Cogumelos panados

Mais populares

As entradas e petiscos querem-se rápidas e cheias de sabor, perfeitas tanto para aqueles dias em que não nos apetece cozinhar muito, como para quando temos convidados de última hora, sem contar. Para essas ocasiões, deixamos-lhe esta nossa receita de cogumelos panados, simples e deliciosa, que vai agradar a todos os que a provam.

Para além do seu incrível sabor, esta receita de cogumelos panados não precisa de muitos ingredientes e fica pronta em poucos minutos. O seu sabor versátil permite-lhe servi-la como petisco ou entrada, ou como acompanhamento de um prato principal. É, portanto, uma receita a repetir mais vezes em sua casa, acompanhada dos mais variados ingredientes. Não terá problemas a descobrir combinações de sabores que sejam do seu agrado e do da sua família!

Os cogumelos

Para além da elevada quantidade de proteínas, os cogumelos são ricos em vitaminas e minerais que contribuem para a manutenção do normal funcionamento do nosso corpo. Este alimento ajuda no controlo da diabetes e é conhecido por prevenir diversas doenças cardiovasculares, fortalecendo ao mesmo tempo o sistema imunitário e melhorando o funcionamento do intestino. São também conhecidos por ajudar a aliviar a ansiedade. graças às grandes quantidades de triptofano e de vitamina B5.

Para esta receita de cogumelos panados, pode usar qualquer variedade que encontre, ou até usar uma mistura de diferentes tipos de cogumelos. O importante é que estes estejam bem secos e limpos, para que a cobertura possa aderir de uma forma mais uniforme. Na receita, recomendamos-lhe que faça uma marinada, e que deixe os cogumelos nela durante pelo menos uma hora. No entanto, este passo é completamente opcional, apesar de dar mais sabor ao seu prato.

Panar os cogumelos

Para panar os cogumelos, deverá passá-los por ovo batido e depois por pão ralado, levando-os de seguida a fritar em óleo abundante. É claro que pode sempre dar um toque diferente aos cogumelos panados se adicionar alguns temperos diferentes ao seu ovo, ou ervas aromáticas ou queijo ralado ao seu pão. Também pode usar um pouco de alho em pó para realçar todos os sabores da melhor forma.

Pode adquirir pão ralado num supermercado da sua escolha, mas pode também aproveitar sobras de pão e de tostas que tenha por casa para fazer o seu próprio pão ralado. Desta forma, está a evitar o desperdício dos alimentos, dando-lhes uma nova vida sem que para isso precise de grandes complicações na cozinha.

Se prefere cozinhar os seus cogumelos de uma forma mais saudável, pode optar pelo forno, em alternativa ao óleo. Dessa forma, consegue um resultado mais “enxuto”, mas igualmente saboroso. Dez minutos no forno a 200ºC devem ser suficientes, mas vá controlando a cozedura e a formação da crosta exterior.

O que acompanha esta receita

Pode servir os seus cogumelos panados como um petisco ou entrada, juntamente com outros pratos, para criar uma receita mais farta e apelativa a todos. Procure fazer uma maior variedade de diferentes receitas, para o conseguir. Para isso, pode optar por receitas como esta, que requerem pouco trabalho e poucos minutos de preparação.

É claro que também pode servir os seus cogumelos como prato principal, especialmente se os acompanhar de outros ingredientes. Algumas boas opções são acompanhamentos como as batatas salteadas com chouriço ou os pimentos recheados com puré. Outra excelente opção para acompanhar os cogumelos panados são as saladas, como a salada de arroz colorida ou a salada de figos, rúcula e presunto.

Faça ainda hoje os seus cogumelos panados em sua casa e prepare-se para se maravilhar com o seu sabor delicioso e pela sua incrível textura crocante. Bom apetite!

Cogumelos panados

Um petisco saboroso e muito fácil de fazer
Preparação 2 mins
Cozedura 5 mins
Total 7 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 embalagem de cogumelos inteiros
  • 2 ovos
  • Qb de pão ralado, vinho branco, sal e pimenta

Preparação
 

  • Lave bem os cogumelos e seque-os. Tempere-os com sal e pimenta, cubra com um pouco de vinho branco e deixe marinar no mínimo uma hora.
  • Bata os ovos numa taça e coloque o pão ralado numa taça à parte. Passe cada cogumelo no ovo batido e depois no pão.
  • Leve a fritar em óleo quente até dourar. Deixe escorrer em papel absorvente antes de servir.

Dicas

  • Se quiser, pode colocar algumas ervas aromáticas no pão ralado, como orégãos.
  • Não precisa de usar muito vinho branco para fazer a marinada.
  • Se quiser saltar à frente o passo da marinada, pode fazê-lo, embora o resultado não vá ter tanto sabor dessa forma.
Artigo anteriorOvos verdes fáceis
Próximo artigoTiborna de tomate simples

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes