Para muitos de nós, o salmão é tão apreciado à mesa que é algo a que recorremos frequentemente. Embora seja ótimo comprar salmão fresco na peixaria, nem sempre é a opção mais conveniente. O salmão congelado é uma óptima alternativa e, quando preparado da forma correcta, pode ter um sabor quase tão bom como o fresco. Dito isto, no entanto, terá de aprender a descongelar o salmão em casa utilizando o método mais seguro e mais fácil.
Como descongelar salmão: o método mais seguro
Existem algumas opções quando se trata de descongelar salmão – depende apenas de quanto tempo tem. A forma mais fácil e mais infalível de descongelar o salmão é deixá-lo descongelar lentamente no frigorífico durante a noite. Basta cortar uma abertura na embalagem congelada e transferi-la para o frigorífico (pode colocá-la sobre um prato forrado com papel absorvente para apanhar a condensação). Em cerca de 24 horas, deverá estar completamente descongelado e pronto a cozinhar.
A regra mais importante a seguir é manter o salmão fora da “zona de perigo” de temperatura (5°C a 60°C), onde as bactérias podem crescer rapidamente. O salmão pode correr o risco de entrar na zona de perigo se ficar à temperatura ambiente durante demasiado tempo, se entrar em contacto com água quente ou se descongelar demasiado depressa no micro-ondas.
Como descongelar salmão de forma rápida, mas segura
Se se esquecer de colocar o salmão no frigorífico durante a noite, mas o jantar ainda estiver a algumas horas de distância, a sua melhor opção é descongelá-lo em água fria, à semelhança do que acontece com o frango congelado. Para descongelar rapidamente o salmão, encha uma tigela grande com água fria, coloque o peixe num saco de plástico que possa voltar a ser fechado e mergulhe-o. Substitua a água por água fria fresca ao fim de 30 minutos. O salmão demorará cerca de uma hora a descongelar, dependendo do seu tamanho e espessura.
Como cozinhar salmão congelado
Aqui está um pequeno segredo: se não conseguir esperar uma hora para começar a preparar o jantar, pode cozinhar o salmão diretamente do congelador. É seguro fazê-lo porque está a contornar a zona de perigo de temperatura enquanto o cozinha.
Para cozinhar o salmão congelado em segurança, coloque os filetes de salmão congelados numa assadeira e cubra com papel de alumínio. Asse o salmão no forno a 220˚C durante quinze minutos para o cozinhar a vapor e reter a humidade à medida que descongela. Depois, retire a folha de alumínio e continue a assar durante cerca de oito minutos para evaporar qualquer excesso de humidade. Saberá que o salmão está cozinhado e seguro para comer quando atingir uma temperatura interna de 63°C.