As cataplanas são um prato típico da região Sul do nosso país, especialmente na zona do Algarve, onde podemos encontrar diversas receitas, que usam os mais variados ingredientes. Hoje, vamos mostrar-lhe como pode fazer em sua casa esta maravilhosa cataplana de tamboril, com um sabor simplesmente fantástico.
Não se assuste com a lista de ingredientes, porque a preparação desta receita não podia ser mais simples: basta fazer camadas e levar a lume pelo tempo indicado. Depois, sirva a sua cataplana de tamboril sozinha, ou acompanhada de uma salada, e verá que esta refeição vai ser um sucesso entre quem a prova. E quem sabe, talvez até se torne um dos pratos preferidos da sua família, que irão querer repetir muitas mais vezes!
Cataplana de tamboril: afinal, o que é uma cataplana?
A cataplana é uma panela em forma de amêijoa originária do Algarve, no sul de Portugal, e é aqui que é mais provável que encontre pratos de cataplana no menu. Sendo originária do Algarve, isto significa que muitas das receitas de cataplana são à base de peixe ou marisco (como a cataplana de tamboril), embora também sejam bastantes as receitas à base de carne.
As cataplanas são tradicionalmente feitas de cobre (embora tenham sido inicialmente feitas de zinco), mas muitas das cataplanas mais modernas são feitas de materiais como o alumínio e o aço inoxidável. Cada lado da cataplana tem a forma de uma amêijoa ou wok, e estão ligadas por uma pequena dobradiça. Um dos lados é colocado no calor e preenchido com os ingredientes – pode ser qualquer coisa desde que haja alguma forma de molho – e depois a tampa é fechada e deixada a cozinhar.
Não é tão hermética como uma panela de pressão, mas prende muito do vapor e é como um protótipo precoce de uma panela de pressão. É frequentemente comparada a uma tagine, e há uma teoria de que a cataplana pode ter sido inventada enquanto o Algarve estava sob o domínio mouro.
As cataplanas de cobre distribuem o calor uniformemente, e esta é uma das razões pelas quais elas são tão boas para cozinhar. Têm também a qualidade de lhe permitirem fazer outras coisas ao mesmo tempo, muito parecida com uma panela de pressão, permitindo-lhe multitarefas enquanto faz o jantar. É precisamente isso que acontece nesta receita de cataplana de tamboril.
Para além do sabor único que obterá numa cataplana, esta é também fantástica para servir. A maioria das cataplanas vem com um suporte de cortiça, que lhe permite colocar a cataplana no centro da mesa. É muito apresentável, e poupa-lhe o esforço de servir toda a gente na cozinha também.
Benefícios do consumo de frutos do mar
São uma parte integrante desta cataplana de tamboril, e trazem diversos benefícios para a nossa saúde. Deixamos-lhe alguns:
- Grande fonte de proteína e outros nutrientes. Os frutos do mar tendem a ser densos em nutrientes, pois fornecem uma quantidade abundante de nutrientes em menos calorias. Além disso, são ricos em proteínas que nos ajudam a construir e reparar músculos e contêm outros nutrientes essenciais como zinco, vitaminas B, selénio, colina, fósforo, cobre, vitamina D, e vitamina E.
- Impulsionam o metabolismo. Dependendo do método de preparação, o marisco tende a ser uma fonte magra de proteínas, por isso é nutricionalmente denso e pobre em gordura. A proteína também é saciante, deixando-o mais cheio durante mais tempo, o que o ajuda a manter um peso corporal saudável. É claro que isto depende da forma como prepara estes ingredientes, mas esta cataplana de tamboril é uma forma saudável de os consumir.
- Reduzem o risco de doenças cardíacas. O seu maior benefício para a saúde reside na sua abundante quantidade de ácidos gordos ómega 3, que são ácidos gordos polinsaturados benéficos de que o nosso organismo necessita para funcionar de forma ótima. Estes encontram-se principalmente nos peixes (DHA e EPA4) que ajudam a reduzir o nível de gordura no sangue ou triglicéridos no seu corpo,.
- Ajudam a baixar a tensão arterial. Incorporar mais peixe e outros frutos do mar na sua dieta, como nesta cataplana de marisco, pode ajudar a baixar a sua tensão arterial elevada.
Experimente esta cataplana de tamboril e delicie-se com os seus resultados. Bom apetite!

Cataplana de tamboril
Ingredientes
- 400 g de tamboril
- 1/2 kg de batatas
- 1/2 kg de cebola
- 1/2 kg de tomate
- 1 pimento verde
- 125 g de miolo de mexilhão
- 125 g de miolo de berbigão
- 150 g de camarão
- 500 g de amêijoa com concha
- 2 dentes de alho
- 1 copo de vinho branco
- Q.b. de azeite, sal, salsa e coentros
Preparação
- Tempere o tamboril com um pouco de sal grosso. Deixe repousar enquanto prepara os restantes ingredientes.
- Descasque as batatas e cebolas e corte em cubos. Corte também os pimentos e o tomate, e pique o alho.
- Verta um pouco de azeite na cataplana. Faça uma camada de batatas, cebola, pimento e tomate.
- Depois, adicione o camarão, o berbigão, o mexilhão e, no final, o tamboril.
- Cubra com as restantes batatas, tomate, pimentos e cebola.
- Coloque por cima as amêijoas, e tempere tudo com sal, os alhos picados, e um pouco de salsa e coentros.
- Verta o copo de vinho branco na cataplana e regue com mais azeite.
- Tape a cataplana e leve-a a cozer por 20 minutos. Findo esse tempo, vire a cataplana e cozinhe mais 10 minutos.
- Retire a cataplana do lume e sirva-a de imediato.
Dicas
- Pode adicionar um pouco de piripiri à sua cataplana, para ajudar a realçar o sabor natural dos ingredientes.
- Se possível, use uma autêntica cataplana para fazer a receita. Se não tiver, no entanto, pode fazer esta receita noutro tipo de panela.
- Altere a quantidade dos ingredientes consoante o seu gosto e o que tem por casa.