Uma das formas mais conhecidas de se aproveitarem tomates é fazendo molho destes, que pode ser usado na cozinha todo o ano. Mas se procura uma forma doce de aproveitar o excesso da horta, esta compota de tomate rápida que aqui lhe deixamos é ideal para si. Siga a receita e veja se gosta dos resultados!
Preparar compotas é uma excelente forma de conservar alimentos de estações específicas do ano, a fim de consumi-los por muitos meses. Isso sem falar que o sabor fica maravilhoso e as vitaminas dos alimentos são totalmente preservadas, o que as torna perfeitas para serem consumidas em qualquer época do ano.
Se ficou com água no boca e vontade de experimentar esta compota de tomate, apenas terá que seguir as indicações que lhe deixamos na receita abaixo e verá que, em muito pouco tempo, terá um doce saboroso. Poderá comê-lo ao pequeno-almoço, ao lanche, com sobremesas ou simplesmente quando lhe apetecer algo doce. Bom apetite!

Compota de tomate rápida
Ingredientes
- 1,5 kg tomate maduro
- 1 kg açúcar
- 1 colher de sopa canela em pó
- Casca de um limão pequeno
Instruções
- Retire a pele ao tomate e corte-o em pedaços.
- Num recipiente, junte o tomate, o açúcar, a canela em pó e a casca de limão. Triture ligeiramente o tomate e misture tudo.
- Leve tudo a uma panela, juntando-lhe os paus de canela. Ligue o fogão e deixe cozinhar em lume brando, durante uma hora, até fazer ponto de estrada.
- Retire a casca de limão.
- Verta o doce para um frasco, previamente esterilizado, tape-o e vire ao contrário para criar vácuo.
Notas
- Para retirar a pele ao tomate, pode fazer-lhes um golpe e deixá-los em água quente durante 5 minutos. A pele sairá facilmente depois desse tempo.
- Se quiser, pode retirar as sementes ao tomate, antes de fazer o doce.
- O ponto de estrada ocorre quando, ao passarmos uma colher no doce, este cria uma estrada que não volta logo ao sítio.
- Pode juntar um pouco de frutos secos picados aos eu doce, para lhe dar um toque ainda mais interessante.
0 Comments