Carpaccio de peixe branco

Mais populares

O carpaccio é uma entrada feita com fatias finas de peixe ou carne, muito popular em todo o mundo. Se quer impressionar os seus convidados, ou simplesmente fazer um miminho especial a si próprio, mesmo que seja durante a semana, mostramos-lhe como pode fazer um delicioso carpaccio de peixe branco, muito fácil de recriar em sua casa e com resultados que nos ficam sempre na memória.

Afinal, não são precisos grandes preparos culinários para se fazer um saboroso carpaccio, que nos refresca e nos enche as papilas gustativas. Apesar de não ser um prato muito comum nas mesas portuguesas, pelo menos tradicionalmente, a verdade é que tem ganho cada vez mais adeptos no nosso país, e isso não acontece por acaso.

O peixe

Para esta receita de carpaccio de peixe branco, irá utilizar corvina, um peixe com um preço acessível e um sabor mais neutro. No entanto, pode usar outro tipo de peixe branco à sua escolha, como pescada ou pargo. Se quiser, pode também utilizar não apenas uma espécie de peixe, mas várias da sua preferência, criando assim um prato ainda mais variado e interessante, tanto visualmente como em termos de sabor.

Para que o carpaccio de peixe branco funcione, terá de garantir que o peixe está cortado em fatias bem finas e que retirou completamente as escamas e as espinhas, porque estes elementos poderão arruinar toda a experiência de degustar este prato. Se quiser, pode pedir que lhe preparem o peixe para o carpaccio na peixaria, embora, mesmo assim, deva inspecionar o peixe para se certificar que não tem nenhuma espinha.

A marinada

Vai ser a marinada a dar ainda mais sabor ao seu peixe, por isso, é importante que o peixe repouse no sumo durante pelo menos meia hora. Se quiser, poderá também deixar o peixe a marinar de um dia para o outro. A quantidade de cada ingrediente da marinada depende totalmente do seu gosto: se preferir algo um pouco mais ácido, opte por usar um pouco mais de sumo de limão; se, por outro lado, prefere que o peixe fique um pouco mais doce, use mais sumo de laranja.

Um toque tradicional

Se quiser que o seu carpaccio de peixe branco tenha um toque mais tradicional, use cebola e alcaparras para decorar o prato. A cebola vai dar um pouco mais de textura ao prato, assim como um sabor muito particular. As alcaparras trazem um pouco do sal, que ajuda a equilibrar ainda mais os sabores. É claro que pode usar qualquer tipo de decoração ou ingrediente no seu carpaccio, como alho, tomate, pimento ou até mesmo algumas ervas aromáticas, como a salsa. Por outro lado, pode servir o carpaccio apenas com o peixe e a marinada, porque os resultados serão igualmente excelentes.

Como servir um carpaccio de peixe branco?

Este prato pode ser servido simples, sem mais nada a acompanhar, podendo ser usado como uma entrada. No entanto, pode também acompanhá-lo de uma salada, podendo servir como uma refeição completa, nesse caso. Recomendamos-lhe que experimente a salada americana e a salada de pimento grelhado, embora uma salada de alface, tomate e cebola simples fique também muito bem a acompanhar este prato.

Apesar de o carpaccio ser algo associado a uma culinária mais “elevada”, a verdade é que é muito fácil de fazer em sua casa. Temos a certeza que vai adorar o sabor deste carpaccio de peixe branco e que vai repetir a sua confeção muitas mais vezes, depois de o experimentar. Portanto, siga as nossas indicações, que lhe deixamos mais abaixo, e recrie este saboroso e fácil prato na sua casa. Bom apetite!

Carpaccio de peixe branco

Uma entrada elegante e simples de fazer
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 150 g de corvina cortada em fatias finas
  • Q.b de sumo de limão e de sumo de laranja

Preparação
 

  • Coloque a corvina e os sumos num recipiente. Deixe marinar por meia hora.
  • Sirva o carpaccio sozinho ou acompanhado de uma salada simples.

Dicas

  • Pode usar também um pouco de sal e pimenta na marinada do peixe.
  • Se preferir, pode usar outro tipo de peixe branco à sua escolha para fazer o carpaccio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes