O funcho é um vegetal com muitas vantagens. É estaladiço e doce quando colocado cru numa salada, ou sedoso e saboroso quando assado. Mas antes de o comer, é preciso cortá-lo. Quando comprar este bolbo herbáceo, certifique-se de que escolhe um que tenha uma base pesada e camadas bem compactadas.
Comprar funcho
O funcho tem a sua época alta entre o final do outono e o início da primavera, embora possa ser encontrado durante todo o ano. Escolha bolbos que pareçam pesados para o seu tamanho e que tenham camadas bem compactadas. Os talos, se ainda estiverem ligados, devem ser firmes; não devem estar moles ou emborrachados. Evite bolbos com camadas exteriores muito soltas ou que pareçam pisados ou partidos no exterior.
O funcho é vendido tanto com os talos e as folhas ligados como sem eles. Recomendamos a compra com os talos ligados ou, pelo menos, com alguns dos talos ainda presentes; estes bolbos tendem a conservar-se melhor e durante mais tempo do que os que têm os talos totalmente retirados. Os talos e as folhas também são comestíveis. As folhas tenras e rendilhadas são fantásticas em saladas e os talos podem ser cortados em guisados ou utilizados para fazer caldo de legumes.
Conservar o funcho
Guarde o funcho inteiro na gaveta dos legumes ou embrulhado em plástico no seu frigorífico. A melhor forma de o utilizar é no prazo de uma semana, embora muitas vezes se conserve durante mais tempo. Basta retirar as camadas exteriores à medida que ficam murchas ou borrachudas.
Para guardar o funcho cortado ou raspado para mais tarde, mergulhe as fatias num pouco de água, tape e guarde no frigorífico até ser necessário.
Utilizar o funcho
O bolbo de funcho pode ser consumido cru ou cozinhado – ambos têm as suas vantagens! Quando cru, o funcho é estaladiço e doce; quando cozinhado, torna-se macio e sedoso. Cru ou cozinhado, o funcho tem um ligeiro sabor a alcaçuz ou anis – não tanto que se sobreponha a um prato, mas apenas o suficiente para acrescentar uma camada interessante de sabor aos pratos em que é utilizado.
Como cortar funcho
- Corte os talos do funcho. Se os talos ainda estiverem ligados ao bolbo de funcho, corte-os perto do local onde se ligam ao bolbo. Guarde os talos e as folhas do funcho para outra coisa – as folhas podem ser comidas cruas e os talos são ótimos para o caldo da sopa.
- Corte o bolbo ao meio. Apare um pouco do fundo do bolbo de funcho para tornar o fundo estável (e corte quaisquer pedaços de raiz duros). Depois, corte diretamente para baixo através da raiz do bolbo de funcho.
- Corte as metades em quartos. Mais uma vez, corte a direito através da raiz.
- Retire as camadas exteriores murchas. Se a camada exterior do bolbo de funcho estiver murcha ou emborrachada, retire-a e deite-a fora.
- Corte o funcho em cruz. Com o quarto ainda de lado, corte-o transversalmente para cortar o funcho em fatias. Comece na parte superior do bolbo e vá em direção à raiz. Corte as suas fatias grossas ou finas, de acordo com a sua receita. Repita o processo com os restantes bolbos.
- Raspe o funcho (opcional). Para obter fatias de funcho muito finas e raspadas, utilize uma mandolina. Coloque o quarto de funcho com o lado cortado virado para baixo contra a mandolina. Pressione para baixo com a proteção de segurança para fixar o bolbo e, em seguida, passe rapidamente o bolbo pela lâmina para o cortar em fatias finas. Ajuste a espessura conforme necessário.