A gelatina é um derivado animal que é utilizado para fixar líquidos doces ou salgados para criar uma geleia. Quando compra gelatina, pode encontrá-la em duas formas diferentes: folhas (ou lâminas) e pó.
Embora ambas as versões sejam feitas a partir de colagénio animal, têm de ser tratadas de forma diferente. Cada uma delas também criará um resultado ligeiramente diferente no prato, pelo que um tipo pode ser recomendado em detrimento do outro para determinadas receitas. Existem também alternativas à gelatina, que são perfeitas para dietas especiais que evitam produtos de origem animal.
Utilizações da gelatina
A maioria das pessoas está familiarizada com o uso de gelatina em sobremesas. No entanto, a gelatina também é incluída em receitas como sopas frias e moldes de peixe.
Embora a gelatina seja necessária para fazer certos doces e guloseimas deliciosas, ela desenvolveu um pouco de má reputação. Muito disto tem a ver com receitas antigas, que podem deixar um pouco a desejar na frente culinária. Isso é lamentável, considerando que é um ingrediente necessário em vários pratos populares.
Não há necessidade de deixar a gelatina de lado. A melhor ideia é aprender a usar cada forma e procurar receitas que sejam realmente deliciosas.
Gelatina em pó
A gelatina é criada quando o colagénio animal no tecido conjuntivo, na pele e nos ossos é aquecido lentamente até ser decomposto, criando uma substância gelatinosa. A gelatina em pó é produzida quando esta substância é seca e depois transforma-se em grãos individuais.
A consistência em pó permite que a gelatina se distribua facilmente pela mistura a que é adicionada.
Gelatina em folhas
Também chamada de lâminas de gelatina, é feita quando a gelatina é seca numa folha plana. Alguns consideram que a folha de gelatina é o agente de endurecimento melhor, uma vez que dá um endurecimento muito claro, limpo e sem sabor. Os cozinheiros também podem achar que é mais fácil de usar, uma vez que a medição é simplesmente contar as folhas em vez de pesar as quantidades de pó.
Utilização de pó vs. folhas
Não é de surpreender que, uma vez que estas duas formas de gelatina são bastante diferentes, existam diferentes técnicas para as utilizar nas receitas.
Para a gelatina em pó, adicione algumas colheres de sopa de água morna e mexa durante alguns minutos até a gelatina se dissolver. Certifique-se de que nunca ferve qualquer mistura de gelatina, pois esta perderá a sua qualidade espessante. Se estiver a adicionar açúcar à receita, misture-o com a gelatina em pó antes de a dissolver no líquido.
Para a gelatina em folhas, mergulhe as folhas em água fria durante cinco minutos para as amolecer. Em seguida, retire e esprema delicadamente as folhas para remover o excesso de água. Depois, derreta-as no micro-ondas por 15 segundos e junte-a à receita que está a fazer.
Alternativas vegetarianas e veganas
Uma vez que a gelatina é feita a partir de proteína animal (na maioria das vezes de porco), não é adequada para vegetarianos ou veganos. Existem alternativas vegetarianas à gelatina, incluindo o ágar-ágar, que é feito a partir de algas marinhas. É vendido em pó, em blocos sólidos ou em fios finos.
Também pode utilizar araruta, goma de guar, goma xantana, pectina e kudzu (uma planta asiática).