Como cortar cunhas de tomate perfeitas

Há uma dúzia de maneiras diferentes de cortar um tomate, mas o melhor método depende do uso a que o tomate se destina. As cunhas de tomate são ideais para saladas de todos os tipos – saladas de tomate, saladas verdes ou para comer simplesmente regadas com azeite e polvilhadas com sal. O objetivo de cortar os tomates em cunhas é manter intacta a geleia das sementes dos tomates depois de cortados.

Anatomia do tomate

Pensar na forma como um tomate cresce e aprender as suas partes facilitará muito o seu corte. Tudo isto para evitar que o tomate se desfaça no caminho para o seu destino final. Os tomates têm um núcleo carnudo que cresce a partir do caule. Este núcleo sustenta uma série de cavidades carnudas cheias de sementes e de uma suculenta geleia (por vezes designada por caviar de tomate).

Cortar o tomate ao meio, de cima para baixo, através do caule, permite-nos ver onde estão estas câmaras de sementes e como abri-las para as retirar ou como evitá-las.

A melhor faca para o trabalho

Alguns fabricantes de facas fabricam facas específicas para cortar tomates. A menos que esteja no negócio do tomate, não precisa de adicionar uma à sua coleção de facas. A melhor faca é uma faca pequena e serrilhada que pode facilmente cortar a pele do tomate. As facas para pão ou mesmo uma faca para bifes com dentes também podem fazer o trabalho. Uma faca muito afiada também serve para cortar tomates frescos.

Como cortar cunhas de tomate perfeitas

  1. Preparar o tomate: Lave o tomate e seque-o com um pano. Coloque o tomate com o caule virado para cima numa tábua de cortar e retire o caule e as folhas verdes.
  2. Corte o tomate ao meio: Com uma faca de serrilha, corte o tomate ao meio, de cima para baixo, atravessando o miolo.
  3. Tire o caroço do tomate: Retire o miolo de cada metade, fazendo um corte em “V” à volta do miolo.
  4. Corte em fatias: Coloque o tomate com o lado cortado para cima. Corte longitudinalmente em fatias.

As nossas receitas favoritas com tomate

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.