- Coloque as amêijoas em água com sal durante pelo menos duas horas. Depois, lave-as e e reserve.
- Coloque o azeite numa frigideira e frite nele a carne, até estar bem dourada de todos os lados.
- Acrescente o líquido da marinada e deixe cozinhar mais 2 ou 3 minutos antes de juntar as amêijoas.
- Mexa e, assim que as amêijoas abrirem, junte os coentros picados. Desligue do fogo e sirva.
Dicas
- Pode deixar a carne de porco a marinar de um dia para o outro.
- As amêijoas devem ficar em água durante as duas horas (no mínimo) para se removerem as areias e impurezas.
- Se não gosta do sabor dos coentros, pode substituí-los por salsa.